domingo, 13 de outubro de 2013

Resenha - A Casa de Hades de Rick Riordan


O tão aguardado quarto volume da série Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan, chegou às livrarias físicas e virtuais no dia 8 de outubro, em lançamento simultâneo ao dos EUA, o que foi uma atitude feliz, vinda da Editora Intrínseca. A Casa de Hades é uma continuação excelente, e como penúltimo livro da saga, já prepara o terreno para o desfecho da história.


Percy e Annabeth estão presos no Tártaro, com fome, sede e cansados, mas eles devem chegar às Portas da Morte pelo lado de dentro e fecha-las no mundo subterrâneo. Enquanto isso, os outros semideuses dos Sete, Hazel, Frank, Leo, Jason e Piper, estão viajando à bordo do Argo II para Épiro, ou melhor, para a Casa de Hades, afim de encontrarem o lado mortal das Portas da Morte e fecha-las para impedirem o acesso de Gaia ao mundo mortal, que em breve despertará. Mas o caminho não será fácil.

Não há muito o que falar da história sem contar alguns spoilers, então me limitei a contar um resumo do que se passa em A Casa de Hades, que acima de tudo, é um livro excelente e que nos mostra o quanto Rick sabe o que está fazendo. Mesmo tendo uma pegada mais didática, sempre explicando os mitos gregos e romanos, a série amadureceu de tal forma, o que era esperado já que os personagens cresceram. Isso é um ponto mais do que positivo, pois enquanto em Percy Jackson e os Olimpianos acompanhávamos um Percy que acaba de ser inserido nesse universo mitológico, aqui encontramos um personagem mais cauteloso, alias, Gaia está prestes a se erguer.

Eu li A Casa de Hades relativamente rápido, e assim que chegou o dia do lançamento, comprei e comecei a ler. Em relação aos outros, mesmo tendo mais páginas, A Casa de Hades tem um conteúdo mais leve, descontraído, e talvez isso se deva por aqui termos POV de todos os sete semideuses da Profecia dos Sete, sempre intercalando entre Percy e Annabeth no Tártaro e os personagens à bordo do Argo II. E além disso, o autor decidiu fazer umas revelações bombásticas e que podem chocar o leitor...

E uma coisa que preciso falar é sobre a narrativa de Rick. Além de a cada POV ele se aprofundar em cada personagem, o autor possui uma descrição espetacular. Nos sentimos na cena em que eles está descrevendo, pois Rick escreve sobre tudo o que há ali, como se ele já tivesse estado naquele lugar. E isso fica mais notável nas cenas do Tártaro, um lugar sujo, escuro e maligno, que abriga as criaturas malévolas e monstros sanguinários. Chega a ser agoniante acompanhar Percabeth nesse lugar...

Em suma, Rick é fantástico! Ele sabe juntar humor, romance, drama e amizade com cenas de ação e cenas de emoção, e ainda inserir os mitos gregos de tal maneira, que o leitor não se sente perdido. Mesmo com toda aquela carga sombria por causa da missão dos sete semideuses e o despertar de Gaia e sua vingança, sabemos que no fim tudo pode dar certo... agora é esperar pelo próximo livro, O Sangue do Olimpo, e torcer para que a Intrínseca faça novamente o milagre do lançamento simultâneo.

***

Ficha do Livro:

Título: A Casa de Hades (The House of Hades - The Heroes of Olympus #4)
Autor: Rick Riordan
Tradução por: Alexandre Raposo, Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Páginas: 496
Lançamento: 2013

4 comentários:

  1. Revelações bombásticas q, agora, td mundo deve saber, né?
    :P

    ResponderExcluir
  2. Eu já li e achei o máximo!E realmente as revelações são bombasticas!!!!!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Teve coisas q eu li e pensei : O deuses, nao é possivel , como ... Naaaaaao acredito!
    mas é td perfeito, desde o primeiro , ate o penultimo,entao O Sangue do Olimpo naovai ser diferente :3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...