sexta-feira, 9 de maio de 2014

Resenha - Extraordinário de R.J. Palacio


Se você está em busca de uma leitura leve, doce e marcante, Extraordinário é sua melhor opção! De R.J. Palacio, o livro é um relato fiel e cativante sobre um menino que possui deformidades faciais e que precisa enfrentar o bullying no meio escolar, mas nunca perdendo a força de vontade e sua personalidade simpática. Extraordinário é um livro que merecidamente deveria ser lido por todos.


August Pullman, ou simplesmente Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial. Por causa das várias cirurgias que precisou passar desde pequeno, nunca frequentou uma unidade de ensino, mas agora, Auggie irá pela primeira vez ao colégio, e o desafio não será fácil. Enfrentando o preconceito dos novos colegas, e outros obstáculos, August mostrará que assim como não devemos julgar um livro pela capa, um menino pela cara.

Confesso que no início da leitura achei Extaordinário um pouco bobinho demais, e até achei que não estava no clima para a leitura, mas quando decidi persistir com a obra, comecei a me envolver com a história de Auggie. Não é um livro apenas sobre um garoto com um rosto diferente, e sim, sobre um garoto cheio de vida e que tem muito mais a mostrar do que sua aparência. Ver o mundo pelos olhos de uma criança, um relato tão verdadeiro e que se aproxima do universo infantil, é gratificante, pois tudo é inocente, mesmo que Auggie tenha uma noção sobre a maldade das pessoas. E é nesse ritmo que Extaordinário se desenrola, com uma narrativa gostosa de se ler, capítulos curtos e personagens com seus próprios dilemas.

Além de Extraordinário não tratar apenas de um garoto "diferente", ele possui outros pólos narrativos de personagens próximos à Auggie. Isso é bom pois temos uma visão mais ampla de todo o enredo, e até mesmo aqueles personagens que achamos que são uma coisa, acabam se revelando outra.


R.J. Palacio me concedeu uma boa experiência e me fez acreditar que ainda há um pouco de bondade nas pessoas, uma esperança para o mundo. Os assuntos que ela trata - não só o bullying, mas problemas familiares, amizades, intrigas etc. - são importantíssimos e mostram que devemos sempre ser gentis em quaisquer situações. Pode parecer clichê, mas a mensagem de Extaordinário não é superficial. Ela é bem séria e engloba não só o mundo das crianças, a escola ou tal, mas também, o convívio social e a maioria dos problemas atuais.

Com uma escrita carinhosa, um toque de humor, e quotes memoráveis - ah, os preceitos! - Extraordinário... é um livro extraordinário! Ao final, você tem a sensação de que a tarefa de melhorar o ambiente social e etc está em suas mãos - sempre esteve - e que sempre devemos tentar compreender as pessoas. Extraordinário, como eu disse, merece ser lido por todas as pessoas, para despertar nossa bondade. É claro que existem Julians da vida, mas nunca devemos nos abalar.

Acho que agora já estou com saudades do Auggie!

***

Ficha do Livro:

Título: Extraordinário (Wonder)
Autora: R.J.Palacio
Tradução por: Rachel Agavino
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Lançamento: 2013

4 comentários:

  1. oie Joshua
    esse livro é muito delicioso de ler. Eu também amei os preceitos, a narrativa tão viciante, e obviamente o Auggie.
    Essa nova edição de capa azul está muito linda.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha certeza que você já tinha resenhado esse livro (oo). Não sei porque, mas tudo bem. Eu sinto muito carinho por esse livro, é mesmo uma experiência de vida.

    ResponderExcluir
  3. Esse foi um livro de que gostei "de verdade" sabe, que me agradou nos mais diversos sentidos, e em grande parte devido à lucidez da autora e à forma como ela conduziu a narrativa. É até complicado falar sobre ele, a gente cria uma conexão muto forte com Auggie, até mesmo por ser esta a pegada do livro, o de "se colocar no lugar", "pensar como"... Enfim, é um livro que recomendo sempre.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas sei que é uma leitura obrigatória, principalmente por já ter lido inúmeros elogios positivos. Uma das coisas que chama a atenção, ao menos na minha visão, é essa mensagem de que a bondade ainda está presente em nosso mundo. Talvez até seja clichê, como você bem citou, porém infelizmente é algo clichê que ainda precisa ser falado para, quem sabe assim, a bondade passe a fazer parte de nosso cotidiano.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...