sexta-feira, 8 de março de 2013

Resenha - À Primeira Vista de Nicholas Sparks



Continuação de O Milagre - lançado pela Editora Agir - À Primeira Vista de Nicholas Sparks, pela Editora Arqueiro, dá sequência a história do jovem casal Jeremy e Lexie, que estão prestes a se casar. É um livro que não possui tantas reviravoltas, mas que é totalmente emocionante e envolvente, e os fãs do autor irão adorar, pois Sparks conduz uma história bem calma, para no final nos dar aquele "tapa na cara" que nos faz pausar a leitura para engolir os acontecimentos.

"Essas mudanças súbitas de assunto durante a conversa serviam para lembrar Jeremy a todo instante de que sua vida tinha passado por uma transformação drástica e repentina."
Página 43 

Eu não cheguei a terminar O Milagre. Li pelo menos umas 70 páginas, mas depois, como era um livro emprestado, tive que devolver, pois na realidade O Milagre, mesmo sendo do Nicholas, não era uma das minhas prioridades literárias. É um dos livros que fez menos sucesso do Sparks, mas é uma história bem gostosa de se ler, uma leitura calma sem muitas reviravoltas, apenas com alguns acontecimentos típicos de um livro de romance. À Primeira Vista toma o mesmo rumo, mas é nessas pequenas coisas que somos atraído pela narrativa fluente do autor.

Aqui vemos o dilema do jovem casal protagonista que estão prestes a se casar. Jeremy se muda para a cidade pacata e pequena de Boone Creek para começar uma nova vida ao lado de sua futura esposa, Lexie Darnell, ela que já está grávida dele, mas o que permanece um segredo entre eles. Em meio a um turbilhão de mudanças, Jeremy, colunista da revista Scientific American, percebe que tudo está normalizando, recebe um e-mail misterioso que desperta um questionamento sobre a confiança em Lexie, testando assim, a força desse amor. Jeremy passa a pensar que está sendo traído, e vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar, e ainda angustiado pela complicada gestação de Lexie, ele nunca poderia esperar que o pior - e o melhor - ainda estava por vir.

"Enquanto ele tentava entender, ela continuou falando, com a voz ainda rouca, e pela linguagem corporal de Lexie ele pôde perceber que ela ficara magoada com a resposta."
Página 79 

À Primeira Vista é um livro bem calmo, mas é uma leitura que vale apena. Mais uma vez bato na tecla sobre quem tem certo preconceito em relação ao autor. TENTE uma vez ler Sparks, mas comece pelo livro certo. À Primeira Vista não é o mais recomendado, mas mesmo assim é uma história maravilhosa, e que acredito que foi uma das sequências independentes mais extraordinárias que já li. Nicholas nos leva ao drama e as aflições que cerca um casamento jovem e que ainda não passou pelas tempestades de um relacionamento. Parece bobo, mas é um livro em que as páginas passam, e você mergulha na história.

O desfecho do livro é inesperado. De um lado temos o pior. E do outro temos o melhor. Então percebo que em todo o livro o autor só estava nos inserindo na vida dos personagens, tranquilamente, quietamente, sem muitas reviravoltas, para no fim nos arrebatar sem aviso.

"Se Lexie falara a verdade, não fora Doris quem eviara as mensagens. Mas, então, quem tinha sido?"
Página 124 

O epílogo é emocionante, e então vemos que a vida nos leva por caminhos que nunca pensávamos traçar. Pode ser difícil, mas no final há uma recompensa. À Primeira Vista nos mostra que nunca podemos desistir, não importa o que aconteça.

É o primeiro livro do autor pela Editora Arqueiro que leio. Antes só havia lido obras lançadas pela Editora Novo Conceito. Fiquei satisfeito com a edição do livro, apesar de achar muitos erros de revisão, não tão berrantes, mas eram erros bobos que me deixaram surpreso por alguém conseguir errar. Em suma, gostei do formato das capas da editora - apesar de parecerem idênticas - pois parecem mais limpas e claras.

2 comentários:

  1. Eu li esse livro em dezembro e , achei um pouco assim sem noção , tipo o cara conhece a garota e depois de 1 semana ela ta gravida e diz que é dele , e do nada eles se amam perdidamente forever , e tal , sei la , mas li o livro inteiro e pra mim a unica parte emocionante mesmo é odesfecho do fim (vc que leu sabe o que quero dizer ),mas gostei nao é de todo ruim , mas varias vezes duvidei da lexie .

    ResponderExcluir
  2. Eu já tentei começar a ler Sparks, e não consegui. Acho que não me dou com o estilo dele, então esse livro, provavelmente não é o ideal para mim, infelizmente. Mas estou gostando do trabalho que a Arqueiro vem fazendo, tem uma boa periodicidade de publicação e variação de títulos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...