domingo, 18 de dezembro de 2011

Críticas de Filmes: Superman - O Retorno

Esse filme já foi lançado há um tempinho atrás, mas como na televisão ele passou novamente, decidi assistir só para passar o tempo. O filme, como diz o título, é sobre o famoso herói dos quadrinhos Superman, também conhecido como o jornalista Clark Kent. Ele não é da Terra, e sim de Kriptos, só que em alguns fatos ele acabou vindo parar em nosso planeta, sendo adotado por um casal de fazendeiros. Clark foi crescendo então e descobrindo os poderes que possuía, até que decidiu usa-los para o bem e salvar a Terra.

Só que toda história em quadrinhos tem um vilão, e o arqui-inimigo do Superman é Lex Luthor. Na HQ, Lex tenta, a todo custo, derrubar o Superman e acabar com ele de uma vez, para pôr em prática seu plano maligno, que qualquer vilão tem: dominar, digamos, o mundo!

Bem, essa é a história dos quadrinhos do Superman - no português, Super-homem. - e todos já devem conhecer. Só que Superman - O Retorno é uma continuação da franquia de filmes anteriores a ele. Leiam a sinopse:

"Após alguns anos de um misterioso desaparecimento, Superman (Brandon Routh) retorna ao planeta Terra. Porém a situação em Metrópolis está bastante mudada desde que o Homem de Aço deixou o planeta, pois a cidade se acostumou a viver sem ele. Além disto Lois Lane (Kate Bosworth), sua grande paixão, seguiu sua vida após o sumiço do herói. Ao mesmo tempo em que precisa se adaptar à nova realidade, Superman precisa enfrentar um antigo inimigo, que planeja um meio de acabar com ele de uma vez por todas."



O filme começa bem simples e tem seus acontecimentos desenrolados logo de primeira. O filme logo nos surpreende numa das primeiras cenas do filme, em que Superman salva um avião onde Lois Lane estava, entrevistando sobre uma missão ao espaço. Você pode achar que esse filme é um máximo, mas logo no meio do filme você percebe que teve uma grande decepção. Vou até listar pontos negativos no roteio do filme e do trabalho do diretor - Bryan Singer


1 - Elenco mau escolhido.

Começando pela escolha de personagens. Achei péssima! E quem não achou? Admito que Brandon Routh como Superman não ficou nada legal. Acho que ele ficou muito sem graça em seu papel e não soube atuar. A única parte que ele soube inetrpretar direito foi quando estava em seu disfarce de Clark Kent. E só. Acho que chega até ser uma vergonha isso, pois o diretor - Bryan Singer - poderia ter revisto esse quesito e ter escolhido melhor quem interpretaria o Super-homem. E outro personagem que eu não gostei foi a atriz que interpretou Lois Lane. Eu achava a jornalista Lois tinha mais personalidade, e não como Kate Bosworth atuou. Acho que ela não soube interpretar a personagem, de um modo que você falasse: "Poxa, essa atriz lembra mesmo a Lois...". Bem, mesmo que você diga que estou forçando muito, não estou. É algo que tem que ser admitido: Superman - O Retorno não teve pontos no quesito elenco.


2 - Efeitos especiais e cenas de ação no filme enganam os expectadores.

Outro ponto negativo em Superman - O Retorno é que o diretor do filme e toda sua equipe de trabalho quiseram muito enfeitar o pavão, demonstrando cenas de ação e efeitos especiais de tirarem o fôlego. Só que tudo isso ainda não consegue cobrir a grande mancada que eles deram na escolha de personagens e na montagem da história em si. Muitos críticos elogiaram os efeitos especiais do filme, mas todos chegam a admitir que o diretor e sua equipe não conseguiram conduzir a história de forma que ela agradasse os expectadores.


3 - O enredo do filme chega a não agradar à muitos.

E por último, a história do filme não agrada à muitos. Por se tratar de uma continuação, o diretor Bryan tentou reconstruir toda uma história a partir de alguns fatos, mas outros ele acabou esquecendo. E até mesmo, algumas "leis" da própria HQ. Você pode observar alguma dessas coisas no decorrer das cenas do filme. Não vou entrar em detalhes, pois não é preciso.


Então, Superman - O Retorno não agrada quase em nenhum aspecto. Só sei que muitos não gostaram, e que não haverá uma continuação desta franquia a partir desse filme. Há algumas notícias de que um novo filme está sendo produzido, e que seguirá uma história fiel às HQs. Ouvi falar que terá o título de "O Homem de Aço". Dados como esse ainda não foram confirmados.

2 comentários:

  1. Eu assisti esse filme, mas não de forma crítica. Agora que você falou, percebi.

    A propósito, parece que haverá Sherlock Holmes 3 :D (não é certeza ainda. Mas os diretores estão cogitando)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Antes, quando vi esta versão do Superman nem assisti de forma crítica, mas quando revi, achei monte de erros que não devemos passar despercebido.

      Sobre o Sherlock 3, valeu pela informação. Vou procurar aqui na net mais notícias em questão.

      Abraços,
      Joshua

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...