terça-feira, 8 de outubro de 2013

Resenha - A 5ª Onda de Rick Yancey

A 5ª ONDA

Uma história com alienígenas tem tudo para ser clichê, até mesmo porque, grandes produções cinematográficas já reciclaram a ideia por muitos anos. A 5ª Onda, do autor Rick Yancey, lançado no Brasil pela Editora Fundamento, é um livro sobre alienígenas, mas uma coisa fica óbvia: ele não é clichê. Com uma versão surpreendente e uma obra-prima do gênero de ficção científica, o primeiro volume de uma trilogia, tem tudo para agradar todos os públicos, e ao final nos deixar ansiosos para o próximo volume.


"A 1ª Onda: Apagam-se as luzes.
A 2ª Onda: Começa a arrebentação.
A 3ª Onda: Pestilência.
A 4ª Onda: Silenciador." 
Página 6

Confesso que esperava algo totalmente diferente do livro, talvez por causa da sinopse - limitada - da editora, que só conta mesmo a premissa da premissa que A 5ª Onda traz. Pois bem, o livro conta a história de Cassie Sullivan, uma jovem que conseguiu sobreviver à 4 Ondas, e perdeu toda a sua família para a destruição alienígena, desda Chegada, quando a Nave Mãe pairou sobre a Terra. O que Cassie não esperava era que a 4ª Onda colocaria os humanos em um beco sem saída, e a primeira regra é: não confie em ninguém, porque até mesmo uma criança pode ser um Silenciador, um Outro. Mas tudo o que ela pensava acreditar, em sua jornada em busca de seu irmão Sams, rui quando ela conhece Evan Walker, um jovem que a salva da morte e cuida dela. Ele pode ser um Silenciador, ou não, e Cassie terá que confiar em seus instintos.

"- Vai ficar tudo bem - porque isso era o que eu queria que dissesse, e era o que ele queria dizer, e é isso que se faz quando a cortina está caindo: você diz o texto que o público quer ouvir."
Página 37 

Não acompanhamos só a história de Cassie e sua narração em primeira pessoa. Temos também Ben Parish, um jovem sobrevivente que chega ao Campo Abrigo e ingressa em um exército militar, a última resistência contra os Outros. Na medida em que ele vai descobrindo as verdades sobre os Outros e criando novos aliados, Ben percebe que a 5ª Onda estava mais próxima do que eles imaginavam, e que talvez seja a última Onda. O fim.

"Porque se eu for a última, então eu sou a Humanidade."
Página 88 

Eu não sei o que dizer sobre este livro, porque Rick Yancey foi tão feliz em escreve-lo, tão feliz em criar ideias do tipo, que até agora estou boquiaberto após o desfecho. Tudo começa já pelas Ondas. À cada Onda, os Outros usam um artifício para destruir a humanidade, o que torna mais difícil a sobrevivência, ainda mais após a 4ª Onda, onde os humanos começam a se isolar por não poderem confiar no próximo. Mas não é só isso que torna a obra de Yancey fantástica. Os personagens possuem personalidades fortes, ainda mais Ben - ou melhor, Zumbi - que sofre para se tornar parte da resistência humana, renegando a si mesmo e todo o seu passado. Quanto à Cassie, ela é uma garota sarcástica, e tenta encarar a invasão alienígena da melhor maneira possível, mesmo quando as pessoas à sua volta se vão e ela se perde de seu irmão. É claro que ela sente medo, mas à todo momento ela tem na cabeça que é isso o que os Outros querem, e isso torna-a uma personagem forte, não fisicamente, mas psicologicamente, pois ela ainda não desistiu e nem se escondeu. E temos Evan Walker, um personagem misterioso na história e que simplesmente surge para Cassie e começa a lhe estender a mão. Evan - pelas palavras de Cassie - é como Clark Kent, mas nem é só por isso que deva-se confiar nele. O romance entre os dois é inevitável, mas não tem nada de meloso. Talvez tenha sido um elemento previsível demais na história, e não surtiu um grande efeito, mas o relacionamento entre Cassie e Evan, digamos, é interessante...

"O estalar e farfalhar de folhas e galhos secos sob os pés. Uma sombra mais escura de encontro à escuridão da floresta. O chamado suave do Silenciador. Meu Silenciador."
Página 277 

A edição do livro está maravilhosa, desde o papel pólen, até a diagramação. O livro é dividido em partes, e à cada parte, a capa se repete em preto e branco. Adorei a Fundamento ter usado a capa original, pois ela tem muitos significados - acredite, eu já encontrei mais de três significados!

"Eu me viro e corro. De encontro ao peito de um homem muito alto, com penetrantes olhos azuis. Não estava perto o suficiente para ver seus olhos no Campo Ashpit. Mas me lembro da voz. Profunda, cortante, dura."
Página 310 

Quando eu finalmente virei a última página do livro, simplesmente eu queria mais. Devorei o livro tão rápido que não acredito que acabou, e agora o lançamento da continuação, O Mar Infinito, será lançado no exterior em maio de 2014, sem previsão aqui no Brasil. Enquanto isso, temos A 5ª Onda, um livro tão intenso, tão emocionante, que é impossível não se apegar a ele. Eu nunca tinha pensado em uma distopia que utilizasse alienígenas, mas Rick soube juntar os dois elementos e criou um pós-apocalíptico atraente e sensacional. Posso dizer que revelações não faltam neste primeiro volume, mesmo deixando alguns pontos em aberto para as sequências. Leia sem medo, porque a 5ª Onda está chegando...

"Estou tremendo. Ele deve ter notado, pois põe o braço ao meu redor e ficamos sentados nessa posição durante algum tempo. Meus braços em volta de Sammy, os braços dele em volta de mim, e juntos nós três assistimos ao sol surgir no horizonte, eliminando a escuridão com uma explosão de luz dourada."
Página 367 

+++

Ficha do Livro:

A 5ª ONDA Título: A 5ª Onda (The 5th Wave #1)
Autor: Rick Yancey
Tradução por: Edite Siegert Sciulli
Editora: Fundamento
Página: 368
Lançamento: 2013








O Autor:

Foto -Rick Yancey
Autor de best-seller da lista do New York Times, Rick Yancey já escreveu 14 livros e foi publicado em mais de 20 línguas. Aclamado pela crítica e pelo público, Yancey recebeu indicações para diversos prêmios por suas obras, entre eles, Carnegie Medal, Michael L. Prinz Honor, Los Angeles Times Book Prize e "Best book of the year", da Publisher Weekly. Formado em Inglês pela Roosevelt University, de Chicago, fi trabalhar no IRS, órgão equivalente à Receita Federal nos EUA. Mas não desistiu do seu sonho de escrever, e após 12 anos como auditor fiscal, publicou seu primeiro livro de sucesso: Confessions of a Tax Collector - Confissões de um auditor fiscal. Em 2004, decidiu sair do emprego do IRS e se dedicar em tempo integral à carreira de escritor. Atualmente, mora na Flórida com a esposa e o caçula de três filhos.



Outras Capas:

 

6 comentários:

  1. Esse livro me gera muitas dúvidas. Eu quero ler para entender o que os leitores comentam a respeito, ao mesmo tempo que não gosto de histórias de aliens. Pode ser que seja apenas meu preconceito, mas ainda estou meio desconfiada. Sua resenha me deixou um pouco mais instigada, mas ainda vou pensar bem, embora eu esteja relativamente inclinada em comrprá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, porque é uma versão de invasão alienígena bem legal :D

      Excluir
  2. Amigo, corrige ali ó, na segunda citação de um trecho do livro, você inadvertidamente escrever texto com "S"...

    ResponderExcluir
  3. Necessito desse livro, nunca li nenhuma resenha dele, mas já o conhecia, agora depois de ler a sua resenha, minha vontade de ler esse livro só aumentou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito bom mesmo, e recomendo por ele ser inovador :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...