quinta-feira, 28 de março de 2013

Resenha - Cuco de Julia Crouch


Um thriller psicológico de deixar o leitor apreensivo e mante-lo grudado a leitura por horas, sem perder o ritmo. Cuco, da autora Julia Crouch, lançado pela Editora Novo Conceito, e extremamente recomendado pra quem busca uma leitura afiada e um suspense crescente, que não deixa a desejar em nenhum de seus aspectos.


Eu não dava nada pelo livro. Havia lido algumas críticas não tão positivas assim, mas me vi comprando o livro, pois queria tirar minhas próprias conclusões. Chegou então a vez de Cuco em minha meta de leitura. Comecei a ler e me senti envolvido pela leitura, e quando vi, na condução da minha casa até minha escola, já tinha lido mais de 100 páginas!

"- Que bonita - comentou Polly, pequenina sob o teto arqueado da cozinha - Deve ter custado uma nota."
Página 55 

Julia possui uma narração singular. Não tem nenhum aspecto diferente ou chamativo. Apenas ela narra os acontecimentos com uma frieza impressionante, minuciosamente, estudando seus personagens a fundo. A autora consegue capturar o leitor até a história do livro, e então começamos a dar nossos palpites sobre quem realmente é o mocinho/mocinha ou o vilão/vilã.

"- Mentirosa - murmurou Polly de sua cama.
- O quê? - falou Rose, levando um susto.
- Não foi assim - Polly resmungou, expirando enquanto se virava na cama, aninhada novamente debaixo da colcha. Então, suspirou e começou a ressonar." 
Página 112

Rose, a protagonista de toda a história, tem uma vida perfeita. Seu mais novo bebê, Flossie, cresce saudavelmente, sua filha mais velha, Anna, é obediente e inteligente, seu marido Gareth a ama e possui um emprego que ele realmente gosta, e ela, Rose, é a dona de casa que sempre quis, tem a casa que sempre quis, a vida que sempre desejou. Até que sua melhor amiga, Polly, desde a juventude e que compartilhou os melhores - e os piores - momentos de sua vida, liga pra ela e diz que seu esposo, Christos, está morto. Rose não exita e logo chama Polls e seus dois filhos, Nico e Yannis, para passar um tempo em sua casa, até que tudo volte ao normal. Aos poucos Polly começa a manipular toda a família de Rose, de forma que só ela, a mãe e protetora da casa, percebe, mas começa então a perder o seu poder, e fatos corriqueiros de sua vida, se tornam uma prova de sobrevivência. Então tirar Polly de sua casa se revela cada vez mais difícil...

"Apertando seu bebê contra si, Rose voltou correndo para seu quarto, gritando para Gareth."
Página 163 

A premissa é ótima pra deixar você louco pra ler o livro, e o livro faz jus a todo o seu comercial e propaganda. O título Cuco está totalmente adequado para a trama: cuco é um pássaro que rouba outros ninhos.

"Ao sair, Polly virou-se para Rose. 'Obrigada', fez com os lábios. Mas não sorriu. Nem um pouco."
Página 193 

Crouch nos conduz por uma história eletrizante. Na verdade, é um livro realmente grande, com muitos fatos, talvez desnecessários, mas todos esses fatos são cruciais para o suspense crescer. Julia escreve de forma fria, como já disse, deixando a narração com um tom mais sombrio, o que te faz desconfiar de todos os personagens - até das crianças! Não é uma história onde alguém morre e não se sabe quem é o assassino. É uma história que mostra como alguém pode tomar o seu lugar de forma tão fácil, que deixa o leitor meio paranoico, não necessariamente.

"Não que ela não gostasse, mas ele jamais tinha sido tão ousado. Desceu suas mãos entre as pernas dela e a acariciou levemente [...]"
Página 270

Os personagens são muito bem estudados e caracterizados de forma surpreendente. Rose é o tipo de mulher que já fez de tudo na vida, mas que agora tenta esquecer seu passado sombrio. Não é uma protagonista certinha, mas conhecemos ela no momento de sua vida onde tudo está correndo bem. Mas gente, Rose é a protagonista mais idiota que eu já conheci! Desculpe o termo, mas é como se tudo acontecesse debaixo do nariz dela, e ela apenas tenta afirmar para si mesma que tudo é coisa da cabeça dela. As vezes eu queria estapear Rose, gritar com ela e dizer: tira a droga da Polly de sua casa! Rose em determinada parte do livro se mostra um pouco louca, perdendo o controle de tudo, o que nos faz pensar quem é o verdadeiro cuco em toda a história.

"Pela quarta vez em tantos dias, Rose agradeceu ao céu por aquela luminosidade que retornava para as suas filhas e para tudo em volta delas. Não aconteceu da noite para o dia, mas lá estavam, finalmente."
Página 460

Ali Larter, a minha Polly...
E então temos a Polly. Uma cantora que perdeu o sucesso, mas que agora, com a morte de seu marido, tenta retornar ao mundo da música. Nunca fui com a cara da Polly, acho que isso se deve já por causa da sinopse que coloca ela em uma posição antagonista. Mas é o jeito que a Polly trata tudo ao seu redor, de forma meio assassina, como se nada mais valesse a pena pra ela, e ao mesmo tempo, como se tudo estivesse normal. Polly é um perigo, e eu sempre a visualizava como a Lisa (Ali Larter) do filme Obsessiva com Beyoncé.

E então, Cuco é um suspense psicológico que eu recomendo. Pode não ser aquilo tudo para muita gente, mas eu adorei a leitura e recomendo para quem busca um livro que te fará sentir toda a situação eletrizante dos personagens. Muitas vezes eu torci pela própria Rose, e em outras fiquei em dúvida sobre quem verdadeiramente era ela. Julia criou uma trama espetacular, e com um desfecho digno de todo o suspense criado, o final foi totalmente vertiginoso. E o epílogo que se passa dois anos depois de toda a história fez com que eu quase - quase gente, porque não deu - pular em cima da Rose e encher ela de tapa.

"Rose inclinou-se para vê-la, de volta na poltrona. Pela primeira vez, ela viu aquele sorriso doente fraquejar quando Polly viu a arma."
Págna 454 

Cuco, de Julia Crouch, é totalmente recomendado. E bem, pense muito quando for convidar alguém para morar em sua casa.

4 comentários:

  1. Esse livro é ótimo. Não havia pensado sobre isso, mas sua sugestão da Ali como Polly é muito válida. Acho que ela daria uma ótima Polly.

    Abraços
    Juan - sempre-lendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que esperava um pouco mais de Cuco, talvez por toda a divulgação, mas realmente a autora criou uma trama muito instigante, e apesar de alguns detalhes, também indico a obra. E preciso concordar: "Às vezes eu queria estapear Rose, gritar com ela e dizer: tira a droga da Polly de sua casa!".

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Joshua td bom?
    Nossa o livro realmente parece muito bom! Também vi algumas resenhas negativas dele mas gostaria de tirar minhas próprias conlusões.
    To doida pra ler!

    ResponderExcluir
  4. Quando vi o lançamento desse livro ,não me interessei muito , mas depois da sua resenha animada , fiquei até com curiosidade para ler .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...