domingo, 9 de setembro de 2012

Resenha: Assassin's Creed - Irmandade de Oliver Bowden

Roma, outrora poderosa, jaz em ruínas. A cidade está impregnada de sofrimento e degradação, os seus cidadãos vivem sob a sombra da impiedosa família dos Bórgia. Apenas um homem poderá libertar o povo da tirania Bórgia: Ezio Auditore, o Mestre Assassino. A demanda de Ezio irá testá-lo até aos seus limites. César Bórgia, um homem mais malévolo e perigoso que o seu pai, o Papa, não descansará enquanto não tiver conquistado Itália. Nestes tempos tão traiçoeiros, a conspiração está por todo o lado, até no meio da própria Irmandade...

Após concluir Renascença - veja resenha aqui - quis logo saber o que a sequência, Irmandade, aguardava. No primeiro livro vemos a descoberta de Ezio Auditore de seu legado assassino. Na verdade, seu pai fazia parte do Credo dos Assassinos, uma organização que tem como o objetivo deter o plano dos Templários de dominas toda a raça humana. Após, no primeiro livro, a família de Ezio ser assassinado por esses inimigos, sobrando apenas sua mãe e irmã, seu tio Mário lhe mostra o caminho e lhe ensina a ser um verdadeiro Assassino. Ezio então promete se vingar de todos os que fizeram algum mal a sua família. Nos capítulos finais de Renascença, em numa luta épica contra Rodrigo Bórgia, o líder dos Templários, Ezio recebe uma missão de deter seus inimigos e não deixar que o Pedaço do Éden, a Maçã que tem poderes que vão além da capacidade humana, cair em mãos erradas. Ao ver Rodrigo agonizar no chão da Capela Sistina no Vaticano, Ezio desiste de dar o golpe mortal e se reúne com seus irmãos Assassinos. Logo descobre que Rodrigo Bórgia sobreviveu e fugiu, e agora voltou com poder sobre Roma e decide colocar seus planos para funcionar novamente.


O primeiro livro havia me impressionado mesmo não superando minhas expectativas. Mas em Irmandade, Bowden apresenta uma história superior e que nenhum leitor poderia imaginar. Aqui, Ezio vê em como suas escolhas vão pesar, tanto para ele mesmo, como para todos os Assassinos, e até mesmo, para a humanidade. Agora como líder da Irmandade, Ezio acumula mais responsabilidades do que já tinha, e terá que enfrentar seu inimigo até dentro da própria Irmandade.

"Enfrentando o cansaço, continuaram calvagando, rezando para chegar a tempo de deter o plano de Micheletto. Mas, apesar de toda pressa, o adversário tinha partido com grande vantagem sobre eles."
Página 350 

Neste segundo livro, o vilão Rodrigo Bórgia é posto de lado, e seus dois filhos são agora os inimigos máximos de Ezio Auditore. Cesare Bórgia, mais astuto que o pai e um exímio espadachim, tem uma ambição mais elevada que Rodrigo, e almeja ser o líder dos Templários e dominar toda a Itália. Quanto a irmã, Lucrécia Bórgia, uma serpente com a mesma personalidade do pai. Mas os perigos que Ezio terá que enfrentar não se limita apenas a esses dois. Um espião infiltrado na própria Irmandade está informando todos os passos dos Assassinos aos Bórgia, e La Volpe, o líder da Guilda dos Ladrões e Assassino, desconfia que seja Nicolau Maquiavel o traidor.

"- Só um momento, senhor.
 - O que foi?
 - Eu o seguirei.
 - Agora?
 - Sim, senhor. Meu camarada, Miguel, está morto."
Página 370 

Oliver Bowden enriqueceu sua narrativa e enredo, prendendo o leitor do início do livro até o desfecho. Este livro é divido em três partes. A primeira parte para mim vale como um livro só, mas como ainda faltava 80 páginas, eu sabia que muita coisa poderia acontecer nessas meras 80 páginas. E aconteceu! O autor soube dar um ar mais realista a Ezio, agora um homem de quarenta e poucos anos, e com deveres que pesam sobre seus braços.

"- Não, mas tenho certeza de que você irá concordar que é melhor confirmar toda informação que se recebe, ainda mais em tempos como esses."
Página 125 

E mencionando os personagens, Ezio não se vê mais como um Assassino, e sim, o Líder Assassino. Como já repeti na resenha, ele tem mais deveres acumulados. Cabe ao líder conhecer sua própria Irmandade, mas após saber que existe um espião entre eles, e que seu melhor amigo Assassino Maquiavel é um suspeito em potencial, Ezio precisa tomar alguma decisão.
Neste livro, Ezio Auditore tem um romance com o amor de sua vida, a Condessa de Forlì, Caterina Sforza. Ela, assim como Ezio, é uma guerreira e comanda um poderoso exército a favor dos Assassinos. Apesar de aparecer somente na primeira parte, fica evidente que Ezio nutre um grande amor por ela.

"- Temos de lidar com a situação real, meu bom Ezio, não com a situação que poderia ter sido. - Mario lhe deu uns tapas nas costas."
Página 41 

Sobre o desfecho da obra, pelo que vi na sinopse do terceiro livro, A Cruzada Secreta, Ezio deixará de ser protagonista, e quem toma a frente do livro será o Assassino Altaïr contra o líder dos Templários, Robert de Sablé. Vou procurar saber mais para entender a súbita troca de personagens...

"Ezio sorriu, em seguida voltando ao alojamento, onde atou a pistola e colocou a lâmina dupla no cinto."
Página  283

Recomendo Irmandade, mas pra quem já leu Renascença, é claro, rs. Esse segundo livro, ao meu ver, é superior ao primeiro, e o quesito "assassinato" se torna algo mais secundário, e a história por trás das guerras entre Assassinos e Templários toma a frente.

Ficha do Livro:

Livro 2 - Irmandade - Oliver Bowden
Título Nacional: Irmandade
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 392 páginas
Editora: Galera
Tradutor: Edmo Suassuna
Título Original: Brotherhood
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 528
Editora: Penguin Books




Sobre o Autor:

Foto -Anton Gill
Anton Gill começou a escrever profissionalmente em 1984 e nesse tempo publicou 35 livros. Gill nasceu em Ilford, Londres, filho de pai alemão e mãe inglesa, cresceu em Londres, foi educado na "Chigwell School" e no "Clare College", trabalhou no teatro, especialmente no "Royal Court Theatre" em Londres, no Conselho de Artes e na emissora de TV BBC antes de se tronar escritor. Ele escreveru uma variedade de artigos históricos, incluíndo três biografias. Seu trabalho inclui obras de ficção e não-ficção, mas seu escopo principal é a história européia contemporânea. Ele usa dois pseudônimos: Oliver Bowden e Ray Evans. Ele é casado com a atriz Marji Campi e divide seu tempo entre Londres e Paris.




Outros Livros da Série:

Livro 1 - Renascença - Oliver Bowden Livro 2 - Irmandade - Oliver Bowden Livro 3 - A Cruzada Secreta - Oliver Bowden
Ainda não lançados no Brasil:
Livro 4 - Revelations - Oliver Bowden Livro 5 - Forsaken - Oliver Bowden

Outras Capas:

  

6 comentários:

  1. Oi ..

    Adoro essa série, apesar de ter lido somente o primeiro volume.
    Sério que os assassinatos ficam em segundo plano nesse volume? Quero ler para ver como ficou, rs.

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito do primeiro, o problema foi que Ezio - mesmo sendo óbvio de um Assassino - mata alguém em cada capítulo, o que torna meio maçante a leitura. Mas em Irmandade a história é bem mais dinâmica, e sim, há os assassinatos, mas não é toda hora...

      Excluir
  2. Oie
    adoro a série de jogos, e o primeiro livro foi muito bom, porém, não fiquei animada para ler a continuação.
    Mas o terceiro livro quero ler por ser baseado na história do Altaïr, que é bem mais interessante.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, como "A Cruzada Secreta" trata de outra história, a do Altaïr, no caso, não tem problema em não ler Irmandade... tbem acho que o terceiro livro será bem melhor que os dois do Ezio! Acho que Altaïr é um personagem bem mais "maneiro", rs.

      Excluir
  3. Muita gente que curtiu o jogo chegou a me falar opiniões conflitantes sobre a série de livros, então ainda estou na dúvida. Como não sou nenhuma gamer, o jogo não me conquistou, mas os livros até me deixam curiosa. Se não fosse a eterna fila de leitura que não termina, eu leria com certeza

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Assassin'S Creed não é uma leitura "muito" recomendada pra quem não jogou os games da franquia de sucesso da Ubisoft... então, demore pra ler esse livro, você não vai perder muita coisa não.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...