sábado, 17 de dezembro de 2011

Resenha - Na Terra dos Gorilas de Rogério Andrade Barbosa


Sabe quando você está sem nenhum livro pra ler? E quando você procura um, parece que não vai encontrar de jeito nenhum? Era isso que eu estava passando alguns dias atrás. Fui na biblioteca da minha escola, e procurei por um livro. Procurei... procurei... procurei de novo... e o resultado era nada!

Já estava desistindo quando achei em em uma prateleira um livro fino, de umas 100 páginas, com o título gigante que dizia: NA TERRA DOS GORILAS.

Opa! Fiquei super-animado com o nome do livro e fui lendo a sinopse, corrido, indo em direção a minha professora que estava responsável pela sala de leitura. Após cadastrar meu nome como ter pego o livro, sai da escola e fui para casa.

Almocei rapidamente, tomei um banho, escovei os dentes, vi um pouco a televisão e olhei para o livro. Pensei: Tá na hora de ler. Progamei que eu acabaria aquele livro ainda naquele dia, e o entregaria no próximo e pegaria outro. Estava tudo indo bem quando comecei a ler o primeiro capítulo, e foi ai que eu me decepcionei um pouco. E no decorrer desta resenha, irei explicar. Antes, leiam a sinopse do livro...

"Helena ganha um prêmio da ONU e visita a África juntamente com um grupo de jovens de outros países. Chegando lá, enfrenta problemas que envolvem questões sociais e ecológicas da região. Vive fortes emoções entre estranhos costumes tribais, guerrilhas de fronteira e pigmeus caçadores antes de encontrar o amor."

A história começa monótona, como em todo livro, e vai tendo seu ritmo aos poucos. Só que em Na Terra dos Gorilas, esse "ritmo" não veio de jeito nenhum. Bem, eu ainda no terceiro capítulo em diante achava que o autor apenas desenvolvia a história, mas eu estava vendo que o final do livro estava se aproximando e nada de um ponto na história que fizesse encantar o leitor e o cativa-lo na narrativa.

Fui desanimando aos poucos vendo que a história não iria progredir. Tenho que admitir, a idéia do livro é boa, mas o autor não soube desenvolver. Ele poderia ter moldado de um modo que ficasse algo fantástico e que pelo menos tivesse um pouco mais de aventura, ação e tal. Acho que Rogério limitou-se muito, criando uma história sem muitos pontos de reviravolta e cativação do leitor.

Outro ponto que não gostei foi a personagem principal. Ela tem algo que não gostei. Mesmo que o autor do livro "force" afim de que Helena seja uma protagonista marcante, ele não conseguiu, e por querer "forçar", perdeu pontos comigo.

Outra coisa foi a história do livro. Helena apenas fez uma resenha de um documentário, enviando-o para um concursso. Ganhou algumas  coisas e tal, só que em um belo dia recebe uma carta da ONU, dizendo que ela recebe um prêmio de quase meio milhão de dólares, e que ela terá que recebe-lo na Europa, e logo depois irá conhecer a África e os tais gorilas do documentário. Gente, acho que essa história está bastante surreal para ser verdade. Mesmo que alguns digam que pode ser verdade, no livro o autor colocou tudo isso num "vapt, vupt", algo da noite para o dia. Isso fez com que o leitor não entendesse muito o que estava se passando, pois logo no próximo capítulo, Helena está na Europa, e logo em seguida na África.

E vem o final da história. Digamos que eu não gostei muito, por causa do início e meio do livro, o que resulta num final sem nexo. Mas até que foi um tanto legal. SOMENTE no final do livro que o autor coloca suas cartas na mesa e nos brinda com um tiquinho de aventura. Admito que torci para que a protagonista salvasse sua pele, e descobri que ela nem é tão chatinha e "forçada".

E quanto aos outros personagens, sinceramente não gostei muito. Mas não vou entrar em muitos detalhes. Recomendo pra quem não tiver nada pra ler, ou no final de uma tarde de chuva. O livro, em geral, se torna monótono, mas em alguns pontos ele até que é bom. Na verdade, Na Terra dos Gorilas nos transmite um pouco da história da África em seus últimos capítulos. Chega até se tornar chocante.

FICHA DO LIVRO:

Editora: Melhoramentos
Autor: ROGERIO ANDRADE BARBOSA
ISBN: 8506016312
Origem: Nacional
Número de páginas: 96
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...