sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

As melhores leituras de 2014!


Feliz ano novo, pessoal! Nem parece, mas já estamos em 2015, e se pararmos pra pensar, 2014 passou num piscar de olhos, e ao mesmo tempo, aconteceu tanta coisa, que é o que podemos chamar de um ano cheio. E também, um ano de grandes novidades e surpresas, seja pelas novidades para os anos que virão no mundo pop, estreias de filmes, lançamentos de livros, mid-season finales de séries destruidoras, etc. O bom é que chegamos até aqui, e mesmo 2014 também tendo seu lado mais triste em algumas épocas, o que importa é esperar e fazer um 2015 melhor!

Mas vamos ao que interessa. No início de 2014, minha meta era ler 100 livros, mas como acabei indo para um colégio de ensino médio com técnico em tempo integral, tudo ficou de cabeça pra baixo. Só sobrava tempo pra estudar no começo do ano, e aos poucos que eu fui me acostumando, consegui balancear as leituras - e não só livros, já que eu não podia atrasar minhas queridas séries haha. No fim, tive um saldo positivo: li metade do que eu esperava, 50 livros em 2014. E além disso, 43 HQs/mangás e 2 revistas, num total de 95 obras. São números bons, apesar de eu não ter batido a meta - que agora tá valendo pra 2015.

E dentro desses 50 livros (vou falar exclusivamente dos livros), eu tive gratas surpresas. 2014 foi um ano surpreendedor em vários aspectos, e também no ramo literário, e até fica difícil organizar meus pensamentos, mas graças ao meu bom Deus existe o SKOOB haha. Então, foi difícil escolher os livros que mais me deram ataques no ano passado, que me fizeram chorar, me fizeram não parar de falar nele. Então, de forma retrospectiva, indo desde o início do ano pra ser mais justo, aqui está as minhas melhores leituras de 2014:


1- Lua Vermelha, de Benjamin Percy

Lua VermelhaO QUE FALAR DESSE LIVRO? FOI UM DOS MAIS FODAS SENSACIONAIS QUE JÁ LI! Se você gosta de lobisomens/licanos, mas sem aquele tom "Crepúsculo" e de fantasia, vai adorar Lua Vermelha. Benjamin Percy é o cara que criou esse livro incrível, e eu to louco pra reler em 2015. Sério gente, leiam por favor. Não irão se decepcionar, de verdade. Para saber mais, leia a resenha aqui.









2- Allegiant/Convergente, de Veronica Roth

ConvergenteAllegiantO que dizer? É a minha saga distópica favorita, meu amor pra vida inteira! Divergente é uma maneira de viver pra mim, e tenho orgulho de ter acompanho desde o início, de surtar com o lançamento de cada livro, fazer parte desse fandom incrível, e divulgar para amigos, colegas e tudo mais essa história sensacional, que tanto, na feira literária do meu colégio, foi o tema de trabalho da minha turma - onde recriamos o Teste de Aptidão em uma sala, mas claro, sem o glamour dos livros haha. Enfim, Allegiant/Convergente é o último livro, intenso, conclusivo, e com um desfecho arrebatador e difícil de acreditar. Eu não sei o que dizer, mas a saga Divergente é uma das melhores leituras DA VIDA. Apenas. Para saber mais, leia a resenha de Divergente, Insurgente e Allegiant/Convergente.

3- Perdão, Leonard Peacock, de Matthew Quick

Perdão, Leonard PeacockO tipo de livro que te faz refletir e traz assuntos sérios em uma trama descontraída e narrativa com pitada de humor, mas ao mesmo tempo, tem toda uma carga dramática. O assunto tratado é bem polêmico, mas não é apenas por isso que Perdão, Leonard Peacock ganha um espaço aqui. É um livro inteligente, e Quick deixa o leitor à vontade, e são as reflexões feitas ao decorrer da história que nos ganham. Sem dúvida, um livro que recomendo de olhos fechados.








4- Série Como Treinar seu Dragão, de Cressida Cowell

Como Treinar O Seu DragãoVou falar de uma série que li em 2014, e que me conquistou imediatamente. Conheci através de uma amiga que me emprestou todos os livros lançados até agora (só falta o último a ser publicado), e meu Deus, quem diz que livro de criança não encanta gente grande está redondamente enganado, até por que, a série Como Treinar seu Dragão não é apenas para o público infantil. Cowell criou um universo fantástico e inteligente, baseando-se nas criaturas imponentes que são os dragões e na cultura nórdica, mas além disso, criou um personagem, o Soluço, que qualquer leitor de imediato se identifica e começa a torcer. É uma série linda que traz muitos valores, tanto para os pequenos, quanto para o adultos, e tem uma linguagem madura, apesar de cheia de humor. Ouso dizer que é um Game of Thrones para crianças, haha




5- Trilogia O Teste, de Joelle Charbonneau

O TesteDas distopias atuais, é difícil uma ter o mesmo boom que Divergente e Jogos Vorazes tem, apesar de que é possível encontrar livros desse contexto que valem a leitura. A trilogia O Teste, que a Editora Única lançou toda em apenas um ano, é surpreendente, e é uma distopia que olho e penso: "O mundo precisa saber disso.". Apesar de O Teste ser mediano, em Estudo Independente e A Formatura, Joelle apenas bombardeia o leitor com um cenário e personagens em estado crítico. É o tipo de livro que merece uma chance, e creio que tem potencial para se tornar um sucesso. Para saber mais, leia a resenha de O Teste, Estudo Independente e A Formatura.






6- A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak

A Menina Que Roubava LivrosEu nem preciso falar muito. Esse é aquele livro que já tem um status estabelecido, e a única coisa que posso dizer é: "Leia". A noiva do meu irmão me emprestou, e bendita seja ela! É uma leitura deliciosa e intensa, e às vezes, revoltante. Ao terminar, fica a vontade de querer ler mais de Zusak.











7- Maze Runner - Correr ou Morrer, de James Dashner

Correr ou MorrerApesar de que eu já tinha lido metade desse livro em 2012 ou 2013, só fui adquirir em formato físico no mesmo mês da estreia do filme - setembro - e a Saraiva, bonita como sempre, só foi entregar um dia antes do lançamento. EU CORRI PRA LER, mas não consegui terminar a tempo, e acabei assistindo na estreia mesmo e aproveitei ao máximo. Depois conclui a leitura, e fica claro que Maze Runner é uma distopia pós-apocalíptica incrível. Ele traz um protagonista masculino, o Thomas, em um cenário tão desconhecido para ele e para o leitor, e ao mesmo tempo, vamos descobrindo os segredos do labirinto que ele está preso. É agoniante. Leiam. Para saber mais, leia a resenha aqui.





8- Série Os Heróis do Olimpo, de Rick Riordan

O Sangue do Olimpo Apesar de eu não ter lido a série em 2014 - acompanhei a cada ano que lançava um volume - foi em 2014 que ela chegou ao fim com O Sangue do Olimpo. Teve muitas críticas, muita gente não gostou, mas eu gostei, e é isso que importa pra mim. Aproveitei cada página, e digo que em relação aos outros da saga, esse foi o volume que mais funcionou. É épico, e senti a evolução de certos personagens, principalmente Nico, filho de Hades, que carrega um segredo que não deve ser novidade pra ninguém haha. No fim, fica óbvio que Rick Riordan não vai parar por ai, e vem mais. E estarei ai pra ler. Para saber mais, leia a resenha de O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades e O Sangue do Olimpo.





9- Trilogia Legend, de Marie Lu

ChampionLi Legend e Prodigy em 2013, que meu irmão me deu de presente, ainda com a edição da Prumo. Com o lançamento de Champion esse ano, e a mudança da trilogia para a Rocco - agora tem muito mais destaque e valorização merecida - encerrei essa trilogia distópica com satisfação e lágrimas. Talvez não seja aquilo tudo, mas Marie Lu entregou um material de conteúdo para os leitores, e no fim, satisfaz. É claro que tem lá seus pontos negativos, mas a impressão que fica é que é uma leitura válida, e até dá uma pontadinha em saber que acabou. Para saber mais, leia a resenha de Legend, Prodigy e Champion.






10- Battle Royale, de Koushun Takami

Battle RoyaleA leitura mais foda espetacular do ano, junto com Lua Vermelha. Battle Royale é insano, intenso e sangrento, e traz um argumento inteligente e polêmico para a época em que foi lançado. Esse é um livro que guardo entre os outros com muito amor e carinho, e tudo que posso dizer é pra você correr pra ler. Koushun Takami é um mito. Para saber mais, leia a resenha aqui.










***

Então, aqui encerro as melhores leituras de 2014. Foi uma listinha pequena, mas de 50 livros, acho que esses 10 - sem contar todos os volumes das séries mencionadas - me marcaram mais nesse ano. Posso dizer que foi produtivo, e que pelo menos cheguei a metade da meta que eu tinha proposto a mim mesmo, e novamente proponho. No final de 2015, bater o número de 100 livros lidos. Porém, o mais importante é que cada leitura seja aproveitada em seu devido tempo, e que não seja apenas números.

E você, quais foram suas melhores leituras de 2014? E já tem meta para o ano novo?

4 comentários:

  1. Joshua! Feliz ano novo, e que seja, em todos os aspectos, melhor que 2014.

    Gostei da sua lista - na minha certamente a Joelle também estará, depois de tudo que ela proporcionou com a trilogia ano passado não tem como deixá-la de fora! E, sabe, tenho muita curiosidade a respeito do "A Menina que Roubava Livros", a Lu Tazinazzo sempre fala dele, então possivelmente será uma das minhas leituras esse ano. E, também, o Battle Royale. Me sinto muito mais tentado e lê-lo que a Jogos Vorazes, também é das leituras que quero agilizar para este ano.

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  2. A minha meta também era de 100 livros e, com um pouco de esforço no final, consegui atingi-la. Dessa vez minha meta será menor (ainda estou pensando sobre o caso rsrs), mas espero que você consiga em 2015 - apesar de depois ser bem difícil selecionar os melhores. \o
    Sobre os livros, tenho interesse em todos. Alguns pelo gênero, outros pelos temas e alguns simplesmente por diversas opiniões positivas que me deixaram empolgado. Justamente por isso posso afirmar que seu ano reservou ótimas surpresas - afinal, é uma das poucas listas em que quero ler todos. haha
    Um ótimo ano para você, Joshua. :) Espero que seja muito produtivo, em todos os pontos, e que você conquiste seus objetivos.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amo AMQRL, é um dos meus favoritos e me encheu de expectativas sobre a obra do Zusak. Ele é um ótimo autor, mas não espere mais que AMQRL, porque esse é o ápice do autor mesmo, embora Eu Sou o Mensageiro seja ótimo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Joshua,
    Tbm gostei mto de Lua Vermelha. Tinha visto o livro quando foi lançado e nao dei mta bola. Aí veio o Stephen King elogiar o livro no twiter e eu pensei: "opa, tenho que dar uma chance". E minha sorte ter dado uma chance, pq o livro é mto bom mesmo.
    Perdão, Leonard Peacock tbm é ótimo. Acredita q li o livro em um dia? Simplesmente n conseguia parar.
    Battle Royale já esta na minha estante, e pretendo ler ainda nesse ano.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...