segunda-feira, 22 de abril de 2013

Crítica de Filme - Oblivion

Oblivion : Poster

Um filme complexo, acima de tudo, mas um filme que sem sombra de dúvida é muito bom, mas que poderá apenas agradar ao público mais descompromissado ou que apenas queira se entreter. Oblivion com Tom Cruise é um filme que te faz pensar, tem um enredo certeiro, mas que peca em seu desenvolvimento.


Oblivion : Foto Tom Cruise

O filme nos mostra uma Terra desolada, destruída, ruínas de tudo o que conhecemos hoje. A razão para esse mundo apocalíptico se deve a um confronto com uma raça alienígena, onde os humanos venceram a guerra contra os invasores, mas perderam a Terra - como nas próprias palavras do protagonista Jack(Tom Cruise) - Acompanhando o tal personagem e sua companheira, Vika(Andrea Riseborough), Jack viaja em missão até a Terra com o objetivo de reparar os Drones, máquinas mortíferas que patrulham o planeta com o objetivo de exterminar os estranhos Saqueadores. Tudo muda radicalmente quando Jack encontra uma sobrevivente humana, Julia(Olga Kurylenko), que estranhamente é a mulher que povoa seus sonhos, e Jack sente que possui um elo com ela em seu passado - que misteriosamente foi apagado por seus líderes. A partir que o filme vai se desenrolando, Jack se pergunta se o que realmente ele vive é realidade.

Oblivion : Foto Tom Cruise

Oblivion é uma ficção científica bem armada e com um roteiro direto. Mesmo assim, o grande problema dele é o desenvolvimento. Vendo por um lado, a história de Oblivion é interessante e original, mas como foi executado, ele perde um pouco do seu brilho, e ainda tem um quesito de complexidade de seu enredo. Os expectadores que preferem uma história prontinha e mastigada não vão gostar tanto de Oblivion, já que ele é um filme extenso  e um pouco confuso. É preciso bastante atenção para acompanhar a linha de raciocínio de Joseph Kosinski, diretor, roteirista e produtor do filme, que nos passa uma ideia bem complicada, mas mesmo assim bela e atrativa.

Oblivion : Foto

Eu particularmente adorei o filme, e Oblivion se torna melhor ainda por causa de sua estética e fotografia de Claudio Miranda (vencedor do Oscar por As Aventuras de Pi e colaborador de Kosinski em Tron - O Legado). A paisagem - mesmo que desolada da Terra - possui uma beleza arquitetada impressionante e dá uma profundidade ao filme ao adaptar lugares bastante conhecidos do mundo.

Oblivion : Foto Morgan Freeman, Tom Cruise

Apenas acredito que o filme pecou em seu desenvolvimento, frisando seus personagens. Tom Cruise tem uma atuação muito boa, ainda mais em suas cenas de ação, mas quanto a Olga Kurylenko, que vive Julia, a sobrevivente misteriosa, uma personagem tão importante no enredo, é pouco explorada e quase não vemos muito dela no filme, apenas "acompanhando" JackAndrea Riseborough como Vika é uma personagem que não teve todo seu potencial mostrado no longa, e acredito que poderiam ter dado mais cenas importantes a ela.

Oblivion : Foto

O grande erro quanto aos personagens são Morgan Freeman e Nikolaj Coster-Waldau(o Jaime da série Game of Thrones). Respectivamente vivem Malcom Beech e Sykes, mas seus personagens se limitam a poucas cenas, como todos os demais, sobrando um filme apenas de Tom Cruise - e com um pouco de sarcasmo, duplamente, senão mais do que isso. Quem assistiu/assistir vai entender...

Oblivion : Foto Tom Cruise

O desfecho é esclarecedor e totalmente satisfatório. Oblivion não é um filme de todo decepcionante. Dá para aproveitar muito do longa, mesmo que ele apenas recicle a ideia de um mundo pós-apocalíptico. O melhor a fazer é assistir o filme, pois tem muita crítica por ai - de sites grandes e experts na área da crítica cinematográfica - que dá uma falsa impressão para Oblivion. Então, recomendo esse filme, e fazendo um trocadilho com a frase do poster: "Oblivion é um filme pelo qual vale a pena assistir"...

Oblivion : Foto Tom Cruise

Ficha do Filme:

Oblivion : Poster
Título: Oblivon (Oblivion)
Direção: Joseph Kosinski
Atores: Tom Cruise, Olga Kurylenko, Morgan Freeman, Nikolaj Coster-Waldau...
Gênero: Ação, aventura, ficção científica
Nacionalidade: EUA
Data de Estreia: 12 de abril de 2013
Duração: 2h 6min

7 comentários:

  1. Tava até curiosa pra ver esse filme, mas agora desanimei um pouco. Esperava que fosse sensacional e não apenas ok :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bom seu post! Conseguiu ser sincero ao expressar sua opinião e ainda conseguiu despertar nos leitores a curiosidade em assistir ao filme, deixando bem claro que mais uma vez, como em todos os outros filmes estrelados por Tom Cruise, o foco principal foi o ator, até mesmo por ele ser tão bem acolhido pelo público. Estou super ansioso para assisti-lo, ainda não tive a oportunidade, mas pelo o que vi com certeza vou gostar! Abrçs.

    ResponderExcluir
  3. me diz ai onde o desfecho é satisfatorio e esclarecedor, porque no final do filme nao explica nada... de onde veio ou porque veio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tet veio de algum lugar no espaço e veio roubar nossa energia... mais alguma pergunta????

      Excluir
  4. É uma delícia de filme, a gente tem que centrar nos diálogos, perceber pequenas frases, expressões... muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Atenção, pode conter alguns spoilers.

    Concordo com quase tudo, mas não entendi 'O desfecho é esclarecedor e totalmente satisfatório', pois o desenrolar de seu texto caminhava para outra posição. Discordo, apesar de ter achado o filme espetacular.
    Para mim, a história de Oblivion é super interessante, porém demasiada e pouco amarrada.
    Não vi um só extra-terretre, nem batalhas. E algumas perguntas surgiram?

    1 - Como os humano ganharam a guerra se restou uma nave espacial orbitando a terra, na qual poderiam haver aliens só esperando o momento para uma nova invasão?
    2 - Por que foram usados drones para eliminar os humanos restantes se, considerando o status da nave, poderiam ter sido usadas armas super pontentes para isso?
    3 - Por que usaram clones e drones para proteger a máquinas que estavam retirando os suprimentos como a água?
    4 - Considerando que Jack descobriu que não havia uma colônia em Titã, por que os 'aliens' precisariam da água dessalinizada, já que o centro de tudo é uma máquina com inteligência artificial?
    5 - Por que a máquina alien engendrou todas as ações para matar humanos e sugar seus suprimentos?
    6 - Qual a origem dos aliens? Provavelmente eram só uma parcela dos seus...

    Enfim, para mim, muitas coisas sem explicação nem nexo para um filme desse porte. O que resta é mesmo ser feliz e apreciar tudo que há de bom em Oblivion, sem questionamentos! Mas fica uma inquietação e montes de dúvidas nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro assistir ao filme novamente, pois o que deixou de entender foi devido a total falta de atençao ao roteiro e nao por falhas do filme.
      1- Os humanos nao ganharam a guerra. Perderam! A estória de que ganharam foi uma memória falsa implantada nos clones para acharem que estavam trabalhando para humanos na estaçao.
      2 - A nave não era super potente assim. Aliás, os aliens destruíram a Lua justamente para facilitar a morte dos seres humanos. Eles precisavam dos recursos da Terra, só nao precisavam dos terráqueos.
      3 - Os drones protegiam as máquinas e os clones mantiam os drones funcionando. Nenhum alien precisou sequer pisar na Terra e correr algum risco. Quer algo mais funcional e seguro que isso? Se ainda tem dúvidas, se pergunte pq os próprios humanos colocam máquinas nas linhas de produção automobilísticas, substituindo outros humanos.
      4 - A água salinizada envolcia algum tipo de produção de energia para os Ets. Uma forma de combustível.
      5 e 6 - Por que os aliens de outros filmes, tais como Independence day, invadiram a Terra? De onde vieram? O que era o monolito de 2001, uma odisséia nos espaço?
      Todos os filmes tem um mote nao explicado.os motivos podem ser vários, mas nao vem ao caso. São fatos apresentados que originam a história. Nem mesmo séries longuíssimas, como Lost, explicaram tudo. O que se dirá de um filme com menos de 2 horas?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...