terça-feira, 11 de novembro de 2014

Resenha - O Sangue do Olimpo de Rick Riordan


Mais uma saga chega ao fim este ano. Com lançamento simultâneo, a Editora Intrínseca publicou o quinto volume da saga de mitologia greco-romana Os Heróis do Olimpo, O Sangue do Olimpo. Com a premissa de ser um desfecho tão épico quanto foi O Último Olimpiano que fechou Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan conclui mais uma série de sucesso, e resta saber se a promessa foi cumprida.


Sem dar spoilers comprometedores dos outros volumes, O Sangue do Olimpo é a reta final da missão dos sete semideuses escolhidos para impedir o despertar da deusa primordial Gaia, e para isso, eles precisam ir até Atenas e seguir a Profecia dos Sete. Porém, no caminho, muitos obstáculos serão enfrentados, e o prenúncio da morte de um deles deixa todos tensos. Em outro extremo, Nico, Reyna e o sátiro Hedge, estão incubidos da tarefa de levar um artefato para o Acampamento Meio-Sangue, que de alguma forma, irá cessa a rixa dos gregos contra o Acampamento Júpiter, os romanos. Nesse jogo de vida ou morte, o destino de gregos e romanos está por um fio, mas uma coisa é certa: tudo acaba ali.

Percy Jackson e os Olimpianos é uma série pra mim, espetacular. Com o fim desta, quando o Rick divulgou que iria escrever Os Heróis do Olimpo, criou-se uma grande expectativa para tal saga, que não teria o filho de Poseidon como único protagonista. Ao longo dos livros - O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades - é notável altos e baixos nessa série, que mesmo sem perder o humor típico de Riordan, tem um teor mais sério, afinal, os personagens cresceram.

Existia então a possibilidade de que O Sangue do Olimpo, ou surpreendesse até demais, ou finalizasse a saga de modo normal, como todo medo que ronda os leitores ao se depararem com a conclusão de uma história realmente boa. Então, ao terminar a leitura desse livro, eu tive a sensação de que Rick concluiu tudo que deveria ser concluído, e de praxe, deixou algumas pontas peculiares soltas, para explorar posteriormente. O que não é um mal sinal.

Eu realmente gostei de O Sangue do Olimpo, senão é o meu preferido da saga - poderia ser A Casa de Hades, mas o único ponto bom do 4º volume foi o núcleo do Tártaro. Eu não tenho reclamações quanto ao que foi feito no final, e sim, eu senti o desenrolar épico e o desespero no combate final contra os Gigantes. Rick Riordan pode ter demorado em chegar até o ponto que queria - e até se perdido um pouco no caminho - mas O Sangue do Olimpo me pareceu um livro mais limpo e mais fluído, que tanto a leitura transcorreu rapidamente.

Um ponto mais do que positivo: os POVs de Nico, filho de Hades. O garoto fechado e misterioso - um pouco esquisito - que teve um grande segredo revelado em A Casa de Hades, retorna com a narrativa focada em si de modo muito bem feito, e pra mim, foi uma das surpresas da obra. Aqui nos é compartilhado seus sentimentos e seus receios, e a razão dele ser assim, mas aos poucos percebemos uma evolução do seu interior para fora, marcando mais ainda o personagem. Sem dúvida, Nico tomou conta do livro.

Em geral, estou bastante satisfeito com tudo o que Riodan fez até agora. Os caminhos que ele abriu ao final de O Sangue do Olimpo deixa os leitores com mil teorias em mente, e parece que algo grande vem por aí. Se em Os Heróis do Olimpo tivemos um crossover entre gregos e romanos, talvez algo maior venha pela frente... Afinal, na última página foi divulga o nome da próxima saga do autor: Magnus Chase e os Deuses de Asgard, tendo o primeiro livro intitulado, A Espada do Verão. Mitologia nórdica, e a curiosidade está no sobrenome do personagem... Chase... Annabeth Chase? Veremos.

Então é isso. Os Heróis do Olimpo deixará saudades, e aguardo o retorno desse universo.

***

Ficha do Livro:

Título: O Sangue do Olimpo (The Blood of Olympus #5)
Autor: Rick Riordan
Tradução por: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Gênero: Aventura, Ficção, Mitologia
Lançamento: 2014

2 comentários:

  1. Joshua, eu tenho um problema sério com o Rick Riordan, ele e eu não conseguimos nos entender. Li o primeiro volume do Percy Jackson e não achei ruim, mas também não me motivou a seguir com a série, alguma coisa não funcionou muito bem. Este ano eu tentei ler o "Cold Springs", e a coisa toda ia muito bem, mas do nada degringolou de uma maneira que acabei abandonando o livro. Acho que não tem jeito, o Riordan não é pra mim, mas fica aquele residual de vontade de acompanhar uma das séries dele que não consigo entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu comecei a ler Percy Jackson e os Olimpianos bem jovem mesmo, na época da 5ª série, e fui lendo cada volume gradualmente, porque eu já estava acostumado, e foi um dos meus primeiros contatos com a literatura. Então, agora, eu já sou comum à narrativa do Riodan, e curto muito mesmo, kkk. Mas espero que você ainda tente ler essas sagas.

      Pra mim, falta ler os livros adultos dele.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...