domingo, 7 de julho de 2013

Resenha - Resident Evil: Retribuição de John Shirley

 

Resident Evil: Retribuição de John Shirley é a novelização do roteiro de Paul W.S. Anderson, do filme que adapta a franquia de games da Capcom e é uma das mais famosas nos dias de hoje: Resident Evil! Tenho que dizer, mesmo não tendo assistido o quinto filme, resolvi ler o livro, e a leitura foi extremamente satisfatória. A escrita de Shirley flui bem e é de fácil entendimento, e creio que muitos leitores que antes não conheciam os jogos/filmes, vão ficar loucos para saber!


Resident Evil 5: Retribuição : Foto Boris Kodjoe, Johann Urb, Milla Jovovich

A primeira pergunta que você faz deve ser essa: quem não assistiu os outros filmes, vai conseguir entender essa novelização? Sim, e acho que o autor se preocupou bastante com esse aspecto. Há um prólogo que resume o conteúdo dos filmes anteriores até o final de Recomeço, o quarto filme, ou seja, você não perde nenhuma informação de importante. Mas de qualquer modo, é sempre bom assistir os filmes, não que faça muita diferença na leitura. John Shirley conseguiu recapitular a história dos filmes anteriores, e assim, iniciar a história de Retribuição.

"- Vamos agir. Temos uma foragida a caçar. E uma traidora a matar."

Uma coisa que achei bem legal no romance, é que o autor não só apenas adapta todo o roteiro do filme, como também adiciona subtramas e novos personagens, que provavelmente terão um papel maior no futuro. Conhecemos então a clone Dori, sua mentora JudyTech, o velho Tom... há um pequeno grupo de sobreviventes em uma ilha, o jovem Jack, seu tio Chung, o par gay Bim e Lony... e isso tudo enriquece mais ainda a trama, e nos perguntamos se ainda há esperança para a humanidade contra os zumbis, que infestaram o mundo, e poucos sobreviventes ainda conseguem lutar pelas suas vidas, muitos deles se corrompendo e matando outros sobreviventes.

"Alice se perguntou se ainda haveria alguém vivo por lá - realmente vivo."

A protagonista Alice - por mais que os fãs do game a odeiem, porque isso pra mim é uma birra desnecessária contra os filmes - tem decisões a tomar nesse capítulo da franquia. Ela não tem que lutar apenas pela sua sobrevivência, mas sim, por toda a humanidade, por sua filha Becky, seus amigos Luther, Claire e Chris Redfield, Ada Wong, Leon Kennedy... e se aliar com seu maior inimigo: Albert Wesker! Apenas no último capítulo - no final do filme, acredito - descobrimos o porque de Wesker querer a ajuda de Alice, e quando cai o pano, percebemos que uma grande guerra entre humanos e zumbis ocorrerá em breve, por mais que um dos lados esteja em mais desvantagem. É desesperador o cenário que a Terra está passando.

Resident Evil 5: Retribuição : foto Milla Jovovich

A descrição dos personagens matando, estraçalhando, esmagando, destruindo, estourando os zumbis é minuciosa, mas o autor descreve com tamanha precisão, que você se imagina lutando contra um zumbi. Há diferentes tipos de mortos-vivos, porque há muitas variantes do T-Virus, que causou tudo isso: há a virante Las Plagas, onde o infectado parece ter um pouco de inteligência - podendo até usar armas e dirigir carros; há os Likers, que se parecem com massas de músculos disformes, e possuem uma língua semelhante a um chicote. Sua desvantagem é que eles são cegos; e muitos outros, como no final do livro - e do filme - podemos perceber: cães mutados chamados de Cerberus, Executores, zumbis de mais 2 metros de altura, Aranhas Gigantes, seres que podem soltar veneno, criaturas aladas... aterrorizante, não?

Resident Evil 5: Retribuição : foto Paul W.S. Anderson

Por mais que eu não tenha assistido o filme, pra mim, a novelização é muito boa. John mostrou competência em adaptar um roteiro de um quinto filme, e mesmo assim situar todas as informações dos longas passados. Todo fã de Resident Evil, tanto dos games como dos filmes precisa ler Retribuição, até aqueles que não são muito chegados na história.

Resident Evil 5: Retribuição : foto

Bem, essa é a minha retribuição quanto ao livro... digo, minha resenha. Dizer recomendo é pouco.

"Alice estremeceu. Mas também sentiu novas forças dentro de si. Sentiu a promessa dessa força, a promessa da batalha. Uma batalha épica que enfim encerraria essa jornada sombria. Estava se aproximando, e Alice seria a peça mais importante do jogo. Tudo dependia dela... Alice."

***

Ficha do Livro:

Título: Resident Evil: Retribuição (Resident Evil - Retribution)
Autor: John Shirley - baseado no roteiro de Paul W.S. Anderson
Tradução por: Ryta Vinagre
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Gênero: Suspense, Terror, Ação.
Preço Sugerido: R$29,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...