Enfim, chegou aos cinemas, a adaptação da distopia Divergente, da talentosa Veronica Roth! Vocês não tem noção de quanta expectativa estava sendo acumulada quanto ao filme, e até um certo medo de se o longa seria fiel às páginas, ou também se iria flopar como muitas outras sagas vinham, infelizmente, sofrendo. Mas Divergente fez bonito na bilheteria, e sinceramente, também em seu roteiro.
Eu já acreditava bastante no filme e que ele daria em uma boa adaptação, mas sabe, era impossível conseguir prever os sentimentos que eu vivi enquanto Divergente passava. Sou suspeito em falar porque eu já sou fã, e amo, amo mesmo toda a saga, mas o filme conseguiu alcançar minhas expectativas, e eu vi tudo o que li no livro ali. É claro que houve mudanças, cortes de cenas, modificações das sequências... mas no final deram tudo no mesmo caminho, e isso foi uma das coisas que me deixou bem feliz.
Para os não-leitores, Neil Burger apresenta a trama de modo acessível, então não pense que vá ficar perdido na história. Começamos o filme com a narração de Beatrice Prior(Shailene Woodley), e sua explicação sobre a atual situação que passa Chicago, a cidade onde se passa tudo, sobre o sistema de facções, onde a sociedade se divide em 5 grupos - Audácia, Erudição, Amizade, Franqueza e Abnegação - onde Beatrice pertence a essa última. Aos 16 anos, há o Teste de Aptidão que irá mostrar qual facção o indivíduo pertence, e chegou a vez dela.
É engraçado como a história flui, e as cenas se passam rapidamente, enquanto o expectador quer mais. Posso dizer que, ao assistir o filme, temos a sensação de estarmos numa montanha-russa, enquanto acompanhamos a protagonista passar por situações de puro delírio - pular de um trem em movimento, saltar de um prédio, subir uma roda-gigante, se lançar em uma tirolesa que corta a cidade... - Foi tudo como eu imaginei! Há uma dosagem entre essas cenas de ação com a carga de drama que Tris leva consigo, porque tudo o que ela está vivenciando é novo, principalmente sobre sua Divergência.
O cenário urbano de Divergente combina muito com todo o resto, além de termos sempre um vislumbre meio desolado de Chicago e suas construções semi-destruídas. A ambientação ficou ótima, e os cenários não deixam a desejar. Alguns até surpreendem, como a Cerca, que envolve toda a cidade e defende os habitantes de um mistério (que só será revelado nos próximos filmes...).
Mas o que mais é digno de elogios, são as atuações. Shailene Woodley provou-se ser uma Tris ideal, e por mais que tenham ainda pessoas torcendo o nariz para ela, é inegável que sua atuação dá um brilho maior para o filme. Houve cenas - principalmente as finais - que você pode sentir a emoção, e perceber que Woodley se entrega ao papel totalmente. Eu realmente fiquei surpreso em como ela soube construir um papel tão complexo como a de sua personagem, e a trazer para o filme.
Theo James, que vive Quatro, foi duramente criticado ao tomar lugar desse personagem, mas assim como Shailene, depois de assistir o filme, fica difícil achar que outro ator poderia dar vida ao interesse romântico de Tris e que tem uma ligação muito forte e bonita com a protagonista. Além disso, Shailene e Theo possuem uma química visível, e podemos dizer que FourTris foi bem representado!
A experiente Kate Winslet, um nome de peso no elenco, vive Jeanine Matthews, líder da Erudição e antagonista na trama. Kate ficou excelente no papel de vilã, e conseguiu passar todo aquele convencimento e inteligência que sua personagem possui. Além disso, todo o elenco ficou ótimo!
Eu não tenho palavras para descrever o quanto Divergente me surpreendeu, e que me mostrou que a espera valeu a pena em todos os sentidos! Pode ser um filme direcionado ao público jovem, e que muita gente vai enxergar com um olhar torto, mas a trama fala muito mais! E eu já estou ansioso para Insurgente, continuação que só sai ano que vem.
Assistam, apenas.
***
Ficha do Filme:
Título: Divergente (Divergent #1)
Direção por: Neil Burger
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, etc.
Gênero: Ficção, Ação, Romance, Distopia
Nacionalidade: EUA
Lançamento: 17 de abril de 2014 (Brasil)
Duração: 2h19min
oie Joshua
ResponderExcluiruau, eu não esperava que a adaptação tivesse ficado tão boa e fiel. Não vejo a hora de assistir. P.S: fui uma das que torceu a cara pro Teo, mas espero que a atuação dele compense.
bjos
www.mybooklit.com
Eu amei o filme! Acho que Divergente tem um ótimo argumento, mas Veronica Roth ainda era muito inexperiente quando escreveu o primeiro livro. Assistir à história sob a visão de um bom diretor me fez gostar mais ainda da ideia, achei o filme um sucesso!
ResponderExcluirOie! :)
ResponderExcluirEu tbm me surpreendi com a adaptação...vc disse ser suspeito para falar pq é fã da série, eu acho que são os mais difíceis de agradar, pq sempre se olha com um olhar mais crítico para saber se ficou aos pés do livro. Eu gostei das atuações também, apesar de achar de a química entre os protagonistas não foi tããão grande assim! XD
A Kate ficou ótima no papel...não conseguiria imaginar alguém tão FDP como ela, hahaha.
Beijos,
Lygia - Brincando com Livros
Oie! :)
ResponderExcluirEu tbm me surpreendi com a adaptação...vc disse ser suspeito para falar pq é fã da série, eu acho que são os mais difíceis de agradar, pq sempre se olha com um olhar mais crítico para saber se ficou aos pés do livro. Eu gostei das atuações também, apesar de achar de a química entre os protagonistas não foi tããão grande assim! XD
A Kate ficou ótima no papel...não conseguiria imaginar alguém tão FDP como ela, hahaha.
Beijos,
Lygia - Brincando com Livros
Eu assisti esse final de semana, e até fiz uma resenha no meu blog.
ResponderExcluirAntes de sair o filme eu não sabia nada sobre os livros, e o filme foi a minha primeira experiência com essa história. Gostei por que o filme ficou coerente, e apresentou a personagem, o mundo, de uma forma que quem não conhecia nada pôde acompanhar tranquilamente.
Thiago - GentleGeek