Não li o livro ainda, e mesmo assim, fui assistir As Aventuras de Pi, adaptação cinematográfica de Ang Lee do livro A Vida de Pi de Yann Martel, lançado aqui no Brasil pela Editora Nova Fronteira e que por causa do filme ganhou uma edição comemorativa com o poster da adaptação. Eu tinha grandes expectativas quanto ao filme. Pelos trailers lançados, dava para sentir que seria sim um filme extraordinário. E foi. A história de As Aventuras de Pi é emocionante, surpreendente, tocante e inacreditável.
O filme tem um pouco de humor para aliviar a tensão, desde a explicação do nome Pi e algumas outras cenas durante o longa. Mas isso é apenas um dos elementos de As Aventuras de Pi, pois o enredo do filme é bem equilibrado. Na verdade, o título nacional As Aventuras de Pi não chega a ser o mais correto. Acho que A Vida de Pi, como o original Life of Pi, seria o mais certo, pois a história conta a vida de Pi Patel, desde sua infância, a adolescência, e finalmente quando já está adulto, mesmo que sua juventude predomine boa parte do filme.
Enfim, o pai de de Pi é dono de um zoológico em Pondicherry, na Índia, mas após muitos anos, a família decide vender o negócio por causa do pouco incentivo local da prefeitura. Eles se mudariam para o Canadá e lá refariam a vida, mas no navio em que viajavam, durante uma noite, naufraga, e apenas Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas... acompanhado de uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado de Richard Parker. E é ai que toda a aventura começa em alto mar, e Pi terá que sobreviver contra tempestades, falta de alimento e a companhia de um tigre faminto.
Quando o filme começa, passa-se alguns lindos minutos mostrando a natureza, animais, e são gravações maravilhosas, e você já fica encantado já no começo. Pois bem, um dos pontos altos do filme é a natureza. São cenas surpreendentes que Ang Lee encaixou no longa de forma muito bem feita, um espetáculo da natureza de deixar qualquer um de boca aberta.
A única coisa que não gostei mesmo foi o 3D. O filme poderia ter sido rodado normal, pois ele já é extraordinário, possui uma fotografia e cenas brilhantes, cenários maravilhosos e uma estética muito boa. O 3D apenas chegou para engrandecer todo o espetáculo cinematográfico, mas essa tecnologia não era precisa. É claro que fica bem mais legal assistir com os famosos óculos e vê tudo saltar em sua direção, mas As Aventuras de Pi sabe-se virar do seu próprio jeito, e não se agarra ao 3D. Por isso, pra quem quer assistir o filme em terceira dimensão, recomendo que não faz diferença ver no estilo normal ou com essa tecnologia avançada. Não chega a ser dinheiro jogado fora, mas não existe problema em assistir esse filme em versão normal.
Pi - interpretado pelo talentoso Suraj Sharma - é um personagem bem construído e o ator não é forçado em nenhum momento. Pi Patel convence desde o início, e logo estamos torcendo pela sua sobrevivência e nos encantando pelas situações que ele passa, seja as vezes se emocionando ou rindo de certas cenas. Pi é um protagonista inesquecível, e o grande coadjuvante do filme é um tigre de bengala que se chama Richard Parker. Tem certas coisas que não posso dizer aqui na crítica pois será spoiler, como o por que do filme, durante toda jornada ter apenas como personagens fixos mesmo Pi e Richard, já que na sinopse havia um orangotango, uma zebra e uma hiena. A explicação vem logo no início do naufrágio, e é chocante, mas Ang Lee soube dosar certas cenas, mas sempre dando a entender o que estava acontecendo.
Por fim, encerro a crítica recomendando 100% As Aventuras de Pi. Talvez você não vai chorar mil litros de lágrimas - ou talvez sim - mas você vai se emocionar, viver e experimentar tudo aquilo que Pi Patel e seu peculiar companheiro Richard Parker passaram. Você irá rir e gargalhar em alguns momentos, as vezes ficar aflito em certas partes. Mas quando você sair do cinema, você se sentirá diferente, pois As Aventuras de Pi é uma história extraordinária. Talvez muita gente ache que o filme é uma grande fantasia e mentira... mas como a frase do poster diz - o que é verdade: Acredite no Extraordinário...
Ficha do Filme:
Lançamento: 21 de Dezembro de 2012
Dirigido por: Ang Lee
Com: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil hussain
Duração: 2h 7min
Gênero: Aventura, Drama
Nacionalidade: EUA
já assiste esse filme e é lindo! me emocionei :-) é diferente das coisas que a gente vê nos cinemas por aí, uma forma diferente e inovadora de nos fazer refletir questões como religião, vida e morte, Deus... muito bom!
ResponderExcluirPois é, o filme tem muito a nos ensinar :D
ExcluirQuero muito ver esse filme, sua resenha só me deixou ainda mais empolgada. Vou ver esse filme ainda essa semana, também gostaria de ter lido o livro antes, mas tudo bem, acontece.
ResponderExcluirHaha, é mesmo, mas ainda vou ler o livro pois disseram que há mais situações com os personagens. Deve ser maravilhoso!
ExcluirSinceramente, tinha uma expectativa maior para o filme. Não vou dizer que o é de todo ruim, uma vez que certas cenas são impressionantes, entretanto creio que foi muito estardalhaço para um enredo monótono. Nas divulgações mais exageradas o filme é até apontado como o novo avatar (que, tirando a criatividade dos personagens, também é a velha história dos filme de aventura conhecida por todos). No resumo da ópera, o filme não é nada mais que regular. Ponto positivo para a interpretação do protagonista de Pi Patel, muito natural, e também pela interação humano-animal como personagens.
ResponderExcluirCara, na boa, você não entendeu o filme. Veja novamente, se precisar veja mais uma vez. Esse filme tem intertexto, varias historias contidas numa soh, metáforas cinematográficas e filosóficas.
ExcluirOlha, eu não me lembro do comercial de "Novo Avatar", mas acredito que se houve isso mesmo foi no sentido de estética, cenário e fotografia, pois sim, foi um "Novo Avatar" literalmente. É só perceber a beleza da natureza, os brilhos, as cenas fantásticas... Avatar possuía tudo isso, então acredito que uma parte do seu comentário Guilherme, é inválido. O filme também não é monótono. E se for, é preciso, pois "Pi" não é apenas um filme de aventura. O gênero também se encaixa em drama, então depende de você saber o que é drama, que no filme ficou algo mais filosófico e de questões para reflexão. Ou seja, concordo com o Anônimo acima, você precisa assistir de novo "As Aventuras de Pi". Respeito sua opinião, é sua, não posso mudar, mas eu acredito em uma coisa.
ExcluirE respondendo ao Anônimo, é tudo isso o que você disse."Pi" tem metáforas, reflexões, conhecimentos escondidos, e basta cada um consigo mesmo entender. Gente, "Pi" é aventura. Sim. Mas ele é drama. Está no gênero dele "DRAMA". Ok, basta dizer isso.
ExcluirRealmente, as pessaso que disserem que o filme é ruim, é pq não entenderam nada. O filme na verdade é uma parábola, como aquelas que Jesus usava ensinar a seus discípulos, na realidade, o tigre representava a humanidade, e o Pi representava Deus, quando vc assiste, vc logo diz: PQ ele não mata este tigre? Ele está fazendo mal p ele.
ExcluirMas ao invés de matar o tigre, ele se afasta, mas nunca deixa de cuidar dele, mesmo sabendo que o tigre não tem amor p ele.
E é assim mesmo que acontece c Deus, a gente quando vê um ser humano mal, a gente logo pensa : Pq Deus não tira a vida dessa pessoa?
Mas Deus, assim como o Pi, continua cuidando do tigre ( nós)mesmo quando nós viramos as costas p Ele. E vc vê q no filme, quando o tigre estava na pior, ele permitiu que o Pi se aproximasse dele e o colocasse no colo, ou seja, Deus se aproxima da gente, se nós deixarmos. Aí o filme segue, e quando eles chegam na ilha, ele podia mt bem ir embora sem o tigre, mas ele não saiu de lá sem levá-lo. E no fim, quando eles conseguiram chegar num local seguro, o tigre simplesmente foi embora sem olhar p trás. é assim que muitas pessoas fazem c Deus, Permitem que Ele entre na sua vida durante uma tempestade, e aí quando consegue vencer, Simplesmente vai embora sem ao menos olhar p Deus e dizer: Obrigado!
é essa a mensagem do filme.
GENTE! EU ADOREI PI, E FIQUEI COM EXTREMA VONTADEE DE ASSSISTIR DENOVO! NÃO LI O LIVRO, MAS VOU LER O LIVRO. DEVE SEER LINDOO!
ResponderExcluirEu também adorei, e ainda irei ler o livro. Disseram que há mais cenas e situações com os personagens no livro original :D
ExcluirOi..
ResponderExcluirÉ uma pena esse filme não ter entrado em cartaz aqui na minha cidade ainda. Parece ser lindo e emocionante.
Quero muito, muito assistí-lo!
João Victor, Amigo do Livro
amigodolivro.blogspot.com.br
É lindo e emocionante, haha... quero ler o livro!
ExcluirAchei lindo o Filme só não entendi direito o final qual era a história verdadeira?
ResponderExcluirachei o final tão lindo.Não sei se entendi direito mas ele comenta isso mesmo.. tem 2 histórias em qual vc acredita? e o jornalista diz que acredita na história do tigre e então ele diz que o msmo vale para Deus. Ou seja..as pessoas costumam acreditar no óbvio( a historia cm as pessoas) do que no impossível( a historia do tigre)..
ResponderExcluirA história verdadeira é a do tigre mas ngm acreditou nele então ele trocou os personagens para as pessoas aceitarem.
E tbm entendi que tudo é reflexo dos sentimentos dele ..exatamente como o pai dele comentou quando ele quis alimentar o tigre na jaula. Pois as tuebulencias e tempestades que eles passaram refletia os sentimentos que ele tinha..e quando ele finalmente se entrega para Deus e diz que está pronto aparece a calmaria(uma ilha cheia de alimentos para reabastece-lo).. o tempo todo pode-se observar o reflexo dos sentimentos dele nas aventuras que ele passa.. o universo age assim refletindo os nossos sentimentos.
Nossa,se prestar atenção o filme demonstra tanta coisa..é tanto conteúdo para ser entendido..
Eu pelo menos vi a abordagem de bastante assunto: Deus,fé,destino..
enfiim..
se tiver percepção para captar as mensagens que o filme dá vai sair de lá emocionado cm a história.. e se não tiver curta o cenário que tbm é mto lindo.
assisti o filme ontem e me emocionei muito..e uma obra prima em todos os sentidos:enredo,fotografia,interpretaçoes,e principalmente direçao.um filme pra se ter em casa na sua coleçao...uma perola da setima arte
ResponderExcluirAssisti o filme ontem e simplismente amei ! *-* Chorei, ri, levei sustos, e me encantei. Filme perfeito.
ResponderExcluirO livro é prazeroso de se vislumbrar... Todavia o filme tem seus efeitos especiais bem elaborados, mas está longe de ser uma produção sensacional, Surpreendente o Oscar de melhor Diretor para Ang Lee... Mas está longe ser comparado com Lincoln, Argo ou até mesmo Django Livre...
ResponderExcluirNAO GOSTEI QUANDO ACABEI DE VER DEPOIS FUI PENSAR E DE FATO O FILME É MUITO BOM, POREM NAO TINHA FEITO O PARALELO DE PI SENDO DEUS , SOMENTE VI PI COMO O TIGRE, NA VERDADE VOCE PODE PENSAR DE DUAS FORMAS...MAS MUITO BACANA.
ResponderExcluir