sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Resenha - O Mágico Desinventor de Marco Túlio Costa


Esse é um livro ancional e foi lançado há muitos anos atrás, se não me engano, nos anos de 90 e pouco. Meu pai me disse que já havia o lido quando era criança, então fiquei na curiosidade. Queria ler a obra, que por sinal, parecia ser muito boa.

Depois de um tempo encontrei o livro na biblioteca de minha escola e fiquei muito feliz. Comecei a ler, e a cada página virada ficava mais envolvido com a história fantástica! Mesmo que você, pelo título do livro, ahce que é uma história para criancinha, ao se "aventurar" pela obra literária, verá que isso não é uma verdade. Ao longo da resenha irei explicar tudo nos mínimos detalhes, rs.

Sinopse:

"Acontecimentos enigmáticos surpreendem uma turma de crianças, assim como todo o planeta. Televisão, rádio, carros e armas estão sumindo inexplicavelmente, dia após dia. Uma força muito poderosa quer mostrar algo a todos os seres humanos e o centro dessas mudanças é uma casa antiga em uma pracinha escondida na cidade. Quem poderia estar no controle dessa revolução? O que este ser tão influente quer indicar? Um grupo de meninos está disposto a descobrir… E essa descoberta pode mudar totalmente o futuro da humanidade. Neste livro divertido e ao mesmo tempo inteligente e sensível, são levantados os problemas que nosso planeta tem enfrentado. Poluição, desmatamento, extinção… Somente mudando o modo de pensar das pessoas no presente é que poderemos evitar uma terrível catástrofe no futuro – e quem melhor para liderar esta mudança do que as crianças?"


O livro se inicia com grande humor presente, já que essa é a marca do autor. Conhecemos então o Mágico dos Mágicos, cujo nome é gigantesco e engraçado, quase impossível de ser lembrado. Achoq ue é Rafilazabumdo, algo do tipo, rs. Enquanto o primeiro capítulo se desenrola, seu fiel companheiro, Planador, uma lebre com orelhas gigantescas que fazem o planar, os dois começam a conversar sobre o que está acontecendo no mundo. Rafi - o Mágico - triste pelo homem ter sido corrompido e se esquecido do verdadeiro significado da vida, decide então começar a desinventar as coisas. Desinventar as coisas? Você pode estar se perguntando, mas é isso mesmo. Rafi decide desinventar as coisas, sendo assim, os humanos iriam se acostumar a vida antiga, e talvez, as guerras iriam acabar, não haveria mais distinção do rico e do pobre, a fome iria acabar, e todas as calamidades possíveis terminar.

Esse é o ponto principal do livro que inicia a primeira parte do mesmo. Logo no segundo capítulo nos é apresentado um grupo de crianças, que vive se encontrando e brincando na pracinha central da cidade. E a pracinha é o único lugar da cidade que possuia algumas árvores e plantas. Liderados pelo menino Piloto-das-Coisas - nome esquisito né, mas isso que é o interessante na história. Todos tem nomes que não são comuns, um desses é Professor, outro inetgrante do grupo de crianças, rs. - Eles são os protagonistas da história, e também são eles que desvendam todo o mistério por trás do sumiço das coisas. Quando as TVs do mundo inetiro some, Piloto e seus amigos discutem sobre o que está acontecendo. Depois de outras coisas desaparecerem, Piloto conclui sua tese sobre o sumiço. E dá uma explicação de mestre! Depois de descubrirem onde fica o ponto central, de onde vem toda a "onda de energia de desinventação das coisas", o grupo parte em direção a casinha abandonada da praça. Quando entram lá, nem imaginam na aventura que estão iniciando.

Na segunda parte do livro, é ai que toda a história se intensifica. O grupo sem querer se divide no meio da casa e acabam caindo em dois mundos opostos, no futuro - quer dizer, num futuro possível, se a humanidade caminhar do jeito que estava. Piloto vai para o futuro onde uma guerra atômica destruiu toda a natureza e os humanos passaram por uma mutação para sobreviverem ao ar rarefieto e as condições precárias de vida. O resto do grupo foi para um futuro onde os rôbos dominam os humanos, por causa da inveção de tanta tecnologia, que acabou saindo de controle, e uma inversão de valores foi criada.

Não irei contar mais, senão vou contar o livro todo. O que tenho a dizer é que a obra é fantástica. Acho que devia ser conhecida por todos! É uma grande pérola nacional, que digamos, deveria ter grande destaque! Sobre o autor, ele soube criar um mundo fantástico, mesmo com um toque infantil, já que se destina a um público, mas também com um toque adulto, já que o tema do livro é algo que deve pensar mesmo. Na minha opinião qualquer um pode ler este livro, pois mesmo que seja destinado ao público infantil, ele também ensina os adultos e jovens. E a mensagem final do livro é simplesmente maravilhosa. Seu final é ótimo, em uma conclusão que nos deixa de boca aberta. E vemos então que devemos mudar, antes que seja tarde demais.

O livro é maravilhoso, e por isso recomendo!

FICHA DO LIVRO:

EDITORA: Record
AUTOR: Marco Túlio Costa
TÍTULO: O Mágico Desinventor
PÁGINAS: 192
ISBN: 850101835X
GÊNERO: Literatura Infanto-Juvenil
ACABAMENTO: Brochura

2 comentários:

  1. AMEI essa resenha! Não estou nem aí se o livro tem uma linguagem infantil ou se ele é curtinho demais... vou ler e pronto! *-*
    A história parece ser SUPER original, e fiquei feliz de saber que é um livro nacional :3

    Ótima dica ^^

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei...muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reversoescrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em
    cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de
    forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar
    verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da
    livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...