sábado, 10 de janeiro de 2015

Sobre Séries - Marco Polo


Não é de hoje que séries e filmes com teor histórico vem fazendo sucesso e se tornam verdadeiras sensações entre os telespectadores, como Spartacus, Vikings, Reign, Da Vinci's Demons, e até mesmo aquelas que se utilizam da fantasia, como Game of Thrones. E não é diferente com Marco Polo, estrelado pelo ator italiano, Lorenzo Richelmy, que dá vida ao personagem-título. Disponível através do sistema de streaming Netflix, e primeira série épica produzida pela própria, Marco Polo se garante e se estabelece como uma das novas revelações do gênero.

Foto Lorenzo Richelmy


A história se centra no jovem Marco Polo (Lorenzo Richelmy), que se aventura junto com seu pai Niccolò (Pierfrancesco Favino) e o tio Matteo (Corrado Invernizzi) pela Rota da Seda, e assim chegando a corte mongol do imperador Kublai Khan (Benedict Wong). Deixado lá como consequência de uma negociação, Marco se vê sozinho em um desconhecido mundo oriental, cheio de conspirações, intrigas e jogos de poder, e principalmente, a iminência de uma guerra.

Foto Benedict Wong

Com 10 episódios com duração em torno de 50 minutos cada, Marco Polo bebe das fontes históricas de tal figura, que foi mercador, embaixador e explorador. Mesmo com a adaptação, para o roteiro se tornar um épico de peso, existe uma fidelidade a história original, que tanto é possível notar os costumes das culturas apresentadas e suas tradições, já que a série nos mostra a visão do núcleo mongol, onde Polo se encontra, e do chinês, dominado pela figura antagonista de Jia Sidao (Chin Han). E é nesses dois extremos que o jogo de poder maior se define, além das próprias conspirações internas nas duas potências.

Foto Chin Han

Com um custo de produção beirando os US$90 milhões de dólares, Marco Polo é rico em sua caracterização e ambientação, e principalmente, no figurino, já que os povos daquela região eram bem exóticos. Fora os cenários bem elaborados, mostrando como era a arquitetura da época.

Foto Joan Chen, Olivia Cheng (II)

Quanto ao personagem de Marco Polo, jovem, inexperiente, e completamente inocente, é interessante acompanhar sua evolução forçada pelas circunstâncias em que se encontra, afinal, ele é o único latino entre os orientais ali, o que já gera um preconceito quanto à sua imagem. Mesmo não podendo confiar em ninguém, e tendo que aprender as leis que regem o lugar sozinho, o imperador Kublai tem certo afeto por ele, e o mantém em sua corte, fornecendo aulas instrutivas no estudo de espadas, arquearia, cavalaria, e tudo mais. Mas o que o Khan enxerga é a perspicácia de Polo e sua inteligência e dom de observação, já que Marco consegue narrar e descrever de modo rico e intrínseco o que vê - uma característica real da figura histórica.

Foto Lorenzo Richelmy

Mesmo Polo sendo um personagem interessante, demora-se alguns episódios até que ele assuma o papel de protagonista e faça jus ao nome da série, mas isso não é problema, porque isso pode ser consequência da sua introdução ao novo mundo.

Foto Benedict Wong, Lorenzo Richelmy

A série possui um elenco e personagens incríveis, em sua maioria, orientais, e cada um tem sua parcela de importância e destaque, o que dá dinâmica ao seriado que possui uma linguagem mais lenta. Personagens como Hundred Eyes (Tom Wu), Mei Lin (Olivia Cheng) e Sidao, não só dão um show na atuação, mas vivem as cenas de ação que impactam o telespectador.

Foto Olivia Cheng (II)

Os combates são no melhor estilo dos filmes de Bruce Lee e das técnicas do kung fu, estão espere por uma bateria de lutas coreografadas e brigas intensas. Hundred Eyes, o instrutor cego de Marco Polo, além de seus comentários filosóficos, é um mito na série, então guarde esse nome: ele detém os melhores momentos.

Foto Lorenzo Richelmy, Zhu Zhu

Porém a série não só é feita de combates, intrigas, e tudo mais. Há momentos de sensualidade e cenas apelativas para o erotismo, mas nada muito abusivo e que tome grande espaço, o que vem a ser um ponto positivo, pois a história tem muito mais lugar para ser trabalhada.

Foto Lorenzo Richelmy, Pierfrancesco Favino

Em suma, Marco Polo é uma ótima série, que nos apresenta a saga de uma figura histórica - e nos deixa na vontade de correr pra procurar sobre ela - e mesmo sendo uma temporada apenas de introdução, e por isso, com um ritmo mais lento, garantiu cenas incríveis e promete ser ainda mais sensacional em sua segunda temporada, já renovada. Os pontos abertos deixado pela season finale nos deixa com mil perguntas na cabeça, e já dá pra ter uma ideia do que nos aguarda. Assistam!

Foto

***

Ficha da Série:


Título: Marco Polo
Criador por: John Fusco
Elenco: Lorenzo Richelmy, Benedict Wong, Olivia Cheng, Chin Han etc
Produção: Netflix
Lançamento: 2014
Gênero: Drama, Ficção, Histórico
Temporada: 1ª
Episódios: 10
Duração: 50mins





Lista de Episódios:

1º - The Wayfarer (Os Viajantes)
2º - The Wolf and the Deer (O Lobo e o Veado)
3º - Feast (Banquete)
4º - The Fourth Step (O Quarto Passo)
5º - Hashshashin (Hashshashin, a Ordem dos Assassinos)
6º - White Moon (Lua Branca)
7º - The Scholar's Pen (O Estudioso)
8º - Rendering (A Rendição)
9º - Prisoners (Prisioneiros)
10º - The Heavenly and Primal (Celeste e Primal)

3 comentários:

  1. oie Joshua
    eu ainda não conhecia a série, mas você me convenceu. Amo séries épicas, e esta parece ser muito bem trabalhada.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Não queria iniciar uma nova série, por isso até hoje ainda não assisti, mas tenho muito interesse em "Marco Polo". Se for ao menos tão interessante quanto Da Vinci's Demons, por exemplo, já vou ficar muito satisfeito.
    Pelo que você falou, existem diversos elementos que facilmente me agradariam, em especial esse conhecimento de "um novo mundo". Vou notar a dica e espero apreciar quando tiver a chance de assistir.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou terminando a 2ª temp. de House of Cards e talveeeeeez eu comece Breaking Bad - tenho medo de começar uma série e para de viver só pra ver mais um episódio. Ainda to considerando ver tb Vikings, mas Marco Polo também entrou na lista de opções agora =D

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...