sábado, 30 de novembro de 2013

Resenha - Uma Longa Jornada de Nicholas Sparks


Com mais de 90 milhões de livros vendidos, e tido como um dos melhores autores de romance, Nicholas Sparks tem reputação de surpreender à cada história lançada. Uma Longa Jornada é seu mais novo livro, e é claro que há uma expectativa ao redor dele, embora haja opiniões controversas sobre sua "fórmula". O que está claro é: Sparks é mestre ao lidar com clichês.


Acompanhamos duas tramas neste livro. A primeira é de Ira Levinson, um idoso solitário de 91 anos que sofre um acidente e fica preso dentro do seu carro, sem chance de sobreviver. Enquanto luta para manter sua consciência, ele começa a recordar os momentos marcantes de sua vida, com a ajuda de sua esposa, Ruth, que faleceu há nove anos.
Em outro extremo, temos Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, que acabou de sair de um relacionamento conturbado. Quando sua melhor amiga, Marcia, insiste para que ela vá ao rodeio da cidade para se distrair, Sophia é abordada violentamente por seu ex, Brian, mas acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabara de vencer a competição. Sem perceberem, os dois se aproximam e descobrem que uma garota da cidade e um rapaz do campo possuem muito mais em comum.

Sinceramente, é reconhecível que Sparks é um autor de clichês, segue uma fórmula na maioria dos seus livros, e muitas vezes seus personagens são pessoas comuns como qualquer outra pessoa, tornando-os parecidos à cada história. Mas é necessário perceber o quanto a escrita do autor é envolvente, e em como ele consegue criar um clima único para o romance entre dois personagens.

"- Porque você é inteligente. E interessante.
Ela estava com a cabeça erguida e uma expressão convidativa.
- Na última vez que você disse que eu era interessante acabou me beijando."
Página 141

Se por um lado Uma Longa Jornada é muito bem escrito e oferece três pontos de vista - Ira, Sophia e Luke - , por outro, ele é do tipo que só agradará 100% o leitor que já lida com histórias do tipo e não é nada exigente. Não que a história seja monótona, mas ela é calma, e o verdadeiro conflito surge apenas nas últimas 100 páginas. Pra quem curte um romance água com açúcar, o enredo é indicado, pois o leitor encontrará as típicas brigas entre casais, as juras de amor infinitas, e as paisagens românticas.

Não é o melhor livro do Sparks, mesmo com os capítulos intensos de Ira - narrados em primeira pessoa - a descoberta interior de Sophia e as dificuldades que Luke tem que enfrentar para manter a fazenda de sua mãe, mas o desfecho é inacreditável. É esperado que o destino dessas duas tramas se encontrem, mas o modo como é feito é surreal. Posso dizer que Sparks surpreende totalmente o leitor com seu final, o que vale a pena todo o resto.

Uma Longa Jornada é prova de que o autor ainda não perdeu a mão em criar histórias românticas e surpreender o leitor nas últimas páginas, sempre nos dando uma boa dose de emoção. Clichê, sim, mas sempre de modo original.

***

Ficha do Livro:


Título: Uma Longa Jornada (The Longest Ride)
Autor: Nicholas Sparks
Tradução por: Maria Clara de Biase
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Gênero: Romance, Drama, Ficção
Lançamento: 2013

4 comentários:

  1. Oie Joshua
    eu já li dois livros do Nick e amei. Gosto de clichês, sabe. Desde que o autor saiba trabalhar com eles, não me importo de ser uma trama "batida".
    Pelo visto esse livro tem tudo para me agradar e me fazer chorar.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Joshua,
    Eu só li um livro do Nicholas Sparks até agora, Um Amor para Recordar, e confesso que não me sinto muito motivado para ler outros. Não sei se estou numa vibe para ler romances desse tipo, então, esse com certeza é um dos que eu vou deixar passar.
    Mas como sempre, resenha muito bem escrita.
    Abraços
    ​​​​​ ​​​​​​Cooltural

    ResponderExcluir
  3. Oi Joshua!
    Concordo com sua opinião.
    O Sparks é realmente um autor que sabe trabalhar os clichês. Eu, particularmente, não me importo quando o autor sabe usá-los corretamente em uma história. Porque há autores que simplesmente destroem suas histórias por não saberem usar os clichês de forma bacana.
    Em suma, curti muito a resenha. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Sparks é o mestre do clichê sem dúvida alguma e é por isso que fujo dos seus livros. No primeiro me apaixonei, no segundo fiquei incomodada e no terceiro vi que não é pra mim porque tenho a sensação de ler sempre as mesmas coisas.
    Ainda bem que não comprei esse livro.

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...