quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Resenha - Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo de Chris Colfer

Bem, estou sumido do blog durante essas semanas, mas a razão é que eu estava estudando muito para provas de concursos, e acabei atrasando leituras e nem acessando a internet com frequência. Mas agora tudo voltou ao normal, e para deixar o blog na ativa, trago a resenha de Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo, de Chris Colfer!


Conhecido por seu trabalho e ótima atuação no seriado Glee, Chris Colfer se consagra agora, no meio literário, com seu livro infanto-juvenil Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo, que trata dos contos de fada depois do "felizes para sempre". O que poderia ser só mais uma história direcionada para o público infantil, se torna uma obra excelente, e que poderá encantar leitores de todas as idades.

Alex e Conner são gêmeos, e desde a morte do pai deles, eles estão vivendo um dia pior que o outro. O único escape que encontram para seus problemas está nos contos de fada, na moral de cada história e em seus ensinamentos. Quando eles pensam que não há mais esperança, no aniversário de 12 anos sua vó chega e lhes presenteia com um livro que pertencera ao seu pai. O que eles não sabiam era que o livro era uma espécie de portal para o mundo que suas páginas abrigava, e os gêmeos acabam mergulhando dentro dele e caindo em uma terra bem diferente do que eles conhecem. Logo descobrem que se encontram na terra dos contos de fada que cresceram lendo, e mesmo com toda essa fantasia, eles sabem que precisam sair dali o mais rápido possível. Para isso, precisam seguir o feitiço do desejo, coletar itens e voltar para casa. O que eles não esperavam é que outra pessoa - bem conhecida - já está no rastro dessa magia.

"Ele deu um salto e tentou agarrá-la pelo pé antes que ela desaparecesse completamente, mas era tarde demais. Alex estava dentro do Terra de Histórias."
Página 74 

O ponto principal de Terra de Histórias é o desenvolvimento. Chris utilizou uma trama batida - crianças que acabam caindo em um reino encantado e que precisam voltar para casa e passar por perigos - mas inovou em muitos aspectos. O desenrolar da trama é linear, e além de surpreender o leitor, percebemos a criatividade de Colfer em reutilizar os personagens de contos de fada e tudo mais. Ao contrário de muitas adaptações mais sombrias que vemos por ai, o autor deu um tom juvenil e sério para o livro, um contraste que funcionou durante toda a história.


Além de acompanharmos a jornada dos gêmeos Bailey pelo continente, enfrentando perigos e encontrando personagens ilustres e bastante conhecidos, Colfer cria uma continuação dos contos dos Irmãos Grimm e de Hans Andersen. Um exemplo: Cinderela está esperando uma filha; Chapeuzinho Vermelho tem seu próprio reino - murado e proibido entrada de lobos! -; Cachinhos Dourados é uma fugitiva e ladra, e a madrasta de Branca de Neve, a Rainha Diabólica, está foragida! E Colfer explora ainda mais o reino dos contos de fada, de forma bem humorada e divertida, encantando o leitor ao virar das páginas.

"- Mas que braços grandes você tem, João! - exclamou Chapeuzinho Vermelho.
- Eu diria que ela está dormindo - disse Conner, levantando-se confiante.
- Mas que lábios suaves você tem, João - continuou a rainha.
- É melhor sairmos daqui antes que ela narre coisas que não queremos escutar! - convocou Conner."
Página 200

Dentro dos seus limites, e por ser uma obra infanto-juvenil possuir alguns clichês, Terra de Histórias é excelente, possuindo um começo, meio e fim. Quanto ao seu desfecho, temos a resolução de todos os enigmas construídos durante o enredo, e principalmente, um gancho para a continuação - The Enchantress Returns(em tradução livre, O Encanto Retorna) - prometendo mais aventuras, divertidas e animadas.

A edição da Benvirá está maravilhosa, com um acabamento semelhantes à um livro com capa dura. Além disso, em cada início de capítulo há uma ilustração, e no começo do livro, um mapa colorido. O projeto gráfico encanta em muitos aspectos, e na estante, a lombada se destaca.

"- O mundo sempre preferirá conveniência à realidade - disse a Diabólica - É muito mais fácil odiar, culpar e temer do que compreender. Ninguém quer a verdade. Todos querem o entretenimento."

Para o leitor que se interessa em uma adaptação coerente dos contos de fada, Chris Colfer o brinda com uma história inteligente e criativa, tornando a mitologia dos contos de Grimm e Hans mais vivas do que já são, e até resgatando o espírito dessas histórias, que hoje em dia só vem encantando os mais pequenos, e sendo esquecidas pelas crianças, que encontram na tecnologia excessiva, infelizmente, um "refúgio".

***

Ficha do Livro:

Título: Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo (The Land of Stories - The Wishing Spell #1)
Autor: Chris Colfer
Tradução por: Cleci Leão
Ilustrações por: Brandon Dorman
Editora: Benvirá
Páginas: 384
Gênero: Aventura, Fantasia, Infanto-juvenil
Lançamento: 2012





Continuação:

7 comentários:

  1. Eu já vi esse livro tantas vezes na livraria... Mesmo que eu achasse perfeita a capa e o livro por fora, nunca tinha lido nenhuma resenha, agora a próxima vez que vê-lo vou comprar com certeza. Amei a resenha e me deixou muito curiosa para ler o livro (:

    Beijos, http://booksandotherlittlethings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, e o mais interessante é como o autor reutilizou os contos de fada. Recomendo!

      Excluir
  2. Ah, quero muuuito ler esse livro, acho a capa muito linda, também adoro o cara que escreve
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações da capa são maravilhosas! Da segunda, então! Quero saber como ficará no terceiro :D

      Excluir
  3. Oi Joshua,
    Eu já tinha visto esse livro, mas não tinha ligado o nome do autor ao ator de Glee. Que surpresa!
    E tampouco eu sabia que era meio que uma releitura dos contos de fadas. Recentemente eu li "Veneno", da Sarah Pinborough e achei bem divertido. No entanto, eu acredito piamente que ia gostar mais desse, por tudo que vc descreveu, rsrs...
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava querendo ler essa série, mas no momento não é prioridade, até mesmo porque, não encontro muitas resenhas por ai. Leia sim este livro, pois ele é maravilhoso em vários aspectos!

      Excluir
  4. As imagens são lindas e a sinopse me deixou bem curiosa! Eu fico contente que um ator consiga ser tão criativo, e acho o máximo ver que o livro se vende por si só, já que não há chamadas gigantescas ou fotos do autor na capa. Acho que isso até torna a leitura mais válida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...