quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Resenha - A Janela de Overton de Glenn Beck


Desde o lançamento do livro eu queria muito ler, porque todo esse clima de conspiração, mistério e intriga estava me interessando muito, e eu imaginava que A Janela de Overton seria um romance policial de tirar o fôlego. Comprei então em uma super promoção por apenas R$9,90, e como primeira leitura do mês de fevereiro, iniciei com ele... bem, demorei pra ler o mais que o normal, por causa que A Janela de Overton é o contrário do esperado. A conspiração, o mistério e as intrigas estão ali. Mas não do jeito como deveriam.


Primeiro preciso fazer notar em como o autor tinha uma boa ideia nas mãos. Ele tinha uma história promissora. Ele tinha algo que iria atrair qualquer leitor, seja fanático por política, pela teoria da conspiração e suas vertentes, ou para os mais céticos ou aqueles que estão nem ai e encarariam como mais uma ficção na literatura. Mas Glenn Beck, comentarista político e outras coisas mais, escreveu um livro que aos poucos foi se perdendo entre seus capítulos que estavam com a prioridade apenas de jogar na cara do leitor muitas informações, fazendo com que quem está lendo tenha que recorrer sempre as notas de rodapé, que cortam o ritmo da leitura que já é lenta e sem muitas reviravoltas dignas de tirar o fôlego.

Eu tinha muitas expectativas, por mais uma vez cair no marketing da Editora Novo Conceito e acreditar na frase de efeito da capa. A Janela de Overton não chega a ser um livro ruim, mas quando se espera algo e encontra outra coisa e um tanto inferior, é totalmente algo confuso. A Janela de Overton pode ser considerado um livro polêmico, mas o autor não soube manipular esse conteúdo de forma a molda-lo como um romance policial, e não apenas teorias que ou conhecemos, ou iremos conhecer e achar patéticas. E enquanto eu lia este livro, eu tinha a impressão de que não estava me acrescentando nada, nadinha. Era como se fosse apenas uma repetição sobre a crise econômica e todas as explorações que ocorrem na política da América do Norte. Eu não encontrei nenhum atrativo, mas mesmo assim me forcei a ler, porque eu precisava saber onde o autor iria chegar com toda aquela história.

Às vezes o livro ganhava ritmo, se tornava empolgante, mas perdia o fôlego por pequenos detalhes: informações no rodapé, que mesmo esclarecedoras, interrompiam a leitura, e por vícios de narrativa do próprio Glenn, que queria comparar certos fatos com experiências vividas por seus personagens, o que faz com que o leitor se esqueça de toda a cena anterior que estava no caminho, mas logo desanda.

Depois de toda a confusão criada, uma conspiração sem pé e cabeça, muito mal explicada, o autor encerra o livro em seu epílogo parecendo querer dar um ensejo para uma continuação ou dar um ar de continuidade.

Eu acredito que o livro não funcionou comigo, mas porque eu esperava algo à altura do que a capa parece induzir. Eu esperava algo mais sombrio, já que é isso que me vem na cabeça quando o papo é conspiração e suas muitas teorias. Beck criou personagens pouco explorados em um enredo também totalmente pouco explorado.

Mas o que me deixa mais surpreso é que o posfácio pode entreter bem mais que o livro quando o tema é teoria da conspiração, pois encontramos uma verdadeira gama de informações e reflexões, que ao meu ver, são bem legais, tanto para serem estudadas, como também apenas para ter certo conhecimento.

Não sei se recomendo esse livro, mas acho que não vale a pena perder tempo com um livro fraco sobre conspirações contra o governo do EUA, já que o próprio autor declara que quer que no futuro as pessoas digam que ele estava errado.

***

9 comentários:

  1. Joshua,

    Uma coisa tem me deixado preocupado em relação a esse livro. Essa não é a primeira resenha negativa que leio sobre ele. Mas, tenho que admitir que a minha curiosidade não diminuiu. É por esse motivo que acho que posso, eventualmente, acabar me decepcionando.

    Abraços
    Juan - sempre-lendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura que não pode ser encarada com muitas expectativas. Tinha tudo para dar certo, mas o autor desperdiçou as ideias.

      Excluir
  2. Oie Joshua.
    Eu jurava que esse livro era politica pura rs por isso sempre fugi dele. Adoro livros com conspirações, mas desde que tenham o enredo bem elaborado, o que parece não ser o caso desse livro.
    Não sei se eu leria, talvez não no momento atual, onde estou apenas procurando leituras para me divertir, mas quem sabe no futuro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Janela de Overton é o tipo de livro que pode ser lido as pressas, porque se você se demorar na leitura, só vai piorar a situação, já que não há atrativos na narrativa do Beck. Deixe bem para o futuro, ou se quiser, não leia, pois na minha opinião, é apenas desperdício de tempo. Ainda bem que eu gastei nele apenas 9,90!

      Excluir
  3. Finalmente encontrei alguém com a mesma opinião do que eu em relação a esse livro. Esperava justamente o mesmo que você, e acabei me decepcionando - e vi pessoas "morrendo de amores" por ele e me perguntava o motivo de tal amor kkkkk
    O livro até é bem escrito, mas como você disse, a história se perde; quando tem tudo para engrenar, ela simplesmente se perde pelas atitudes dos personagens.
    Faz um bom tempo que li (foi bem na época do lançamento, aliás, um dos primeiros livros da editora que recebi de parceria), mas posso dizer que esperava um thriller de verdade. Não que não seja, porém com "thriller de verdade" quero dizer "um livro que me prendesse do início ao fim", como quase todos os livros do gênero fizeram até hoje.
    Ah, vale lembrar que não gosto nada do governo americano kkkk

    Abraços e parabéns pela resenha!
    Ricardo - www.blogovershock.com.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, bem, sobre o governo americano, acho que só sendo americano para opinar, kk. Mas enfim, é tudo isso que você disse também. Fiquei um pouco irritado por ter botado muita expectativa e ansiedade nesse livro pra não gostar dele. O livro tem opiniões legais, mas a execução e como são colocadas são PÉSSIMAS!

      Excluir
  4. Acredito que o tema conspiratório já deu o que tinha que dar com Dan Brown. Exige muito de um autor conseguir criar uma trama fechada, sem furos e interessante nesse tipo de segmento, e são poucos os que conseguem. Não é o tipo de livro que a editora possa se dar ao luxo de exigir de um autor mediano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de mencionar isso! Com Dan Brown acho que foi o limite dos livros com tema da teoria da conspiração, e ainda mais quando o livro quer tratar de política, o que pode ser visto de forma bastante negativa e de caráter traidor, já que o autor é americano - não que ele não deva expor suas opiniões, mas se o objetivo do livro é criar uma ficção conspiratória, temo que ter algo a altura disso, e não apenas ler debates políticos.

      Excluir
  5. É eu sempre tive ele guardado no meu Google Drive e sempre curiosa, porque quando eu fiquei sabendo deste livro foi bem na época do lançamento do livro "O simbolo perdido" de Dan Brown. Então achei que fosse algo meio parecido, como uma conspiração e uns tons de suspense e enigmas, mas infelizmente o livro acabou, pra mim, no meio do assunto. Fiquei um pouco decepcionada parei tanto tempo pra ler *asteriscos e notas no fim da pagina, sem contar que as últimas sei lá 20 paginas são apenas de links. Triste com o fim da trama.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...