segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Resenha - Cemitérios de Dragões de Raphael Draccon



Primeiro volume da série Legado Ranger, Cemitérios de Dragões do premiado autor brasileiro Raphael Draccon, é um dos lançamentos pioneiros do novo selo da Rocco, Fantástica, que tem como objetivo o lançamento de livros do gênero que dão nome ao mesmo. Draccon cria um universo próprio e ao mesmo tempo inspirado em ícones de antigas séries, culminando em um título rico para a literatura brasileira.


Somos apresentados a cinco personagens distintos. Derek, um soldado de elite do exército americano; Ashanti, uma africana guerrilheira crescida em Ruanda; Amber, uma garçonete irlandesa e praticante de artes marciais mistas; Daniel, um hacker brasileiro de ascendência oriental; e Romain, um dublê francês e habilidoso em Parkour. Esses cinco personagens se veem de repente em uma dimensão totalmente diferente, povoada por estranhas criaturas, diversas raças e demônios, e o principal: o destino desse lugar e da própria Terra, está em suas mãos.

Assim como os personagens, o leitor é inserido nessa estranha dimensão sem nenhuma explicação aparente, e o que move os primeiros capítulos é a busca dos protagonistas em saber onde estão e a sua própria adaptação. Outro detalhe: eles estão espalhados em qualquer ponto desse mundo fantástico, enfrentando desafios e perigos por si mesmos. Por exemplo, Derek se encontra como escravo em minas dracônicas, explorado por criaturas reptilianas; já Romain se vê acusado injustamente por um povo primitivo etc. São esses e outros pontos de vistas que acompanhamos durante o livro.

A princípio, existe um diferencial na narrativa de Raphael Draccon, já que ele possui a habilidade de narrar fatos de forma fluída e a facilidade de descrever lugares e características, elemento indispensável em livros de fantasia. Ele não só descreve fisicamente, como também dá explicações científicas e técnicas, enriquecendo mais ainda a escrita. O que é uma vantagem por um lado, ao meu ver, se torna negativo por outro, porque os personagens não são explorados na mesma medida. Existe uma conexão do leitor entre o universo e mitologia propostas, mas entre os personagens é um pouco superficial, porém isso não afeta a leitura em geral.

Falando sobre o universo e a mitologia criados por Draccon, realmente, está de parabéns. É possível visualizar da forma mais próxima possível as estranhas criaturas desse mundo, seus costumes e hábitos, e o mais importante, diferenciá-los por suas peculiaridades. Existem homens-lagartos, dracônicos, anões, thyleels, gigantes, homens-sapos, o povo cinzento, dragões-zumbis, homens-leões e uma infindável gama de outros seres. E o mais legal, é que Draccon mistura tecnologia com magia, o que pode ser confuso a princípio, mas faz todo sentindo a medida que o autor vai explicando.

Como figura antagonista, o maldito demônio-rei Asteroph cumpre seu papel, com o demônio-bruxa Ravenna ao seu lado. Seu objetivo é subjugar todas as dimensões existentes, e criar um verdadeiro domínio próprio, e para completar seu desejo, ele precisa encontrar a Dádiva para despertar um ser abissal na Noite da Serpente. E é ai que está o grande triunfo do livro, e que é apenas revelado no final. Os planos de Asteroph são ardilosos e estratégicos.

Eu não poderia deixar de elogiar essa capa incrível, desenvolvida pelo Guilherme Rodrigues, fora que o metalizado do título é muito bem feito, e as cores no geral - principalmente do céu - são lindas. O livro todo por dentro tem uma diagramação ótima, boas fontes e tamanhos, e no início de cada capítulo, o desenho de um dragão. É impossível ter um exemplar em mãos e não apreciar toda parte gráfica.

Em geral, Cemitérios de Dragões é uma boa leitura, traz a nostalgia com referências a Power Rangers, Ultraman etc, e é muito bem caracterizado. Mesmo não tendo personagens marcantes - acho que o que mais se aproximou da minha simpatia foi o debochado Romain - vale a leitura, ainda mais por ser um nacional e em um ótimo nível. Posso dizer que estou bem ansioso para a continuação, já que a mitologia já estará estabelecida, dando mais espaço para os personagens.

***

Ficha do Livro:

Título: Cemitérios de Dragões (Legado Ranger #1)
Autor: Raphael Draccon
Editora: Fantástica Rocco, um selo Rocco
Páginas: 350
Gênero: Fantasia, Ficção, Aventura
Lançamento: 2014

4 comentários:

  1. Com todo respeito a sua resenha - que está ótima, como sempre - eu me recuso a ler esse autor hahahahaha acho ele um dos maiores truqueiros desse país. Pode ser que eu tenha as informações erradas ou questionáveis, pode ser frescura de gente despeitada do meio, mas eu não vou com a cara dele depois que fiquei sabendo de algumas coisas. Além disso, já folheei algumas coisas dele e não me identifiquei com a narrativa, então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a princípio, a narrativa dele me foi um pouco estranha, mas eu me acostumei rapidamente, só não gostei de uma coisa mesmo porque não consegui me envolver com os personagens e suas motivações, porque tem uns personagens que são "zzZZz".

      Mas no geral, é uma boa leitura, tem pontos altos, e espero que a continuação seja bem mais trabalhada. Foi minha primeira experiência com o Draccon, então realmente eu não sabia o que esperar.

      Kkklkkk, mas dê uma chance! Mas pelo menos você gostou da capa? huehue

      Excluir
  2. oie Joshua
    Nunca li nada do autor, mas dizem as boas línguas que os mundos que ele cria são ricos em detalhes que nos prendem.
    Eu gosto de fantasia, mas fico com o pé atrás com o autor rs Espero um dia ter oportunidade de ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que essa referência a Power Rangers foi o que mais chamou a atenção na época do lançamento, ainda que tenha um interesse enorme em relação aos livros do Draccon. Como vi algumas críticas de outros livros dele, provavelmente esse será o meu primeiro livro do autor e realmente espero, além de gostar, que não demore a acontecer. Só é uma pena que as personagens são foram tão bem trabalhadas como deveriam. Em muitos casos isso pode ser "mortal". rsrs

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...