Após três grandes filmes, a franquia Transformers tem uma fama negativa que todos os blockbusters trazem consigo: filmes feito para puro entretenimento. E não há como contestar isso. Porém, novamente temos mais um longa da série, o capítulo A Era da Extinção, uma espécie de continuação/reboot. Um filme incrível visualmente, contudo, o entretenimento é o seu ponto máximo.
Após a acirrada invasão em Chicago, e a batalha entre Autobots e Decepticons, a raça alienígena Transformers desapareceu do mapa. Além disso, a humanidade criou um programa de caça aos robôs, temendo que novamente houvesse um novo combate e custasse suas vidas, e assim, cortaram os laços, até com aqueles que os ajudaram. Cade Yeager - um mecânico metido a cientista - encontra um caminhão abandonado, não imaginando que o automóvel é na verdade o grandioso Optimus Prime, líder dos Autobots. Ao se dispôr a ajudar o Transformer - o que é crime - Cade acaba colocando a vida de sua filha Tessa em perigo e atraindo a atenção das autoridades americanas. Mas esse é o menor dos problemas que estão por vir...
Chega até ser clichê dizer que a franquia Transformers tem filmes onde o expectador tem que assistir sem muitas exigências, mas essa é a pura verdade. Afinal, o que esperar de um longa sobre robôs que se transformam em carros e ajudam humanos? Reclamar nessa altura do campeonato - oi, estamos já no quarto filme - é perda de tempo.
O que justifica esse novo capítulo da franquia? Lucro. Transformers, mesmo com todos os poréns, atrai um grande público. O novo longa já faturou $228,00 milhões, e é isso o que move filmes do tipo. Então, dentro de suas limitações, Transformers - A Era da Extinção é um filme superior aos seus anteriores - pelo menos para o 2º e 3º filmes. Visualmente, é épico, e os recursos tecnológicos atuais ajudam e muito a tornar toda a experiência mais realista possível. Michael Bay construiu sequências de tirarem o fôlego, impactantes e tensas, o que vale a diversão.
A jornada dos personagens vai de Estados Unidos à Ásia, permeada de combates entre os Transformers, explosões e destruições em massa. Quando o roteiro desacelera, vem um novo boom e novamente Cade está em correria e em perigo. O filme tem muitos picos de clímax, uma batalha atrás da outra, então já saiba o que encarar para não se cansar ainda na metade do longa.
Algo notável em A Era da Extinção, é a personalidade de Optimus Prime. Agora ele não está tão disposto a ajudar os humanos - e apenas o faz por causa de Cade. Optimus tem uma presença mais ameaçadora aqui, e parece guardar rancor, algo justificável, já que ele foi impiedosamente caçado e traído pelos humanos que ele jurou proteger.
No final das contas, Transformers - A Era da Extinção é um filme bom de se assistir, mas só por diversão. Sem nenhuma menção a trilogia anterior - apenas à invasão de Chicago - , seguimos em frente. E sim, há um ensejo para uma continuação, então um quinto filme vem ai - para o bem ou para o mal.
***
Ficha do Filme:
Título: Transformers - A Era da Extinção (Transformers - Age of Extinction #4)
Direção por: Michael Bay
Elenco: Mark Wahlberg, Nicola Peltz, Stanley Tucci, etc
Gênero: Ficção Científica, Ação
Nacionalidade: EUA, China
Duração: 2h46min
Lançamento: 17 de julho de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário