segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Resenha: O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

Um clássico, adorado quase por todo o mundo, tem grande repercussão em todos os países e conquistou muitos corações através de suas páginas e de sua história, que apesar de ser simples, tem um toque que faz a obra se tornar maravilhosa e inexplicável seu sucesso através do tempo.

Eu gostei muito do livro, digo logo, mas serei sincero no decorrer desta resenha e falarei o que eu senti ao ler a obra, descreverei os pontos negativos que encontrei e também os positivos. O Pequeno Príncipe não chega a ser uma obra perfeita, por mais que tem grande sucesso, mas uma coisa eu admito, é uma história que tem que ser lida por todos...

Sinopse:

"Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrençade questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíves na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordaçoes.O reencontro,o homem-menino"
Com uma narrativa encantadora e simples - e bem simples - o autor nos transporta para uma história sem limites, como em uma conversa, e surrealmente nos conta a história de um Pequeno Príncipe que vive em cima de um asteróide e nele vive diversos momentos que leva ao leitor pensar e refletir sobre cada assunto determinado.

Logo o Pequeno Príncipe decide viajar pelo Universo e encontra outros asteróides, alguns grandes e outros pequenos, e encontra diversos personagens, e acho que essa é uma das minhas melhores partes do livro.
Logo na metade da obra o Pequeno Príncipe chega a Terra, e acho que é ai que a história começa a ficar mais interessante. E isso fica evidente pois durante o começo do livro, o autor cativa o leitor as páginas da obra, o que fica impossível largar o livro.

E é isso que vou falar primeiro. O autor tem uma narrativa que flui ao decorrer das letras, palavras, sílabas, frases, parágrafos, capítulos! De forma ágil ele faz com que a narrativa não se torne maçante, mesmo que alguns digam que é preciso ter paciência pra se ler O Pequeno Príncipe, e com um toque genial, a cada capítulo ou página virada, o leitor se vê envolvido com toda a história e eu vejo que isso é algo que hoje em dia é algo um tanto difícil nos livros atuais: Cativar o leitor! O Pequeno Príncipe simplesmente te ganha e quando você vê, já está quase no final da obra, de queixo caído por causa da experiencia da narrativa e reflexões que o autor deixa evidente nas entrelinhas.

E outro ponto positivo na obra é o próprio Pequeno Príncipe! Ele é inocente e com essa inocência ele ganha o leitor, pela sua curiosidade em querer saber das coisas, pela sua inteligência e pensamento nas coisas do mundo que chamam sua atenção, mesmo sendo ele uma criança! Antoine descreveu o Pequeno Príncipe com grande maestria, e através de suas próprias ilustrações - é o próprio autor que ilustra seu livro - temos um retrato fiel do Pequeno Príncipe, e vemos que toda a descrição do autor quanto ao personagem, bate com as figuras estampadas ao redor das páginas.

Outra coisa que gostei muito foi a diagramação do livro. Eu li a edição recente do livro, mas como já encontrei outras edições antigas, elas não tem muita diferença não. Aplaudo de pé o trabalho da Editora Agir, que fielmente se dedicou ao trabalho visual da obra, deixando uma atmosfera mais encantadora em volta do livro, e despertando mais atenção para os leitores que ainda não conhecem a obra.

Agora vamos aos pontos negativos, rs! Não encontrei muitos, mas sim, eles podem ser encontrados, mesmo que pareçam escondidos, visto por alto a obra. Como já disse antes, O Pequeno Príncipe não é um livro perfeito, e sim, um livro que vale a pena ler, qu conquistou gerações através de sua história maravilhosa. Não quero ser chato, mas sim, eu encontrei pequeninos pontos negativos.

O primeiro foi a narrativa. Você pode estar se perguntando como, pois eu disse que a narrativa flui e é super clara e simples. Mas acho que alguns leitores podem ter certas dificuldades com esse quesito. Como O Pequeno Príncipe é uma obra, digamos, voltadas para reflexões, ele usa muita liguagem figurativa, como comparações - pelo menos foi isso que eu entendi - que alguns leitores que talvez pegam o livro pra ler, com grandes expectativas, dão de cara com partes que quase chegam a não ser tão claras. O que eu quero dizer é que é preciso ler com calma o livro, ir por parte, pois já no primeiro capítulo temos já pensamentos do autor estampados nas entrelinhas diante de um dilema que envolve sua infãncia. E há também o problema da narrativa ser muito calma. Eu achei isso bom, mas para outros que forem ler a obra, talvez se cansarão logo de primeira, pois quando a história de O Pequeno Príncipe toma velocidade e se torna interessante, é em sua viagem para a Terra, o que demora algumas dezenas de páginas. Mas isso não significa que é para eprder as esperanças, pois como já falei, vale mesmo a pena ler esta maravilhosa obra.

E por fim, encerro esta resenha dizendo que O Pequeno Príncipe é um livro super bom e que por mais seja para alguns um livro complexo, cheio de pensamentos soltos por entre suas frases e capítulos, a história sobre um Pequeno Príncipe que mora sozinho em uma asteróide e decide viajar pelo Universo e chegar até a Terra, deve ser lido, pois como já falei, vale mesmo a pena...

FICHA DO LIVRO:

ISBN: 8522005230
Encadernação: Brochura
Dimensão: 22 x 15,5 cm
Ano de Lançamento: 2006
Número de páginas: 94
Editora: Agir

8 comentários:

  1. Me sinto muito envergonhada de nunca ter lido esse livro, mas sem breve irei comprar o meu exemplar, com certeza! Eu adoro livros que nos fazem pensar, ainda mais quando esses pensamentos se dão através de metáforas. Tem que ter muita imaginação e criatividade para fazer isso! :)

    Òtima resenha, uma das melhores que você já escreveu, na minha humilde opinião!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigado, nem precisava, rsrsrsrs. Bem, O Pequeno Príncipe é sim um livro maravilhoso, mas como disse na resenha, ele não chega a ser perfeito, mas é uma ótima leitura e uma valiosa obra. E sabe, eu tinha muita coisa para falar dele, mas assim a resenha iria ficar enorme, rsrsrs.

      Abraços,
      Joshua - Blog Pensamentos do Joshua

      Excluir
  2. Hmm, boa resenha pretendo ler esse livro em breve

    http://braunne.blogspot.com/

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Jéssyca eu amei esse livro e ele. Que foi o escolhido
      para ser o paradidático do meu colégio. Cheguei a conhecer o Antoine foi um dos melhores amigos amigos que pude ter

      Excluir
  3. Lhe já várias vezes.
    Muito bom
    Excelente 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, estou lendo esse livro e confesso que no começo achei meio tedioso mais agora quero ler sim pela sua resenha

    ResponderExcluir
  5. Cadê o ponto negativo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...