quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Crítica de Filme - Percy Jackson e o Mar de Monstros

Percy Jackson e o Mar de Monstros : Poster

Finalmente, a sequência de Percy Jackson e o Ladrão de Raios, foi realizada, a adaptação do livro O Mar de Monstros de Rick Riordan, volume dois da série Percy Jackson e os Olimpianos. O primeiro filme foi alvo de duras críticas, mas a FOX teve a bondade de apostar no projeto da saga, e Percy Jackson e o Mar de Monstros foi para as telonas. Se é bom ou não, vou comentar sobre o filme e ressaltar os pontos negativos e os positivos.


Percy Jackson e o Mar de Monstros : Foto

O primeiro filme foi ruim. É claro que quem não leu o livro, pode até curtir, mas não enxerga um futuro na franquia, até mesmo porque, o diretor Chris Colombus parece não ter lido o livro. Mas no caso de O Mar de Monstros, com uma nova direção, agora de Thor Freudenthal, vemos uma luz no fim do túnel, e percebemos que o novo diretor se preocupou muito em trazer um material digno para os fãs de Percy Jackson, mesmo com todos os poréns, temos uma adaptação que se aproxima da série de livros criada por Rick Riordan.

Percy Jackson e o Mar de Monstros : Foto Alexandra Daddario, Brandon T. Jackson, Logan Lerman

O filme tem uma qualidade superior à O Ladrão de Raios, e acompanhamos o jovem semideus de 16 anos, Percy Jackson(Logan Lerman), sendo ofuscado pelo brilho de Clarisse La Rue(Leven Rambin), filha de Áries, o deus da guerra. Mas o maior problema é com o Acampamento Meio-Sangue, o único local seguro para filhos de deuses com mortais. O pinheiro de Thalia, uma filha de Zeus que se sacrificou para proteger o acampamento, foi envenenado, e as defesas do refúgio estão enfraquecendo, e a única solução é encontrar o Velocino de Ouro, que pode restaurar e curar todas as coisas. Em vez de Percy, Annabeth loira(Alexandra Daddario) e Grover(Brandon T. Jackson) serem escolhidos para a missão, Clarisse é convocada e parte atrás do artefato mítico. Mas então um ciclope chamado Tyson(Douglas Smith) chega ao acampamento e se diz ser filho de Poseidon, fala que sabe a localização do Velocino de Ouro para Percy, que com seu grupo, parte em uma missão secreta para o Mar de Monstros, ou o Triângulo das Bermudas para os mortais, só que não é apenas ele que está atrás do artefato, mas também Luke Castellan(Jake Abel), filho de Hermes(Nathan Fillon), que se tornou servo de Cronos, e com o objeto, irá ressuscitar o seu senhor.

Percy Jackson e o Mar de Monstros : Foto Logan Lerman

Sinceramente, reconheço que o filme tem um roteiro bem lógico e ao mesmo tempo consegue seguir boa parte do livro, retirando detalhes. Tudo bem que ele não é 100% fiel ao livro, mas é uma adaptação muito bem feita, e parece colocar nos trilhos a franquia de Percy Jackson. É claro que a trama se desenrola de forma simples e com um final previsível, mas o melhor é que o diretor Freudenthal deu um novo recomeço à série, chamando a atenção do público, tanto os leitores e os não-leitores. Acredito também que o filme terá um público maior, porque dentro desses três anos de diferença de um filme para o outro, novos leitores conheceram a série de livros Percy Jackson, e tenho certeza que darão uma chance para O Mar de Monstros.

Percy Jackson e o Mar de Monstros : Foto Logan Lerman

Com seus altos e baixos, o resultado final do filme é satisfatório. Ele ainda está longe de ser o filme ideal de Percy Jackson, mas de tudo o que temos do personagem nos cinemas, ele é o melhor.

Percy Jackson e o Mar de Monstros : Foto

Com muita ação e aventura, ele ainda tem humor, como nas cenas protagonizadas por Dionísio(Stanley Tucci), o deus do vinho e diretor do Acampamento Meio-Sangue, que vive confundindo os nomes dos semideuses. Outro alívio cômico é o ciclope semideus, Tyson. Mesmo que eu não imaginasse Douglas Smith no papel, não tivemos uma decepção por parte das "atrapalhadas" do personagem, que sente orgulho por ser irmão de Percy.

Percy Jackson e o Mar de Monstros : Foto

Quanto aos efeitos especiais, alguns deles deixaram a desejar... não que foram mal feitos, mas não se parecem reais, principalmente os monstros. Talvez isso se deva ao orçamento do filme, mas outra coisa que me incomodou foi o título da aventura ser O Mar de Monstros, porque de monstros podemos contar nos dedos. O próprio Triângulo das Bermudas é pouco explorado no filme - diferente do livro, onde temos muitas missões pelo oceano... -, e as sequências no mar são rápidas demais que logo os personagens estão na Ilha de Polifemo, um ciclope maligno que detém o Velocino de Ouro.

Percy Jackson e o Mar de Monstros : Foto Alexandra Daddario, Brandon T. Jackson, Douglas Smith

E então, o final. Tudo bem, o filme seguiu uma lógica para chegar até o boss da história, mas gente, podiam muito bem ter dado mais destaque à essa cena, alongado essa parte, porque enquanto eu assistia, tudo acontecia muito rápido. O mais interessante é que eu pensei que eu me incomodaria com essa cena que não existisse nos livros, mas sabe, eu até gostei como eles colocaram as coisas e sinto que eles já estão preparando terreno para os próximos filmes. Talvez estejam apenas encurtando certos fatos na série para chegar ao principal.

Percy Jackson e o Mar de Monstros : Foto Douglas Smith

Enfim, Percy Jackson e o Mar de Monstros não foi um filme fiel à PJO, mas foi um longa bem animado, mais descontraído e com mais elementos da literatura do que o seu antecessor. A cena final foi imprevisível e deixa um gancho bem legal para o próximo filme, que ainda não sei se foi confirmado, mas que provavelmente se chamará A Maldição do Titã. Assistam o filme, é um entretenimento satisfatório, uma aposta que deu certo.

Percy Jackson e o Mar de Monstros : Foto Douglas Smith, Logan Lerman

***

Ficha do Filme:

Percy Jackson e o Mar de Monstros : PosterTítulo: Percy Jackson e o Mar de Monstros(Percy Jackson - Sea of Monsters)
Direção: Thor Freudenthal
Elenco: Logan Lerman, Alexandra Daddario, Brandon T. Jackson, Leven Rambin...
Gênero: Fantasia, Aventura
Nacionalidade: EUA
Lançamento: 16 de agosto de 2013
Duração: 1h e 46min

14 comentários:

  1. Bem, eu confesso que fui uma daquelas que gostei do primeiro filme e espero gostar desse também. Como ainda não tenho todos os livros, não irei ler a série ainda. Gostei das críticas, foram bem plausíveis, irei analisar quando estiver assistindo o filme. E também vim avisar que tem uma tag no meu blog para ti: http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/2013/08/meme-tag-10-livros-favoritos.html
    Beijinhos, Thamires R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler a série, porque você terá uma opinião mais completa do filme e entenderá algumas cenas mais a fundo.

      Excluir
  2. Olá!!!, Deus te abençoe,amigo não assistir esse filme ainda, mais o seu blog é ótimo sucesso, já
    estou te seguindo, Aguardando
    Retribuição.
    Canal Youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti a alguns pedaços do primeiro filme, somente. A trama não tava me prendendo, sabe? E também vi TANTAS críticas em relação a ele que já fui pensando que ele seria ruim e tudo mais.
    Pelo menos dessa vez o diretor conseguiu ser um pouco mais fiel, não é mesmo? Quanto aos efeitos, bom... Aí é complicado.
    Talvez bem mais lá na frente eu veja os filmes. Vamos ver.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são a melhor escolha - sempre, kk - mas PJ e o Mar de Monstros é bem superior à Ladrão de Raior. O novo diretor soube dar uma trama mais consistente ao personagem em vez de ser mais um filme "teen".

      Excluir
  4. Hey! Eu li o livro e estou meio receoso para ver o então esperado filme. Faz muito tempo que li o livro, quase 2 anos e não me lembro mais de quase nada *chora*, mas estou curioso para ver a adaptação!

    Abraços! Lucas B.
    ESCONDIDOS NO LIVRO
    http://escondidosnolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adaptação deixa à desejar em alguns pontos, mas compensa muito e traz de volta a essência que foi perdida no filme LdR \o/

      Excluir
  5. menino, tu vive dentro do cinema né, kkkkkkkkkk
    brincadeirinha. Poxa, eu nunca li nada do Riordan, e nem tenho desculpa porque minha irmã tem essa série todinha,mas nunca peguei sabe, a preguiça domina. Sendo assim assisti ao primeiro filme e curti bastante. daí jogaram um balde de água fria em mim, dizendo que o filme não era nada fiel ao enredo, e eu queria muito conferir o livro, mas a falta de tempo e o desanimo não deixa.
    Agora com este segundo filme,com certeza vou assistir, embora tenha visto o trailer e achado alguns efeitos bem amadores hehe
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahushaus, ainda sou estudante!
      Leia sim, apesar de ser direcionado ao público mais jovem, é impossível não curtir as aventuras de Percy Jackson, até mesmo pela mitologia e pelo humor característico nos livros. Bem, quanto as adaptações, Ladrão de Raios foi um fiasco, mas Mar de Monstros se salvou legal, apesar de não ser 100% o filme de PJ... a essência tá ali, tem muito mais detalhes no filme que estão nos livros e tudo mais, mas ainda, espero no que no próximo filme, o diretor nos surpreenda!

      Excluir
  6. Pra quem leu o livro é uma decepção, faltaram partes, outras foram trocadas e trouxeram a vida um personagem que só aparece no penúltimo livro, se vc gosta dos livros e pretende assistir um filme que satisfaça sua vontade de ver Percy Jackson numa telona lutando contra monstrons, não assista a esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista esse filme sim, porque acho muita hipocrisia da parte dos fãs falarem mal dos filmes e depois chorarem por uma adaptação. Por favor!

      Excluir
  7. Me assustei com as criticas do primeiro filme porque eu curti bastante, foi exatamente ele que me levou ao interesse de ler os 5 livros da saga. Depois de ler completamente todos pude formar minha opinião sobre os filmes, por incrível que pareça continuo a gostar do primeiro filme, mesmo discordando de alguns fatos (mas como é uma adaptação...). Porém o segundo filme não me chamou atenção em nada, aliás só de assistir o trailer me desanimou a ir ao cinema, esperei o lançamento na TV (foi a melhor coisa que eu fiz). Eu achei o filme um tédio e não é porque achem que eu penso que não foi foi fiel, porque não é por isso, eu estudei adaptações e sei do que se trata um roteiro modificado, existem vários tipos de adaptações e infelizmente eu não gostei dessa. Achei o filme corrido e a apresentação dos "novos" personagens uma porcaria, se não tivesse a parte em que acrescentaram do cronos teriam mais tempo desenvolvendo a trama baseada no livro "Mar de Monstros" do que tendo que explicar uma cena que foi precisa de 3 livros pra entender a história. Aceleraram de mais, é o que eu penso, isso vai atrapalhar uma sequencias de fatos da série, sem contar que esse fato negativo apagou qualquer um positivo. Bom não estou aqui pra desmerecer a sua crítica é só que eu discordo dos pontos ressaltados por você e "chorar por uma adaptação" (como disse o anonimo ali em cima) não significa ter que gostar de qualquer produção feita só porque você adoraria apreciar em outros materiais. Assistam aos filmes sim, pois só assim poderão tirar suas próprias conclusões, e evitem comparar muito os filmes com os livros e também deixar de compara-los, tenham senso ao criticar.
    Beijos Joshua.

    ResponderExcluir
  8. Concordo que o segundo filme foi mais bem adaptado, porém achei completamente desnecessário o tão chamado "Cronos de Lego". Foi uma atitude completamente maluca, mas entendo que colocaram Cronos já no segundo filme por terem conhecimento de que não haveria outra adaptação, então puseram "um final". Eu assisti os filmes primeiro e gostei, até o momento em que li o primeiro livro (rsrsrs sempre assim). Ainda assim gosto de assistir os dois filmes por falta de uma adaptação melhor. Se o diretor do segundo filme tivesse produzido o primeiro também provavelmente ia ficar perfeito.
    P.S. o deus da guerra é Ares. Áries é um signo do zoodíaco.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...