quarta-feira, 26 de junho de 2013

Resenha - O Filho de Netuno de Rick Riordan

RESENHA LIVRE DE SPOILERS


Depois da série Percy Jackson e os Olimpianos, o autor Rick Riordan decidiu dar continuidade ao mundo fantástico que ele criara - na verdade, que ele recriara a mitologia grega nos dias atuais. Em Os Heróis do Olimpo, o personagem Percy não é mais o protagonista, mas sim, sete semideuses, tanto gregos, como romanos. Em O Herói Perdido, conhecemos três novos semideuses: Jason, Piper e Leo. Já em O Filho de Netuno, temos uma grande surpresa: Percy está de volta, mas talvez no lugar errado, e isso o leva a conhecer dois meios-sangues romanos: Frank e Hazel. E todos esses semideuses tem uma relação com a Grande Profecia dos Sete, que salvarão o Olimpo da ameaça dos Gigantes e de Gaia.



A mitologia grega e a romana são bem parecidas. Na verdade, são "equivalentes" em certos aspectos - não totalmente. Se o autor explorou o lado grego em Percy Jackson e os Olimpianos, a grande ideia de Os Heróis do Olimpo é responder a pergunta: e se houver um acampamento romano com semideuses? E se um dia o mundo desses dois acampamentos colidisse?


Essa nova saga é bem arquitetada, e as aventuras são inovadoras, e vemos que há muito da mitologia greco-romana a ser explorada. Em sua sequência temos um início parecido com o de O Herói Perdido: um semideus que não se lembra de nada. É claro que estou falando de Percy Jackson, mas não pense que é ele que se torna o principal do livro. Hazel e Frank também dividem os POVs do livro, e sinceramente, esses dois novos semideuses romanos são dois dos melhores personagens que já vi.


Rick foi feliz em escrever Os Heróis do Olimpo, pois acredite, não é apenas uma tacada de marketing e com objetivos financeiros. O autor se preocupou em trazer uma obra de conteúdo para seus leitores, e em O Filho de Netuno isso se intensifica mais ainda, por mais que sentimos aquela sensação nostálgica de reencontrar um personagem tão significativo que é o Percy.


O que gostei é que ao final do livro há um glossário com algumas informações sobre deuses, monstros, gigantes, armas, guerras e tudo mais sobre a mitologia, o que nos dá uma base para entender certas coisas no decorrer do livro, muitas vezes quando a palavra está em latim ou grego, ou sobre o formato de alguma arma usada pelos romanos - que variam de espata à balista escorpião. No início também há um mapa do Acampamento Júpiter, dos semideuses romanos. Ele é bem detalhado, e já dá pra se situar nos lugares que o autor explora nesse livro.

Mapa do Acampamento Júpiter

Em suma, a leitura foi muito prazerosa. O Filho de Netuno em seu desfecho nos dá uma imensa vontade de correr pra ler A Marca de Atena - onde conheceremos a última semideusa da profecia dos sete. Nesse segundo livro temos personagens novos, novas aventuras, novos perigos que se erguem, novas profecias que podem apontar a ruína ou a vitória de alguém... novas perguntas... este livro nos deixa aflitos para descobrir qual será o próximo passo dos sete semideuses que destruirão o poder de Gaia contra o Olimpo. Recomendo muito a série, apesar de não ter "problema" nenhum para ler logo O Herói Perdido... acredito que Percy Jackson e os Olimpianos sirva mais como uma base para os leitores para o que virá em Os Heróis do Olimpo.

***

Ficha do Livro:

Título: O Filho de Netuno (The Son of Neptune - #2)
Autor: Rick Riordan
Tradução por: Raquel Zampil
Editora: Intrínseca
Páginas: 426









Outras Capas:

  

Os Livros da Série:

  

Um comentário:

  1. Nossa, esse autor é um sucesso, mas eu não sei absolutamente nada sobre ele. Perdi o timing da série, então nem pretendo ler mais, mas acho que essa continuação, com uma nova abordagem é interessante, contanto que o autor tenha uma boa história para contar. Só não gosto muito das ilustrações, acho o traço meio esquisito.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...