domingo, 8 de junho de 2014

Crítica de Filme - A Culpa é das Estrelas

A Culpa é das Estrelas : Poster

Baseado no aclamado livro de John Green, A Culpa é das Estrelas é, sem dúvida, um filme intenso e emocionante, e que consegue trazer os sentimentos das páginas para as telonas. Um filme lindo de se ver, merece ser assistido sem preconceitos, e desfrutado do início ao fim.


A Culpa é das Estrelas : Foto Ansel Elgort, Shailene Woodley

Hazel Grace é uma jovem diagnosticada com câncer, e que se mantém viva graças a uma droga experimental. Após anos de dor e luta contra a doença, Hazel é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio, e lá, acaba conhecendo Augustus Waters, um jovem também com câncer, e os dois criam uma amizade que logo se torna amor, enquanto tentam se manter otimistas quanto as suas doenças.

A Culpa é das Estrelas : Foto Ansel Elgort, Shailene Woodley

Poderia ser só mais um romance. Poderia ser só mais um filme sobre adolescentes perdidamente apaixonados. Poderia ser só mais um. Mas não é. A Culpa é das Estrelas não faz sucesso por acaso - mesmo que tenha se tornado de certa forma "modinha" - mas, em sua essência, há um grande diferencial dos filmes no mesmo estilo. Ao mesmo tempo que temos personagens com um peso tão grande nas costas, vemos eles descobrindo o que é amar e aproveitarem o pouco tempo que lhes resta. Pode parecer muito colorido o romance, os sorrisos, a própria divulgação... mas há o temor do câncer rondando a história, e como os pacientes lidam com ele e tudo mais. Há profundidade nisso.

A Culpa é das Estrelas : Foto Laura Dern, Shailene Woodley

Para quem estava incerto sobre a escolha do elenco, não se preocupe: você não poderia imaginar atores melhores para o papel. A atuação de Shailene Woodley é simplesmente perfeita. Se em Divergente ela viveu Tris e nos brindou com cenas impactantes, aqui temos algo melhor, e impossível de não admirar. Ela traz todas as incertezas, o carisma, a personalidade e as expressões de Hazel, e ouso dizer que temos um retrato fiel da personagem. Realmente, a nota final é satisfatória.

A Culpa é das Estrelas : Foto Ansel Elgort

Quanto a escolha de Ansel Elgort como Augustus, que teve certo burburinho e muitos contras, mais uma vez temos a confirmação de que não se deve julgar antes de ter o resultado final. Ansel é um Gus que se aproxima tanto do livro, e que acredito que toda resistência cai na medida que as cenas passam. Sua química com Woodley ajuda, e sinceramente, não há do que reclamar, sendo que o próprio John Green aprovou a escolha.

A Culpa é das Estrelas : Foto Ansel Elgort, Nat Wolff, Shailene Woodley

O filme tem uma dose de humor bem legal, então você irá rir. Mesmo tratando de assuntos sérios, o romance e as cenas engraçadas tornam o longa mais leve, mas assim como na citação da capa do livro, você não apenas irá rir, como também irá chorar. Querendo ou não, você irá se emocionar. Na sessão em que eu fui, havia pessoas em pranto, mesmo depois que o filme tinha terminado. Era algo unânime, e pelos relatos de pessoas que assistiram em outros cinemas, a situação não foi diferente.

A Culpa é das Estrelas : Foto Ansel Elgort, Shailene Woodley

Destaque para a trilha sonora também, que tem Ed Sheeran com All to the Stars, e Birdy com Tee Shirt e Not About Angels. Mais lindo também é Wait de M83, que toca em uma das cenas mais difíceis...

A Culpa é das Estrelas : Foto Nat Wolff, Shailene Woodley

A Culpa é das Estrelas é lindo do início ao fim, e eu não tenho palavras para expressar o quanto estou feliz por ter assistido, o quanto esse filme foi fiel à sua origem... Dizer que é perfeito, ainda é pouco. Assista. Okay? Okay.

A Culpa é das Estrelas : Foto Ansel Elgort

***

Ficha do Filme:

A Culpa é das Estrelas : PosterTítulo: A Culpa é das Estrelas (The Fault In Our Stars)
Direção por: Josh Boone
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff
Gênero: Romance, Drama
Nacionalidade: EUA
Duração: 2h5min
Lançamento: 5 de junho de 2014.

2 comentários:

  1. Eu também me emocionei MUITO com o filme e realmente valeu a pena ir ao cinema. Infelizmente, ficou modinha mesmo - pra mim tudo bem bastante gente gostar da mesma coisa, mas como tem fã chato!!! Tinha uma menina na minha sessão que literalmente gritava por tudo! Ela conseguiu quebrar o clima das cenas mais importantes, irritou o cinema todo. Eu odeio os fãs de hoje em dia, odeio mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conheço a história, apesar de já saber tudo o que acontecerá, mas já li inúmeras resenhas do filme e até agora não vi nenhuma crítica, o que me deixa muito feliz. Acho que essa história tem um papel importantíssimo, e não apenas pela ideia, por isso o filme está emocionando a todos e certamente vai entrar para a história. Acredito também que isso será possível pelo conjunto e é possível dizer sem medo de errar simplesmente por essas belíssimas imagens.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...