sábado, 5 de maio de 2012

Resenha - A Esperança de Suzanne Collins - Especial The Hunger Games


Pra fechar com chave de ouro o Especial The Hunger Games, hoje trago para vocês resenha e crítica do último livro da trilogia Jogos Vorazes, A Esperança, da consagrada autora Suzanne Collins. Finalmente acabei de ler o desfecho da série...

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. 
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. 
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? 
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


Depois de terminar A Esperança, último volume da trilogia The Hunger Games - Jogos Vorazes, eu fiquei por alguns minutos sem saber o que dizer em relação a tudo o que eu li no decorrer do livro, todas as partes de tirar o fôlego que a autora perfeitamente escreveu, e também todas as cenas emocionantes e que algumas foram massacrantes pela perda de personagens... A Esperança é um livro que não posso descrever em palavras... ele simplesmente é brilhante, uma ótima leitura, um romance belamente orquestrado, mas tem outro lado da moeda, que nos apresenta um livro carregado de tristeza e dificuldade, um fim da série que não é compatível a famosa frase "... e viverão felizes para sempre...". Você não encontrará um final feliz, mas sim um final que defino como trágico...

Prosseguindo com a história de Katniss Everdeen, que sobreviveu a duas arenas e a dois Jogos Vorazes, finalmente consegue chegar ao Distrito 13, que até então era tido como extinto a 75 anos atrás na Guerra dos Dias Escuros. Katniss encontra um novo abrigo, já que o 12, seu distrito natal foi massacrado pelos bombardeios da Capital, que agora luta contra os rebeldes que começam a se juntar - novamente - por todos os distritos. Katniss então se vê abalada, mas quando começa a se recompôr depois de tudo o que passou após ser salva da explosão na arena do Massacre Quartenário, descobre que é o rosto da rebelião, o verdadeiro Tordo, e que deverá lutar pela sua pátria, por toda Panem e finalmente matar o presidente Snow.

A guerra estoura de qualquer jeito, e a Capital tenta combater os distritos que estão sendo tomados pelos rebeldes do 13, distrito que é governado pela presidenta Alma Coin, uma mulher fria, objetiva, e sombria, que de alguma governa seu distrito subterrâneo com mãe de ferro, mas de um jeito mais suave.

Tenho que dizer, nas primeira páginas o livro já começa um tanto tenso e depois volta a uma normalidade, que de algum modo não entedia. Suzanne Collins desenrola a história com calma e em certos momentos com agitação, mas o que posso denominar "ação" no livro, começa apenas na metade pro final. Katniss como sendo o verdadeiro Tordo, rosto da rebelião, é uma espécie de estimulante dos rebeldes. Enquanto ela estiver viva, a "chama" da revolução continuará acesa.

Mas as dúvidas cercam a personagem Katniss, já que Peeta está preso pela Capital. Mas a garota em chamas fará de tudo para salvar ele, e retomar a paz em toda Panem, libertando-a do poder de Snow.

Sobre a "ação" do livro, ela começa quando as tropas rebeldes começam a avançar contra a Capital, já que todos os distritos estão dominados. Katniss se junta a tropa, mas em um batalhão especial. Pra explicar melhor: Katniss não se envolverá em combate direto, mesmo querendo isso tanto, mas por ordens Coin, para sua própria "segurança", ela terá que ficar apenas fazendo vídeos para a TV, como se estivesse na guerra, de modo a estimular os rebeldes a continuarem na guerra contra a Capital. Sobre o batalhão especial, ela é constituída por alguns soldados do 13, quatro cinegrafistas para gravarem tudo, Finnick Odair e Gale. Tudo parece normal, enquanto a equipe grava os vídeos em solo Capital, que na verdade, é uma cidade construída em cima de uma arena, que possui várias armadilhas denominadas casulos - é claro que para segurança dos habitantes, os casulos só ficam acionados durante a noite, mas como a guerra estourou e os habitantes foram evacuados para o centro da cidade, os casulos permanecem 24 horas acionados. - quando um dos casulos é acionado, e a equipe perde contato com o acampamento do 13 em volta da Capital. Voltar está quase fora de cogitação, pois Katniss insiste em prosseguir ao centro da cidade, com o objetivo de matar Snow. Mas nem tudo será fácil...

Collins escreveu uma história impressionante, um desfecho maravilhoso para a série, que depois de você ler, achará o mesmo. Mas ai vem os pontos negativos, que não posso dizer é claro, pois será spoiler pra quem não leu, mas tentarei ser superficial quanto a isso. Suzanne, no final do livro, acelera os fatos e deixa alguns em abertos. Na minha opinião eu achava, como sendo o desfecho de uma trilogia, tudo seria explicado, mas não foi isso o que aconteceu. E isso se torna algo ruim no último capítulo, que é bastante confuso. Sei que quem não leu não vai entender muito, mas para ser claro, Collins deu uma baita mancada nesse último livro, como se ela tivesse escrito tudo em um só dia para publicar o livro mais rápido, se esquecendo de revisar. É claro que não chega a ser um grande erro, mas pra quem é tributo fã de Jogos Vorazes, irá querer respostas, justamente quando a série acaba.
Outro ponto, não negativo quanto ao sentido de erro, mas sobre o rumo da história que tomou nas mãos da escritora. Acho que ela faz sofrer todos os personagens, não importando quem. Mesmo que o quesito "realidade" seja um dos elementos da série, a autora massacra todos, de forma como se quisesse fazê-los sofrer. Quando você começa a se identificar com algum deles, a autora vai e... é triste ver a narração da autora quanto a isso, e como eu pesquisei algumas resenhas, a maioria dos leitores tem a mesma opinião. Uma coisa eu recomendo: não se apegue muito aos personagens, mesmo sendo algo impossível. Quando li a série, me apeguei muito a eles, mas quando li A Esperança, foi como um balde de água fria jogado sobre mim.

Sobre os personagens, Katniss Everdeen é um tanto louca nesse livro. Mas podemos ver que sua personalidade forte e digamos guerreira nunca se esvaiu de seu ser. Mesmo assim, eu me irritei muito com a protagonistas, que as vezes dava vontade de parar a leitura, razão pelas decisões que ela tomava durante o enredo do livro. Principalmente com seu breve amor com Gale, enquanto Peeta sofre torturado na Capital. Como o livro é narrado em primeira pessoa com ela, é como se estivéssemos na mente de Katniss. Percebemos confusão, dúvida e ira em todo o momento, mas em outros, bondade, podemos dizer amor, e até um sentimento de querer ajudar. Mas a Katniss continua a irritar, pois é a ira em seu ser que predomina, a falsa independência que ela acha ter, querendo esquecer Peeta e se deixar ser levada por Gale. O que posso dizer que Katniss é uma personagem conflitante interiormente. Você pode querer ama-la em alguns momentos, e em outros odiá-la. Ama-la pelos fatos que ela passa, pela sua tristeza pela perda de pessoas próximas que ela tanto ama... Odiá-la pelas decisões que ela toma, pelo caráter que ela passa a nós, esquecendo das pessoas que a amam, principalmente Peeta.
Gale por sua vez é um personagem que eu particularmente odeio. Ele as vezes quer tomar o lugar de Peeta no coração de Katniss, e as vezes até não, mas isso não muda o que ele é. Não posso dizer muita coisa sobre ele, apenas que ele no final do livro, de alguma forma indireta encerrou com "chave de ouro" o massacre feito pela autora com os personagens.
Peeta poucas vezes aparece no livro. Não posso falar muito sobre ele, pois ele aqui é spoiler. O que tenho a dizer que ele ainda ama Katniss e quer o seu bem. Mas a escolha é dela, e como eu disse acima, as decisões dela nem sempre são as certas.
Haymitch aparece as vezes no livro, e até algumas vezes serve como alívio cômico, mas nem chega a conquistar por completo aqui, até mesmo por sua participação mínima aqui.
Quanto a Finnick Odair, companheiro fiel de Katniss no 13, podemos saber um pouco mais sobre sua vida aqui neste livro. Nem tenho mais nada a dizer sobre ele, pois simplesmente ele é um dos meus personagens preferidos.

Enfim, A Esperança é um livro pra rir e pra chorar. É trágico e fantástico, um misto desses dois elementos. Pode agradar, pode entristecer... os leitores irão passar por tudo isso durante a leitura. O melhor livro da série, e mesmo assim, o pior livro da série.

15 comentários:

  1. Rapaz, me aperta a garganta quando vejo algo relacionado à esse livro.
    Lembro que depois da leitura entrei em depressão literária séria. Acho francamente um livro maravilhoso e não tenho coragem de criticar não, mais pela série mesmo, acho que a Suzanne foi justa e sanguinária ao mesmo tempo. E não dá pra questionar uma escrita que se desenvolve tão bem, mas, hm, você entende o que eu quero dizer? Fiquei triste com TUDO em A Esperança. Até mesmo com o fim, que foi mais triste, depressivo e dark do que eu esperava. Sei lá.
    Gostei da sua resenha, foi algo como eu senti. Essa contradição entre se apaixonar e odiar, doer e rir. Enfim, é um livro bastante perigoso.
    Desculpa a ausência de visitinhas, tô mega ocupada por causa da escola e mal podendo me att por aqui :/
    Beeeeeijos!
    Jups
    Up Sagas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto a mesma coisa Jups! Como disse na resenha, é o melhor livro da trilogia, mas mesmo assim, o pior...
      Não tem problema não Jups, também tenho o mesmo problema :/

      Abraços, Joshua

      Excluir
  2. Oi Joshua
    vamos lá: rs
    No começo quando li senti o mesmo: o livro começou de fazer o leitor enfartar, depois deu uma queda na ação e mais tarde ficou tudo confuso. Depois de ler fui ter certeza que não era só eu que tinha achado um desfecho fraco e mal elaborado. Tinha cenas da invasão que eu não entendia. E várias mancadas né.
    E se eu já tinha me irritado com a Katniss nos outros livros, imagina nesse, em que ela demonstrou ser totalmente fria e sem qualquer sentimento em um momento.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, poxa né Jacq, então não foi só eu que achou isso, rsrs. Suzanne Collins é uma ótima autora de livros, mas A Esperança foi muito barra pesada, como eu falei, um balde de água fria!

      Abraços, Joshua

      Excluir
  3. Eu sinceramente achei que a qualidade da série caiu com esse livro... A mistura do drama e da ação me incomodou, não por causa que o livro é triste, mas talvez drama atrapalhe o que a autora faz melhor, a ação. Opinião sincera. Sou apaixonada com Em Chamas! :D Ótima resenha!
    Abraço,
    Gabriella
    www.lagrimas-de-fenix.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que a qualidade baixou, mas foi mesmo as decisões que autora rumou com os personagens nesse livro. A qualidade é a mesma, só o enredo que ficou meio que como um tapa na cara do leitor, que se não estiver preparado - tipo, apegado aos personagens - vai desistir facilmente da leitura.

      Abraços, Joshua

      Excluir
    2. Entendo o que disse. Sei bem disso pois fiquei muito decepcionada ao ver vários colegas meus que acompanharam a série até o final desistirem no último livro... Por mais incrível que pareça eu não me apeguei a esses personagens, o jeito de ser deles me irritava. O novo clima na narrativa foi o que me incomodou. O livro é ótimo, um dos melhores que li, mesmo assim não consigo equipará-lo com os outros da trilogia...
      Abraço,
      Gabriella.

      Excluir
  4. Eu li todos os livros da série Jogos Vorazes,e eu achei sinceramente ótimo A Esperança,pq apesar do livro quase todo ser triste era quase impossivel ter um final feliz para todos,tipo a Prim morreu,Finnick tb e muitas outrs pessoas tb.Mas isso nao me fez deixar de gostar de nenhum li e adorei todos principalmente Em Chamas.Eu tb achei lindo o Peeta e a Katniss acabarem juntos e com dois filhos,achei perfeito.Eu queria que a Suzane Collins escrevesse mas um livro pra os fãs saberem se o Gale se casou teve filho e tal,se o Haymitch arranjou uma familia e principalmente como ficou Panem com a Paylor como presidente! Mas eu sou super fã da saga e nao mudaria NADA em nenhum dos livros.
    Abraço,
    Alice!

    ResponderExcluir
  5. Quando terminei esse livro , eu tb não sabia o que pensar , algumas coisas eu amei ,outras eu não gostei , no fundo eu queria que ela se ficasse com o amigo kkkkkkkkk . Essa trilogia mudou meu modo de pensar na vida ,no futuro , pois essas coisas podem sim acontecer , o governo dominar tudo , hoje em dia isso ja acontece de certa forma , mas voltando ao livro , é uma obra de arte , a autora tem um dom de te prender e te levar pra história que senti tudo ,as dores ,o amor , a vitória !!! Adorei a resenha e que venham mais livros bacanas como esse.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me deixou com uma depressão profunda e uma confusão mental intensa. Mesmo assim gostei do livro, na verdade amei, li em um único dia porque não conseguia admitir dormir sem saber o que o final reservava.
    Acho que a autora não queria que no fim da série os leitores ficassem com um gosto de quero mais e sim que se sentissem despedaçados e tocados de tal forma que não conseguissem esquecer da dor que uma guerra pode causar, que quando se trata de guerra todos os lados tem seus erros, que todas as pessoas tem seus monstros interiores, que todas as pessoas podem ter um lado cruel, egoísta ou vingativo. Dentre todas as mortes, dentre todas decepções a que mais me magoou e a que me perturba é a votação sobre os novos Jogos Vorazes e a justificativa absurda dada pela protagonista com relação a sua escolha. Penso nisso todos os dias, é uma coisa que me consome.

    ResponderExcluir
  7. O final pra mim foi muito impactante e trágico. Os dois primeiros livros nos revela um mundo realmente fascinante, diante da garra de Katniss e o amor de Peeta por ela, onde ambos lutam pra manter o outro vivo. Achei a escrita dela maravilhosa, porém acho que ela cansou de escrever do meio pra lá. Ela descreveu maravilhosamente a guerra na capital, mas deixo vários buracos a explicar no retante da história. Ficou muito confusa e as vezes sem nexo. Pessoalmente não gostei do que ela fez a Peeta, nós apresentou como galã, mas mostrou em vários momentos que ele era fraco, e odiei mais ainda o que ela fez com ele deixando totalmente alucinado. E no final ambos lunáticos. De todos os únicos que não encontraram sua paz no fim da guerra foi os dois. Eles ficaram juntos, mas não em um final feliz.

    ResponderExcluir
  8. eu acho q foi bem triste sim, mas concordo com a AliceS2!!
    eu nao mudaria nada se alguns morreram foi pq era necessário, mas tb sou suspeita para falar ja q acho q para um livro ser bom vc precisa chorar e as vezes até tomar esse tapa na cara ou banho de água fria! Resumindo amei a saga e achei perfeita!!!!S2

    ResponderExcluir
  9. PS: outra coisinha q eu esqueci de falar foi q esse negócio da série não ser compatível a famosa frase "... e viverão felizes para sempre...". sinceramente eu acho q se a serie tivesse esse fim seria mais um romance água com açúcar, um clichê, e na minha opinião nao seria tao legal!!!
    Bjs & Abs, Clara!

    ResponderExcluir
  10. Eu queria saber Katniss ficou com Peeta, ou sozinha, ou com alguem?

    ResponderExcluir
  11. Sabe, eu concordei com vc na maioria das coisas, como as duvidas que ficamos, e também que é o melhor e pior livro da série.. Saabe eu amei mtoo esse livro, eu digo que foi o melhor livro que já li, pq nenhum livro me causou tanto impacto quanto esse, ele nos causa uma mistura de tudo ao mesmo tempo.. E eu simplesmente não consigo criticar o livro, eu o amei a cada detalhe, a unica coisa que eu digo é que me deixou com duvidas em relação a coisas que não se explicaram...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...