Sucesso no mundo dos quadrinhos, a adaptação para a TV se tornou uma febre mundial, o que fica visível com a grande ansiosidade do público para a premiere da 4ª temporada de The Walking Dead. Quem ama zumbis, ama TWD, mas é preciso ter estômago forte para aguentar a série haha! E o primeiro episódio desta nova temporada - que promete! - traz de volta a essência do seriado: zumbis!
Após o término da 3ª temporada - com um season finale nada empolgante... -, com a morte de muitos personagens - que divergia bastante do caminho seguido nas HQs - os fãs ficaram apreensivos, até mesmo porque, qual rumo seria tomado, qual arco dos quadrinhos seria focado... Rick Grimes e cia., além de um grande grupo de sobreviventes estão ainda na prisão, e após o desastre em Woodbury, a fuga do Governador, podemos dizer que finalmente os personagens encontraram um lar, um momento de calmaria. Mas será que durará por muito tempo? As expectativas são grandes, e foi assim que 30 Days Without an Accident estreou nos EUA, neste domingo(13/10/2013), e oficialmente chegará ao Brasil nesta terça(15/10/2013). Eu já assisti, e vou fazer uma breve resumo sobre o que aconteceu no episódio.
O episódio começa mostrando o cotidiano do grupo de sobreviventes na prisão, cercada, e que se tornou o refúgio contra os walkers neste período. Nota-se que houve melhorias em vários aspectos, como o cultivo de alimentos, porcos - bacon! - armadilhas contra zumbis, cercas reforçadas... E não só do lado exterior, mas como também com os próprios sobreviventes. Há uma escolinha para as crianças, e até um preparo para a vida fora das cercas. Mas é óbvio que já fica no ar a observação de que há muitos walkers sobre as cercas, forçando a entrada...
Nisso, temos uma equipe de sobreviventes que saem da prisão em busca de novos suprimentos, armados até os dentes, com tudo programado, cautelosos e preparados. Voltamos a encontrar Daryl Dixon(Norman Reedus), Michonne(Danai Gurira), Glenn(Steven Yeun), entre outros personagens novos, que servem para reforçar o elenco. O grupo então sai da prisão e viajam até um supermercado em busca de mantimentos. Nenhum zumbi à vista... mas o que eles não sabem é que a maioria dos walkers estão no terraço do estabelecimento, e que há qualquer momento poderá desabar.
Enquanto isso, temos Rick Grimes, o ex-xerife e que agora possui o fardo nas costas de liderar um grande grupo de sobreviventes. Desde a morte de sua esposa, Lori, ele tem que cuidar do seu filho que cresce precocemente, Carl, e agora de sua neném, Judith, mesmo que agora ele esteja recuperado de suas alucinações - que tomou boa parte da 3ª temporada. - e esteja realmente de volta. Mas quando ele encontra na floresta uma estranha sobrevivente chamada Clara, em busca de comida, ele decide segui-la até o seu pequeno acampamento para salvar o seu marido. O que ele não esperava era que ao chegar lá Clara - que de tão suja e magra parece uma walker - fracassa em uma tentativa de matá-lo, e quando ela pede para levar o seu marido para a prisão - uma cabeça zumbi!!! - Rick nega e Clara se suicida. É uma cena chocante, mas nos dá uma visão sobre como outros sobreviventes estão encarando os zumbis...
Em outro extremo, temos Carl Grimes(Chandler Riggs), que agora tem como amigo Greg Patrick o amigo do carinha que mora logo ali(Vincent Martella). Apesar de não serem o foco do episódio, Patrick passa mal boa parte do tempo, o que não é um bom presságio...
Voltando à equipe no supermercado, após um dos sobreviventes - um novo personagem - resistir a tentação de pegar uma garrafa de bebida, ao recolocá-la na estante, esta mesma cede e cai em cima dele, o barulho alarmando os zumbis no teto e fazendo com que eles se agrupem. De repente o teto cede e os zumbis começam a - literalmente! - choverem no estabelecimento, alguns estourando no chão, outros caindo em cima de pilhas de comida e correndo para devorar os sobreviventes, e alguns walkers chegando a ficar suspendidos por suas próprias tripas no teto... foi a melhor cena do episódio, e além de emocionante, foi tensa. Percebe-se também que a qualidade da maquiagem dos zumbis está superior à das temporadas anteriores, com um tom bem mais realístico. Simplesmente, um show! Mas além de ser uma cena muito bem feita, um dos sobreviventes acaba tendo o azar de ser devorado por um zumbi, um personagem novo e que não teve tempo suficiente para conquistar o público, infelizmente.
O episódio, digamos, foi até calmo, foi mais para situar o telespectador no que está acontecendo na prisão, como está andando as coisas, mas deixa bem claro que os dias de paz estão contados. O mal estar de Greg Patrick o deixa com insônia durante a noite. O amigo do carinha que mora logo ali Patrick se levanta durante a madrugada e vai até os banheiros para se refrescar, vomitando e tudo mais... então simplesmente ele desaba no chão enquanto a água escorre aos poucos. O episódio termina em um close em seu rosto, mostrando que Patrick se transformou em um zumbi. Eu não esperava por isso, eu até achava que iriam levar o personagem por mais alguns episódios, e sua morte precoce me chocou. Bem, na minha opinião poderia ser um ator figurante à morrer no lugar, mas...
Agora as perguntas que ficam no ar após esse cliffhanger: há uma nova variante do vírus zumbi, que inclusive, matou um dos porcos - bacon! - contaminando assim o alimento dos sobreviventes na prisão, e assim, infectando à todos. Ou melhor, não é nada disso. Patrick morreu por uma doença qualquer, e como já se sabe, quem morre se transforma em zumbi... E além disso, há o problema dos zumbis em grande quantidade contra as cercas da prisão... pelas promos desta temporada, parece que a cerca não vai resistir por muito tempo.
v
Em suma, foi um retorno espetacular para The Walking Dead. Como eu já disse, resgatou a essência da história, os zumbis, e soube muito bem explicar como vai a vida na prisão, mesmo com seus dias contados. Eu espero que essa temporada se mantenha em um bom nível e que não perca o fio da meada da metade pro final. Acho que agora dá pra declarar que os zumbis estão realmente de volta!
Abri essa postagem logo que você publicou, mas quando vi do que se tratava, deixei para ler após assistir.
ResponderExcluirDeixando as explicações de lado, a volta realmente surpreendeu, em todos os aspectos. Ou melhor, quase todos. Já explico... Até gostava das cenas com o Governador, mas na maioria das vezes perdia a essência da série, como você bem citou. Acho que isso prejudicou alguns episódios da temporada anterior, ainda que não dê para dizer que isso tornou a temporada ruim. Pelo contrário. A série é incrível até nesses pontos.
Porém, o mais surpreendente desse episódio, foi a cena do supermercado. Engraçado que quando conseguiram salvar o "idiota" que ficou preso eu pensei: "Não, não é possível que ninguém vá morrer". No segundo seguinte... Pronto! A cena no geral foi épica e apenas aumentou a empolgação pelos próximos episódios.
Só não gostei NADA (e aqui está o aspecto que surpreendeu, mas negativamente) da cena final. Vincent Martella merecia um destaque maior :/
Parabéns pela postagem!
Abraços,
Ricardo - www.overshockblog.com.br
Eu esperava mais do Vincent na série, e sua morte precoce foi chocante. Realmente ninguém esperava por isso!
Excluir