Ressuscitando o quadro Batalha das Capas no blog - onde na primeira edição mostrei as capas pelo mundo de Jogos Vorazes - hoje irei mostrar para vocês as capas de uma distopia que está fazendo muito sucesso atualmente. Estou falando de Divergente de Veronica Roth, lançado aqui no Brasil pela Editora Rocco, e que já possui sua continuação, Insurgente, publicada.
Eu sempre tive o interesse de saber sobre outras capas que Divergent recebeu em outros países, até mesmo porque, eu só conhecia a arte dos Estados Unidos - usada aqui no Brasil - e a da Inglaterra. Veja abaixo:
E então, vasculhando pelo Google, encontrei o site De Tudo Um Pouco, onde mostrava todas as capas de Divergente. Então, se você ainda desconhece estas outras capas, vamos dar uma olhada?
Pra começo de conversa, 11 países utilizam a capa dos EUA, modificando apenas alguns detalhes como posição, fonte, tamanho do título, espaçamento do símbolo na capa e etc. À primeira vista, todas as capas são iguais, mas é notável que alguns países que a utilizaram não souberam bem adaptar.
Em ordem, Alemanha, Brasil e Bulgária.
Eslováquia, EUA, Grécia e Holanda.
Hungria, Portugal, República Tcheca e Turquia.
Não há muito o que falar, já que todas as capas utilizam a mesma arte, só com alguns detalhes modificados. Para mim, a capa com uma adaptação infeliz foi a da Grécia. Séria que eles acharam que o símbolo da Audácia era um meteoro? Mas eu amei a capa da Turquia e Portugal. Ficou super organizada, porque algumas das outras capas sempre atentavam para um elemento, principalmente o símbolo, como no caso da Holanda e Alemanha que deixaram em "negrito" o selo da Dauntless.
Agora vem a adaptação da Croácia da capa da Inglaterra. Eu nunca morri de amores pela capa de UK, até mesmo porque, acho ela um pouco sem sal, mas isso não quer dizer que eu a acho feia, apenas quando se tem uma capa a altura como a usada aqui no Brasil, é claro que é preferível ela. Enfim, veja abaixo ambas as capas:
Croácia e Inglaterra.
A capa da Croácia imitou a capa da Inglaterra, mas uma das únicas coisas que me incomodaram nela foi o título naquele enfeite de "asas". A palavra não ficou bem posicionada e parece ter sido encaixada ali de qualquer jeito. E outra coisa que não gosto em ambas as capas é aquela frase de efeito pairando no ar. Toma muito espaço e deixa a capa um pouco poluída.
Agora, duas capas da França - é, a França tem duas capas para Divergente - fogem da arte tanto da Inglaterra e um pouco dos EUA. Veja abaixo.
Eu não sei bem o que falar da primeira capa. De alguma maneira ela é normal, só o desenho da silhueta que presumo ser da Tris está meio de penetra na capa. Me pergunto se essa fosse a capa de um Graphic Novel baseado em Divergente, ela cairia como uma luva. Já a segunda capa, a achei indecisa. É notável que talvez a editora usaria apenas o símbolo da Audácia cru sobre o fundo negro. Seria uma ótima escolha, apenas o símbolo em destaque, mas não sei porque eles enfiaram a modelo - que presumo ser a Tris - no meio do selo da facção. Quando vi pela primeira vez me perguntei logo se era a Angelina Jolie como Lara Croft, pois o cabelo da modelo parece ser preto. Definitivamente essa última capa não é legal.
E pra fechar o post com chave de ouro, essa capa da Sérvia é uma que aprovo, veja!
Ouso dizer que ela é espetacular, e mesmo fugindo das duas artes bastantes usadas pelo mundo inteiro, essa capa mostrou originalidade, em toda a sua construção - e principalmente no símbolo da Audácia. Eu já encontrei no Google Imagens a segunda capa, de Insurgente, e é bonita do mesmo jeito.
***
Então, de todas as capas, eu prefiro à dos EUA/Brasil/outrospaíses e também à da Sérvia. E você?
Eu acho que a editora da Veronica Roth deveria ter exigido que se mantivesse a arte original, porque das opções, apenas a capa da Sérvia é adequada. As outras são horríveis, gostaria de ver uma versão de Insurgente no mesmo estilo dessa capa da Sérvia, para ver se a ideia funciona.
ResponderExcluirQue massa !
ResponderExcluir