domingo, 31 de março de 2013

Resenha - O Menino do Pijama Listrado de John Boyne





Escrito em apenas dois dias e meio, O Menino do Pijama Listrado de John Boyne é um livro curto e simples, mas que possui uma carga totalmente memorável, uma leitura que suga todas as suas forças e te faz se apegar aos personagens, para no fim te dar um golpe final. É um livro triste e profundo, e que trata de assuntos sérios pela ótica de uma criança. É um livro que ao término da leitura te faz ficar refletindo sobre os assuntos ali tratados. Acredito que ainda não me recuperei totalmente desta incrível obra.


Tudo começa quando Bruno, um garoto de 9 anos, chega da escola e percebe que toda a casa está em polvorosa: eles estão se mudando de Berlim! Para o pequeno garoto isso é inaceitável, mas sua mãe não dá trégua para suas reclamações, e Bruno apenas ajuda a empacotar seus objetos e tudo mais. Bruno não sabe o motivo da mudança da família, apenas suspeita que tudo isso está relacionado ao misterioso Fúria que viera jantar com seus pais em um dia desses. Então chega o dia da mudança, e Bruno vê que sua nova morada fica em Haja-Vista, apesar de não entender muito bem isso. A casa não possui uma vizinhança, apenas o silêncio, um lar sem graça e sem muitos lugares para explorar, já que Bruno adora explorar. Mas, da janela de seu quarto, Bruno consegue enxergar uma cerca e muitas pessoas de pijama listrado do outro lado. Ativando seu instinto de explorador, Bruno vai procurar saber - por seus próprios meios - quem são aquelas pessoas e o que elas fazem ali. Em uma de suas andanças até a cerca, Bruno conhece um garoto de sua idade e que nasceu no mesmo dia que ele, um garoto de pijama listrado e que se chama Shmuel. Logo os dois - um de cada lado da cerca - começam uma intensa amizade, ingênua e pura, sem se darem contas que o que estão passando são tempos de guerra.

"- Mas quando poderemos voltar a Berlim? - perguntou Bruno, com o coração apertado após a resposta do pai. - Lá é muito mais gostoso."
Página 47 

John Boyne agora é um dos meus autores favoritos! Eu me apaixonei pela escrita dele, simples e fluída, sem se demorar em certos fatos. Ele narra em terceira pessoa, mas é como se estivéssemos na mente de Bruno, e mesmo pela narração um tanto infantilizada - o que é crucial para toda a história - nos vemos envolvido por todo o enredo, sentimo-nos como um Bruno: aflitos e querendo saber quem são aquelas pessoas de pijama listrado. E o que significa a cerca.

"- Por que há tantas pessoas do seu lado da cerca? - perguntou ele - E o que vocês estão fazendo ai?"
Página  103 

Eu não sei como falar sobre este livro. Apesar de ter menos de 200 páginas, ele é uma obra densa em conteúdo, fatos simples, mas que nos faz penetrar a história, nos apegar principalmente a  Bruno e a sua amizade com Shmuel. Nos últimos capítulos do livro percebemos em como essa amizade é verdadeira, mas no desfecho da história, nos sentimos sem palavras, sem expressões, sem algo pra dizer quanto ao que Boyne escreveu. É totalmente válido o que ele destinou aos nossos personagens, mas nos dá um aperto no peito ao relembrarmos a história de amizade entre Bruno e Shmuel.

"Shmuel parecia muito triste ao contar sua história e Bruno não sabia ao certo por quê; para ele não parecia algo tão terrível e, afinal, muito do que acontecera a um acontecera ao outro."
Página  116 

Eu recomendo este livro pra quem quer uma leitura mais profunda e que trará grande reflexão. É um drama muito bem escrito e que trata de assuntos como o Holocausto e a Solução Final contra os judeus, indiretamente, pois em todo o momento do livro, Bruno não faz ideia do que esteja acontecendo no mundo.

"- Você é o meu melhor amigo, Shmuel - disse ele - Meu melhor amigo para a vida toda."
Página 184 

Por fim, o que me resta é procurar outros livros do autor! Me surpreendo que eu não tenha lido esse livro antes. O Menino do Pijama Listrado é surpreendente e tocante e que te fará ficar sem palavras quanto ao desfecho. Há uma adaptação para o cinema do livro.

FICHA DO LIVRO:

TÍTULO ORIGINAL: The Boy in the Striped Pyjamas: A Fable
TRADUÇÃO: Augusto Pacheco Calil
PÁGINAS: 192
LANÇAMENTO: 11/10/2007
ISBN: 9788535911121
EDITORA: Cia. das Letras









Sobre o Autor:


Nasceu na Irlanda, em 1971, e mora em Dublin. Escreveu outros seis romances e foi traduzido para mais de quarenta idiomas. Seu livro mais célebre, O menino do pijama listrado (2007) lhe rendeu dois Irish Book Awards, vendeu mais de 5 milhões de exemplares pelo mundo e foi adaptado para o cinema em 2008.










Outras Capas:

      

6 comentários:

  1. Já li inúmeras críticas em relação a esse livro e ao autor, e incrivelmente foram sempre críticas positivas, citando como ele conseguiu passar uma mensagem bonita em um livro aparentemente tão simples. O mais incrível é o fato de ter sido escrito em apenas 2 dias, algo que eu descobri apenas agora :o

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é genial!!! Do autor, acabei de ler Noah Foge de Casa, que também é ótimo, mas não tão devastador como O Menino. Ainda assim, indico, porque Boyne é um autor sem igual!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Oii, li esse livro há alguns anos atrás e ele é um dos meus favoritos.
    É incrível ver toda aquela crueldade acontecer aos olhos inocentes de uma criança. Assisti o filme também e gostei bastante apesar de ter partes importante diferentes do livro.
    Não li mais nada do autor, mas com certeza esta história me marcou muuuito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ja vi o filme passando na tv ,mas nunca assisti nem li o livro, sei que esta se tornando um classico , todos amam esse livro e depois da sua resenha super positiva fiquei com mais vontade ainda de ler , vou esperar uma promocao do submarino para compra-lo

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é completamente emocionante, te faz chorar te faz refletir, muito lindo. RECOMENDO A TODOS!
    Muito boa sua resenha Joshua!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...