sábado, 15 de fevereiro de 2014

Resenha - Pegasus e o Fogo do Olimpo de Kate O'Hearn


Com intuito de trazer as histórias de mitologia grega/romana para uma nova geração, com uma nova roupagem, livros como Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan despertam a atenção de leitores mais jovens, com seus enredos modernos e acessíveis. Pegasus e o Fogo do Olimpo, primeiro volume da saga Olimpo em Guerra da canadense Kate O'Hearn, tem essa mesma missão, e como indica o título, traz o mítico garanhão alado como destaque da história.


Sem nenhum aviso, o Olimpo foi atacado por um inimigo desconhecido, os Nirads, monstros de quatro braços, quase indestrutíveis, que iniciaram uma batalha contra os Olímpicos, brutal e sangrenta. O intuito dos invasores era apagar o Fogo do Olimpo, a Chama que mantém o poder e a imortalidade dos deuses, mas o que eles não esperavam era que o verdadeiro Fogo não se encontrava no Olimpo, e sim na Terra. Pegasus, ferido da batalha, foge do Olimpo com a missão de encontrar a Chama, mas no meio do caminho é abordado pelo Olímpico Paelen, um jovem ladrão com o desejo de conquistar suar rédeas. Acertados por um raio, Pegasus cai no terraço do prédio da garota Emily Jacobs, que começa a cuidar do garanhão alado, com a ajuda de Joel, um amigo da escola. Quanto a Paelen, o Olímpico é capturado pela agência governamental UCP, que acreditam que ele seja um alienígena. E é nessas condições que Pegasus terá que iniciar sua jornada em busca da Chama, com a ameaça dos Nirads e da UCP, e a ajuda tanto de humanos quanto de Olímpicos em queda.

"A guerra chegou ao Olimpo. Não houve aviso. Nenhuma pista de que algum inimigo desconhecido estava construindo um exército contra eles. Um exército cuja meta era a destruição completa. Em um momento havia paz; no outro, a luta por sua própria existência. A batalha foi sangrenta, brutal e totalmente inesperada..."
Página 7 

Para ficar claro, e para alguns leitores não aumentarem suas expectativas, Pegasus e o Fogo do Olimpo é um livro direcionado para o público infanto-juvenil, então não pense que encontrará uma trama intrincada ou complexa e com muitas reviravoltas. O livro é bem simples e o enredo se passa sem muitos eventos catastróficos e que ponhem em risco a vida dos personagens, então não espere tanto, mas mesmo assim, é possível se entreter com a história.

Kate O'Hearn criou uma premissa original e resgatou o personagem de Pegasus de um modo bem interessante, então se prepare para voos nas alturas emocionantes e a personalidade imponente do garanhão alado - que não gosta de ser chamado de cavalo, e só aceita doces (principalmente se for sorvete). Além disso, a conexão de Pegasus com a garota Emily é até bonita, já que o Olímpico deposita sua confiança nela, e juntos se unem em busca da Filha de Vesta, que carrega a Chama dentro de si. Joel também não fica de lado, um garoto sombrio que aos poucos vai saindo de sua casca à medida que fica ao lado de Pegasus e de Emily, deixando a personalidade de durão e emburrado e assumindo a responsabilidade de defesa de ambos.

"De repente, Pegasus ficou insano, empinou e começou a relinchar alto. Quando suas asas se abriram, ele acertou Emily, jogando-a para longe da beirada e depois avançando na direção dela. Pegasus relinchava e chutava com as pernas da frente.
- Para trás, Emily - Joel gritou - Ele ficou louco!
Enquanto Joel tentava puxar Emily para longe, Pegasus foi em frente, passou trombando nele e investiu contra a beirada do terraço no momento em que uma criatura monstruosa surgia ali."
Página 103 

Com uma narrativa simples, terminamos Pegasus e o Fogo do Olimpo com rapidez, por ser um livro curto. O final não tem grandes revelações - e a revelação mesmo já dá pra sacar desde o início - e a autora ainda deixa muitas pontas soltas como quem é o verdadeiro inimigo do Olimpo e enviou os exércitos de Nirads, e ainda deixa a pergunta de que história o próximo volume irá abordar, já que não há muito do que se esperar.

Não considero o livro bobo ou o negativo, já que tenho a consciência de que a história é para um público bem mais jovem, mas eu sinceramente esperava mais. Talvez tenha sido pela excelente ilustração do Pegasus na capa, ou pela própria sinopse que garantia muitas reviravoltas, mas não foi tudo isso. Tenho planos de continuar a série, e espero que esse quadro mude em breve em Pegasus e a Batalha pelo Olimpo.

"Quando Pegasus passou do trote para um bom galope, abriu suas grandes asas brancas. Emily se segurou em sua crina quando ele começou a voar de forma confiante. Ela sentiu Joel apertar mais sua cintura quando Pegasus subiu e voou por cima da água escura."
Página 274 

O terceiro e o quarto volumes já foram publicados no Brasil, respectivamente, Pegasus e os Novos Olímpicos e Pegasus e as Origens do Olimpo.

***

Título: Pegasus e o Fogo do Olimpo (Pegasus and the Flame #1)
Autora: Kate O'Hearn
Tradução por: Cassius Medaur
Editora: Leya
Páginas: 296
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção
Lançamento: 2011

7 comentários:

  1. Oi Joshua!
    Eu tenho vontade de ler este livro.
    Diferentemente de você, sempre achei que este livro fosse exatamente da forma como você o descreveu. Acredito que provavelmente não me decepcionarei neste aspecto (e espero que em nenhum outro).
    Acho que este livro seria ótimo para ler durante uma ressaca. Espero realmente curtir sua premissa e me interessar pelos próximos livros.
    Adorei saber tua opinião. Está bem clara e concisa.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei dele porque, devido ao público alvo, ele é bem elaborado e traz a mitologia de forma simples e convincente, mas espero um trabalho maior nos próximos livros, pois a série tem potencial :D Leia sem expectativas, pois você vai gostar!

      Excluir
  2. Eu gostei da obra, parece interessantíssima. Quando lemos um livro mais pra o público jovem, esperamos demais dele e acabamos nos decepcionando. A capa é bem chamativa.
    Parabéns pela postagem. Gostei da sua opinião crítica sobre a obra. Amei seu blog demais :D
    Bastante organizado e com conteúdo
    Visite-nos, se gostar, quiser e for seguir, pode nos avisar. Seguimos de volta :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem gosta de uma leitura descompromissada, é ótimo :D

      Obrigado!

      Excluir
  3. Interessante, eu até fiquei curiosa para ler esse livro quando lançou, mas acabei largando a ideia. Não sabia que era um livro para um público mais jovem, foi bom saber antes de criar qualquer expectativa. Mesmo não parecendo um graaaaaaande livro, eu gosto muito da ideia de trazer o pégasos de volta ao foco da literatura.

    Lendo sua resenha eu lembrei do filme A Lenda, de 1985. É muito místico e interessante, foi muito revolucionário na época. Acho que dá pra fazer um paralelo legal com esse livro:

    http://www.imdb.com/title/tt0089469/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei cheio de expectativa quando lançou, mas só agora comprei, haha, e bem, não me decepcionei, apenas quis mais ao final da leitura, mas foi uma boa experiência.

      Vou procurar saber sobre esse filme :D

      Excluir
  4. Eu curt mto mitologia grega, mas tbm fiquei esperando mais desse livro, não diria que ele é bobo, mas acabou não me prendendo p/ continuar a série...

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON MOVIES - O Lobo de Wall Street http://bit.ly/1mwFLb5

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...