sábado, 8 de junho de 2013

Resenha - A Sabedoria do Condado de Noble Smith


Não é um auto-ajuda. E também não é um livro que tá pegando carona com o sucesso de J.R.R. Tolkien. A Sabedoria do Condado é um livro original, feito por um fã para fãs. É um livro que eu gostei tanto, mas tanto, que demorei menos de dois dias para concluir a leitura. Se você é fã de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, você não pode perder esse livro, por nada!


Noble Smith é um hobbit sem sobra de dúvida, e ser um hobbit - ou um Pequeno - não significa ter que morar no Condado na Terra-Média, ou ter baixa estatura e pés peludos. Ser um hobbit é um estilo de vida, e você pode ser um hobbit tendo um coração bondoso e amável, e sendo corajoso mesmo quando a situação seja de extremo perigo. A Sabedoria do Condado para mim é mais que um livro: é uma conversa com o leitor. O autor tem uma narração fluente, e você se sente confortável com as coisas que ele diz. Noble usa muitas metáforas acerca da história e do mundo criado por Tolkien, ensinamentos que podemos empregar em nosso dia a dia, para termos uma vida melhor em todos os aspectos. Há muito o que aprender com a vida dos hobbits.

E não só com os hobbits. O autor também usa como exemplo as outras raças da Terra-Média. Smith fala sobre a graça dos elfos, o orgulho dos anões, o protocolo dos Istari, a ambição de dragões, a paciência das ents... E o autor não para por ai. Noble diz muitas coisas interessantes sobre a obra de Tolkien, e percebemos que ele fez um verdadeiro estudo antes de escrever A Sabedoria do Condado.

E a pergunta que não quer calar: como podemos ser um hobbit nos dias de hoje? E o autor consegue responder com maestria, usando como base os livros de Tolkien, não só os livros, mas como também sua própria experiência de vida. E o livro não se limita apenas há dicas de como viver à moda hobbit: A Sabedoria do Condado é uma verdadeira enciclopédia não-oficial de O Senhor dos Anéis. Noble diz muitas coisas sobre a Terra-Média que passam despercebidas quando lemos a trilogia e O Hobbit.

Eu recomendo o livro mesmo para quem leu os livros de Tolkien, apesar de quem também não leu ou só assistiu os filmes não se sinta confuso. A Sabedoria do Condado é uma análise muito boa sobre a obra de Tolkien, principalmente sobre os hobbits. Apesar do livro ser curtinho - menos de 200 páginas - Noble compilou ensinamentos e mensagens marcantes que podemos aprender com os Pequenos.

E por último, comento sobre o trabalho da Editora Novo Conceito. Desde a capa que remete à porta de uma toca-hobbit e uma paisagem do Condado, uma linda ilustração, à diagramação e o papel pólen utilizados. A textura da capa é um detalhe a parte, e o acabamento gráfico é simplesmente digno. Recomendo A Sabedoria do Condado para todos os hobbits e os "orcs" de nossa sociedade.

***
Ficha do Livro:

Título: A Sabedoria do Condado (The Wisdom of Shire)
Autor: Noble Smith
Tradutor: Cibele da Silva Costa
Prefácio: Peter S. Beagle
Editora: Novo Conceito
Páginas: 174








O Autor:

Noble Smith trabalhou como roteirista de jogos de video game, produtor executivo de documentários e diretor de mídia de uma fundação internacional de direitos humanos. Seu livro Sons of Zeus serpa publicados em 2013. Ele vive no noroeste do Pacífico, com sua esposa e filhos.











Outras Capas:

  
Não sei se a capa brasileira foi baseada nessa primeira capa...

Um comentário:

  1. Recebi esse livro numa troca e acabei dando pro meu namorado. Ele começou a ler e estava gostando, mas parou um pouco, não sei porque. Não sei dizer se o livro é bom, mas a leitura é recomendada mais para quem já leu O Hobbit e os 3 livros da Saga do Anel, porque contém spoilers. Por isso, não li ainda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...