sábado, 8 de junho de 2013

Crítica de Filme - Um Porto Seguro

Um Porto Seguro : Poster
Quando uma misteriosa mulher chamada Katie (Julianne Hough) se muda para a pequena cidade de Southport, Carolina do Sul, seus novos vizinhos começam a levantar questões sobre seu passado. Bela e discreta, ela evita qualquer tipo de laço pessoal com os outros habitantes da região até que conhece o charmoso Alex (Josh Duhamel), um homem gentil, viúvo e pai de dois filhos, e a sincera Jo (Cobie Smulders), que se torna sua amiga. Katie começa a se interessar por Alex e se sente cada vez mais afeiçoada a ele e sua família. Ela acaba se apaixonando mas um segredo de seu passado a impede de ser plenamente feliz.

A adaptação cinematográfica de Um Porto Seguro, mais um sucesso do autor Nicholas Sparks, mostra que romance e suspense podem se "casar". É claro que não podemos esperar muito de um filme romântico, ainda mais porque sabemos que encontraremos clichês do gênero, mas mesmo assim o filme é agradável, e de todos os longas desse segmento, independente de ser adaptação ou não, ele te prende. Do original Safe Haven, o filme é ótimo para quem procura um romance diferente dos que encontramos por aí.


Um Porto Seguro : Foto Cobie Smulders, Josh Duhamel, Julianne Hough

O livro Um Porto Seguro, para mim, é o melhor do Sparks. Eu amo essa história, e o filme reforça isso. O filme não é melhor que o livro, obviamente, e também não é o melhor filme que você verá, mas ele tem um diferencial. Não só por ser agradável, ele tem suspense e mistério. Assim que começa o longa, vemos uma mulher fugindo de casa, desesperada, pedindo ajuda, e logo em seguida, indo para a rodoviária, às pressas, tentando pegar o primeiro ônibus que aparecer a sua frente. E mais, ela está sendo perseguida por um homem frenético. Mesmo que os primeiros minutos do filme sejam confusos, eles já puxam a atenção de quem está assistindo.

Um Porto Seguro : Foto Cobie Smulders, Josh Duhamel, Julianne Hough

O longa pode bambear entre o suspense e o romance - e até o sobrenatural - mas ele não deixa a desejar. Mesmo sendo clichê tanto nos personagens como no "destino inevitável" deles, Um Porto Seguro é o tipo de filme que ao chegar ao final nos dá a sensação de ter cumprido o seu papel. Não é uma história inesquecível - cinematograficamente - mas assistir não é um tempo perdido.

Um Porto Seguro : Foto Cobie Smulders, Julianne Hough

As atuações embelezaram o filme mais ainda. Josh Duhamel como Alex é o tipo de homem que mesmo tendo vivido o sofrimento de ter perdido a esposa e de ter que cuidar de dois filhos pequenos sozinho, ainda sabe que poderá ser feliz na vida. Ele não é um homem que quer se aproveitar de uma mulher indefesa e frágil. Ele quer cuidar dela porque a ama, e Duhamel soube passar muito bem isso. Ele não é o herói do filme, que tanto nas cenas finais fica bem claro que é Katie que tem que lutar com o seu passado, mas sabemos que é nele que a personagem principal busca seu porto seguro e reencontra o amor verdadeiro.

Um Porto Seguro : Foto Cobie Smulders, Josh Duhamel, Julianne Hough

O mesmo vale para Julianne Hough. Apesar de ser uma mulher extremamente linda, não é sua beleza que sustenta seu papel. Percebemos o quanto ela está assustada no começo do filme, e que ao decorrer do longa ela começa a baixar sua guarda. Sua química com Josh é ótima e convincente, e quando vem o primeiro beijo, sabemos que o romance é inevitável.

Um Porto Seguro : Foto Josh Duhamel, Julianne Hough

E quanto ao antagonista de toda a história, Kevin, o homem que persegue Katie, David Lyons soube encarnar o papel de forma insana e sádica. É notável o quanto Kevin tem problemas psicológicos, e seu modo frenético de perseguir Katie, deu ao filme um tom de suspense bem dosado. David não deixou a desejar em seu papel, mesmo em suas cenas "explosivas".

Um Porto Seguro : Foto Josh Duhamel, Julianne Hough

Como um filme de romance, clichês são normais e esperados - desde a simples cena de chuva forte que simplesmente "interrompe" o programa do casal de "amigos", e então eles se refugiam em um bar e começam a dançar ao som de uma música romântica, à cena de uma tarde na praia... - Mas esse tipo de clichê não pode ser considerado como um ponto negativo. Um Porto Seguro recicla a ideia de que o amor é o único refúgio, e mesmo que pareça que dê tudo certo para a protagonista - coisa que só acontece em filme mesmo - temos aquela sensação de que aquilo pode acontecer na vida real. Não só o romance, mas também tudo o que a protagonista passou de desespero e angústia. E acontece. E talvez o amor seja mesmo o único refúgio.

Um Porto Seguro : Foto Josh Duhamel, Julianne Hough

***


Um Porto Seguro : Poster
Título: Um Porto Seguro (Safe Haven)
Direção: Lasse Hallström
Elenco: Julliane Hough, Josh Duhamel, Cobie Smulders, David Lyons...
Gênero: Romance, Drama, Suspense
Nacionalidade: EUA
Duração: 1h 55min
Lançamento: 19 de abril de 2013

6 comentários:

  1. Já assisti Querido John e amei,, e saber que Um Porto seguro é do mesmo criador desse filme me deixa empolgada para assistir. irei conferir com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista os filmes e leia os livros. Nicholas Sparks é um ótimo autor :D

      Excluir
  2. Certamente o amor é o único refúgio. Aliás, gostei muito da sua resenha e da forma como você tentou transmitir a mensagem encontrada no filme.
    Eu estou muito ansioso para assistir essa adaptação, e acredito que o filme possa me surpreender. Claro que não espero muita coisa, mas ainda assim vale a pena.
    Uma coisa que gosto dos filmes baseados em obras do Sparks são os cenários. A região que os livros se passam deve ser incrivelmente linda e dá pra notar isso com as poucas imagens usadas na sua postagem (e por outros filmes que já assisti).

    Abraços, Joshua.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é uma adaptação muito fiel ao meu ver, não deixou muito a desejar. E o romance é bem convincente quanto à química dos atores. Assista, porque vale mesmo à pena :D

      Excluir
  3. Poxaaaaa, acabei de assistir ao filme e procurei alguns sites para poder entender e refletir um pouco mais sobre a história. Fiquei impressionada com o seu modo de expressar suas ideias sobre o filme. Resumiu tudo de uma forma realmente madura e crítica! Meus parabéns, e pelo visto o mocinho tem apenas 14 anos hein? Vejo que vem muito sucesso pela frente!! Espero que você nunca desista de persistir em seus objetivos e possa concretizar muitos sonhos! Tudo de bom seeeempre, e continue assim que você vai longe!! Meus sinceros votos de felicidades :D

    ResponderExcluir
  4. aaah, não vi que dava para colocar o nome!! sou a que escreveu isso aí de cima. Enfim,só pra vc saber q eu não sou uma tia, prima, ou qualquer coisa do tipo, kkkkk enfim, vc é bom mesmo! Tchau

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...