terça-feira, 24 de abril de 2012

Crítica de Filme - Anjos e Demônios


Sinopse: "O professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks), depois de decifrar o código DaVinci, é chamado pelo Vaticano para investigar o misterioso desaparecimento de quatro cardeais. Agora, além de enfrentar a resistência da própria igreja em ajudá-lo nos detalhes de sua investigação, Langdon precisa decifrar charadas numa verdadeira corrida contra o tempo porque a sociedade secreta por trás do crime em andamento tem planos de explodir o Vaticano."


Baseado no best-seller do consagrado autor Dan Brown, que escreveu livros que entraram na lista dos mais vendidos, como O Código da Vinci e Símbolo Perdido, Anjos & Demônios teve sua adaptação cinematográfica e foi parar nas telonas 15 de maio de 2009 e foi sucesso de bilheteria.

A história começa quando o Papa atual morre e começa a escolha para o próximo. Paralelamente a esses fatos, num centro de ciências do governo, onde está sendo criada a anti-matéria - Partícula de Deus - há um assassinato de um dos cientistas, e um dos cilindros que contém a anti-matéria desaparece. Depois de encontrarem no cientista morto um ambigrama escrito Iliminati, logo chamam o professor e simbologista Robert Lagdon. Depois uma corrida contra o tempo se inicia. Uma antiga fraternidade inimiga da Igreja Católica está se reerguendo e pretende destruir todo o Vaticano, mas antes assassinar, de uma em uma hora, um dos cardeais preferidos para o cargo de Papa. Só uma mente como a de Lagdon poderá resolver todo esse mistério e salvar todo o Vaticano - e a Igreja Católica - de um mal iminente.

Basicamente é esta a história do filme, que assim como no livro, possui o mesmo objetivo. é claro que houve algumas modificações que resultaram positivamente e negativamente, mas a mensagem do filme é a mesma, que em poucos minutos - quase mais ou menos 1 hora - conseguiu transmitir o mesmo significado do livro.

A escolha de atores, é claro que foi ótima. Tom Hanks caiu como luva no papel, e ao meu ver, era assim que eu imaginava o personagem principal. O elenco não fez muita diferença, mas gostei muito da escolha de personagens.

Enfim, sobre as mudanças do filme, foram mínimas, como a sobrevivência do quarto cardeal, no livro, se não me engano - li há muito tempo - morre do mesmo jeito. Victória Vetra não é sequestrada pelo assassino... entre outros detalhes, que como já disse, são mínimos.

A crítica não foi muito extensa pois eu apenas queria recomendar o filme para quem ainda não assistiu. Creio que você vai gostar muito, e se puder, leia também o livro. 

5 comentários:

  1. Dan Brown é o cara e Robert Langdon é um dos personagens mais bem criados da literatura. Tom Hanks então não precisa dizer né?
    Depois de assistir, mais uma vez, pensei em voltar a ler. Tenho muita coisa, mas acho que vou fazer isso. Já foram 3 anos e esse é uma história para ser lida e relida várias vezes *-*

    Gostei muito da adaptação e da sua crítica.

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Dan Brown é o cara, rs. Se eu puder, irei reler o livro...

      Abraços, Joshua

      Excluir
  2. Eu gostei muito desse filme também, mas enrolarei eternamente para ler os livros do Dan Brown. Por quê? Não sei! hahaha

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é show, mas nem precisa ficar enrolando pra ler não. Se puder, sei que vai gostar!

      Abraços, Joshua

      Excluir
  3. Oi Joshua,
    eu assisti ao filme e gostei bastante. Também, com Tom Hanks fica difícil o filme ser ruim rs ainda mais uma adaptação de Dan Brown. Tenho 4 livros do autor, mas esse e Ponto de Impacto são os únicos que não li ainda, mas pretendo fazer em breve.
    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...