quarta-feira, 24 de abril de 2013

Resenha - Uma Curva na Estrada de Nicholas Sparks


Nicholas Sparks, sendo um dos meus autores favoritos, é difícil escrever um livro que eu não goste tanto, mesmo tendo os seus livros mais fraquinhos. No caso de Uma Curva na Estrada, é uma história que eu gostei bastante e recomendo, apenas achei que os últimos capítulos perderam um pouco o foco do enredo em geral.


É um autor muito amado, mas que também tem muitos leitores com um pé atrás quanto a ele. É certo dizer que os livros dele seguem o mesmo estilo, tem a mesma fórmula e receita, mas algo é notável: ele sempre traz algo novo para os leitores. Em Uma Curva na Estrada, o protagonista se chama Miler Ryan, um subxerife, que é acertado pela fatalidade de perder sua esposa e ter que cuidar sozinho de seu filho Jonah - semelhante à Um Porto Seguro quanto á viuvez do personagem principal - Miles jura que vai encontrar o causador da morte de sua esposa, um acidente que ele acredita ter sido um crime, e que até agora é misterioso... mas se passam dois anos e Miles se conformou com a morte de sua esposa Missy, mas nunca se envolveu em algum relacionamento depois do fato, até conhecer Sarah Andrews, a professora de seu filho, que se voluntaria a dar aulas de reforço a Jonah e melhorar seu desempenho escolar. Mas Sarah possui seu próprio passado, e após se separar do "homem de seus sonhos", ela não quer mais se envolver com outros homens, sabendo que o seu segredo irá fazer todo o amor acabar, mas enquanto vai conhecendo mais a fundo Miles, os dois começam a criar laços de amor, e não tarda eles se declararem um ao outro. Mas tudo muda quando o assassino de Missy está mais perto do que eles esperavam.

Uma Curva na Estrada foi uma leitura agradável e simplesmente mostrou como Sparks consegue unir suspense e romance. Aqui temos alguns capítulos narrados do ponto de vista do assassino, que só servem para nos impulsionar na leitura e tentar descobrir quem verdadeiramente matou Missy, e se foi somente um acidente. Não é um tipo de livro que te levará às lágrimas, até mesmo porque eu senti um pouco da falta de romance neste livro, em relação à Miles e Sarah. É claro que no começo do livro, enquanto eles vão se conhecendo e tudo mais, o romance, como foco do livro, é bastante intenso - e muito - , mas da metade para o final, senti que a personagem de Sarah foi um pouco esquecida, e Miles só tinha olhos para resolver o caso de Missy após ter novas pistas em anos. Isso não torna o livro ruim, mas fiquei um pouco incomodado, pois Miles se torna quase um homem insano, sem raciocinar nada, apenas agindo por impulso, e tendo como alvo o seu antagonista na cidade pequena de New Bern: Otis Timson.

O suspense se mantém até o final do livro envolvendo o verdadeiro assassino de Missy, e mesmo eu já tendo acertado logo no começo do livro quem era o causador da morte da ex-mulher de Miles, o desfecho é satisfatório. Uma Curva na Estrada pode ser "mais um" livro do Nicholas Sparks. E é. Mas o melhor de tudo é a mensagem que é passada: sem perdão não há amor, e sem amor não há perdão. Quem ama perdoa, e quem perdoa, ama.

***

Ficha do Livro:

Título: Uma Curva na Estrada (A Bend in the Road)
Autor: Nicholas Sparks
Tradutor: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Página: 304
Ano: 2013








Outras Capas:

   

8 comentários:

  1. Ai não consigo me empolgar com Sparks. Como vc disse, até o mistério dá pra solucionar logo de cara. Não entrou pra wishlist :/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sparks é um autor para amar e odiar. Para mim, "Uma Curva na Estrada" não é o melhor livro do autor, mas passa longe de ser "fraquinho".

      Excluir
  2. Ouvi dizer que este é um dos melhores livros do autor, tem um pouco mais de sal. Se eu tivesse saco para começar a ler Nicholas Sparks, começaria por Uma Curva na Estrada, mas não no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim não é um dos melhores livros do autor - acho que "Um Porto Seguro" é o melhor livro dele que já li - mas também não é uma história fraca. O problema foi a metade pro final do livro... o romance ficou meio de lado e o suspense - que acredito não ser o foco principal do livro - ficou muito frisado. É um livro bom de se ler e ótimo pra quem quer começar ler Sparks.

      Excluir
  3. Oie Joshua
    estou com bastante expectativa para ler esse livro, já que será meu segundo livro do Nicholas e também porque só tenho lido resenhas positivas dele.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que eu gostei bastante e espero que você goste também :D

      Excluir
  4. Apesar de saber que o Sparks tem uma receita pronta e não ver problema algum nisso (assim como não vejo nos livros do Patterson), acho que ele peca apenas ao criar personagens semelhantes a de seus outros livros. De qualquer forma, seus livros são sempre desejados e esse não poderia ser diferente, ainda que não o melhor.

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mesmo com essa "fórmula Sparks", os livros do autor são muito bons, apesar, de como você apontou, ele parecer repetir seus personagens, o que parece que só muda o nome e algumas características! Mesmo assim, acredito que Nicholas Sparks sabe dosar bem o romance em seus livros com outros elementos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...