segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Crítica de Filme - Círculo de Fogo

Círculo de Fogo : Poster

Círculo de Fogo - no original, Pacific Rim - tem o objetivo de apenas entreter quem assiste o filme, coisa que o diretor Guillermo del Toro soube fazer muito bem, apesar de um roteiro um pouco fraco. De qualquer modo, o público ao final do filme, sai satisfeito, o que reforça que ainda nos dias de hoje, filmes do tipo tem seu lugar no cinema.
Círculo de Fogo : Foto


A trama se passa em um época em que gigantescas criaturas, denominadas Kaiju, emergiram do oceano Pacífico, começando a assolar as cidades das costas ao redor. Os humanos então desenvolveram um projeto para deter esses seres e criaram seus próprios monstros: os Jaegers, robôs gigantes, totalmente armados, que partem para a luta mano à mano contra as criaturas. Mas para controlar um Jaeger, é preciso de dois pilotos, que por uma conexão neural - que explora lembranças e sentimentos interiores - une as ações do robô, mas é preciso ter compatibilidade por conta dos pilotos, que em sua maioria são parentes.

Círculo de Fogo : Foto Charlie Hunnam, Idris Elba

A história, até então, se desenvolve bem, mostrando como a humanidade reagiu ao ataque dos Kaiju - que significa, literalmente em japonês, "besta gigante", "bicho estranho"... - E então conhecemos o protagonista, o ex-piloto de Jaeger - que em alemão significa "caçador" - Raleigh Becket(Charlie Hunnam), que perdeu o seu irmão, também piloto, cinco anos atrás em uma luta contra um Kaiju. Ele é chamado de volta por Stacker Pentencost(Idris Elba), que comanda o Projeto Jaeger, mas Raleigh ainda não possui um segundo piloto com sua mesma compatibilidade. Então entra em cena Mako Mori(Rinko Kikuchi), uma treinadora, que nutre certos sentimentos por ele. As coisas mudam quando um Kaiju ataca Hong Kong e envia pulsos eletromagnéticos, fazendo toda a luz elétrica da cidade desabar. A única opção é usar o robô analógico, o Jaeger Gipsy Danger, até então tido como obsoleto e velho. E ele é comando por Raleigh e Mako.

Círculo de Fogo : Foto Charlie Hunnam, Rinko Kikuchi

Um ponto mais do que positivo no filme são os efeitos especiais. As lutas entre Jaegers e Kaijus são como uma versão mais violenta dos combates entre um Megazord e um monstro gigante, em Power Rangers, ou melhor, remete aos clássicos seriados japoneses, que talvez muita gente já acompanhou - ou acompanha - e sente uma onda de nostalgia ao assistir Círculo de Fogo.

Círculo de Fogo : Foto

Os combates são épicos, ainda mais quando os Kaijus atacam de surpresa pela imensidão do Pacífico. Cada Jaeger tem seu próprio estilo de luta, e isso é por causa da especialidade dos pilotos, que coreografam movimentos em sincronia dentro do robô, em uma espécie de sala high-tec.

Círculo de Fogo : Foto

O filme tem sua principal característica com base nas lutas, que já prendem a atenção de quem assiste, mas o roteiro e os diálogos deixam a desejar. É claro que em um filme como Pacific Rim, é difícil de você criticar o mal desenvolvimento de personagens, mas o mesmo aconteceu com a franquia de Transformers, mas aqui, o erro é amenizado, e enquanto assistimos as sequências de ação, não atentamos para esse lado, mas que com toda a certeza, poderia ter sido mais trabalhada, como o romance entre Raleigh e Mako.

Círculo de Fogo : Foto

O desfecho e os mistérios que cercam a origem dos Kaijus se sustenta até o final - sendo desvendada pelo cientista quase maluco Dr. Newton Geiszler(Charlie Day) que cisma em se conectar à um cérebro de um Kaiju, o que o leva a procurar por um grupo de contrabando de partes dos monstros gigantescos, liderado por Hannibal Chau(Ron Perlman), o que rende algumas cenas cômicas.

Círculo de Fogo : Foto Charlie Hunnam

Em geral, Círculo de Fogo agrada. É sim um blockbuster de bilheteria de Hollywood, mas na maioria dos seus aspectos, ele fez bem, e mostrou que um filme de robôs gigantes contra monstros também gigantes pode ser um grande entretenimento. 

Círculo de Fogo : Foto Charlie Hunnam

***

Ficha do Filme:

Círculo de Fogo : PosterTítulo: Círculo de Fogo(Pacific Rim)
Lançamento: 9 de agosto de 2013
Direção por: Guillermo del Toro
Com: Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi...
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica
Nacionalidade: EUA
Duração: 2h 10min

Um comentário:

  1. Eu me diverti muito no filme. Não é um primor, mas achei bacana e gostei de ter visto. Não esperei nada e ninguém deve, afinal, é apenas entretenimento...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...