sábado, 16 de fevereiro de 2013

Crítica de Filme: Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge


O terceiro e último filme da franquia de Nolan, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (do original, Batman - The Dark Knight Rises - volta com tudo com uma trama sensacional e um desenrolar fantástico, e digno de um ótimo filme. Mas a pergunta que não quer calar: será que este final desta trilogia também é o fim do Batman?


Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge : foto Christian Bale

Oito anos depois da morte de Harvey Dent, Gotham City está pacificada e sem a necessidade do Batman, enquanto Bruce Wayne (Christian Bale) se torna um homem distante, refugiado em sua mansão, apenas convivendo com o fiel mordomo Alfred (Michael Caine). Em uma festa realizada em sua mansão, uma esperta e habilidosa ladra, disfarçada de garçonete, rouba um colar de grande valor sentimental para Bruce, que acaba flagrando Selina Kyle (Anne Hathaway), mas que consegue fugir. Bruce então decide investigar a ladra, e retorna à sua caverna. Em suas buscas descobre que uma nova ameaça se levanta contra Gotham City. E esta ameaça possui um nome: Bane.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge : foto Christopher Nolan

Depois dos trailers e inúmeros posters divulgardos antes da estreia do filme nos cinemas, eu estava com muitas expectativas. Não sou muito fã de Batman e nunca o acompanhei nos quadrinhos, e apesar de ter assistido alguns filmes dele antes da trilogia Nolan, eu sempre tinha ele como a figura de "mais um herói'. Mas depois de Christopher, o conceituadíssimo diretor, trazer esta trilogia bem mais realista e mais convincente para o meio cinematográfico, comecei a entender quem é o Cavaleiro das Trevas. E nesse retorno brilhante, considero assim, Nolan fecha com chave de ouro a franquia que ele iniciou em Batman Begins e em sua sequência Batman - O Cavaleiro das Trevas.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge : foto Anne Hathaway, Christian Bale, Christopher Nolan

A história é muito bem amarrada e tem um enredo fixo, o que acho que é porque Nolan já tinha uma história preparada desde o primeiro filme. Não é simplesmente "fez sucesso, então vamos criar uma sequência". Nolan sabia o que estava criando, e em O Cavaleiro das Trevas Ressuge, vemos que todos os filmes anteriores só estavam preparando o terreno para este último filme da trilogia.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge : foto Christian Bale, Tom Hardy

Bane (vivido por Tom Hardy), é sem dúvida um vilão de peso na trilogia - acho que só superado pelo Coringa de Heath Ledger - , já que ele é um personagem convincente e Hardy soube atuar de forma brilhante o vilão que consegue combater à altura Batman. Mas Hathaway como Mulher-Gato superou Halle Berry sem dúvida! Eu tinha um pé atrás quanto a atuação da Anne, mesmo considerando ela como boa atriz, mas sabe, eu não consegua vê-la como Mulher-Gato. Bem, ela caiu como luva nesse papel! E destaque para Joseph Gordon-Levitt, que vive o personagem John Blake. Sabemos quem ele é, mas neste filme o diretor e roteirista decidiram não explorar. Robin te lembra alguma coisa?

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge : foto Christian Bale

Com um enredo que caminha de forma tensa e sem deixar pontas soltas, a palavra "ressurja" define esse filme de forma completa. Não é apenas o retorno e o ressurgimento de Batman. O significado vai muito além disso. Gotham City se torna um verdadeiro campo de batalha nos planos de Bane, onde ninguém sai e ninguém entra, e se alguma regra for quebrada, a cidade explode e ninguém sobrevive pra contar história. Então acredito que a palavra "ressurja" é para Gotham e também para todos os homens. Ainda há esperança, mesmo que ninguém possa ser considerado como "inocentes", como Miranda Tate declara, vivida por Marion Cotillard.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge : foto Christopher Nolan, Morgan Freeman

E o final é espetacular. Nos tempos antigos, na era medieval, em guerras tínhamos homens munidos com espadas, machados, escudos e alabardas. Aqui temos homens apenas com revólveres, fuzis, granadas e metralhadoras. E uma verdadeira espécie de guerra civil é criada em Gotham.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge : foto Christopher Nolan, Joseph Gordon-Levitt

Em suma, recomendo assistir, até para aqueles que não acompanharam os dois primeiros filmes, pois este é muito explicado, apenas com pequenas menções a personagens passados. Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge mostra que nenhum herói morre. Apenas passa-se um legado. Digo para prestar bem atenção ao final...

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge : foto Christopher Nolan, Tom Hardy

4 comentários:

  1. Nossa, eu achei esse filme um dos piores que já vi. Nunca fui fã do Batman, mas esse filme foi mal feito, ao meu ver. O enredo tem furos grotescos, e a única coisa que gosto nas histórias do Batman, geralmente são os vilões. A mulher gato ficou indefinida e mal feita, enquanto Bane estava ótimo, até o final mostrar que ele não passava de um tonto pau-mandado. Achei péssimo mesmo, joguei dinheiro fora =(

    ResponderExcluir
  2. Não assiti esse filme ainda, mas eu não sou muito fã do Batman. Eu conferi um filme dele - não me lembro qual - e até gostei, mas nada que fizesse eu me tornar um fanático pelos próximos lançamentos, rs.
    Mas todo o contexto é muito interessante. Algum dia, quem sabe..

    Um abraço,
    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as imagens , ainda nao assisti ao filme ,mas fiquei morrendo de vontade , bjuss Mih

    ResponderExcluir
  4. O filme... ratificando a triologia é muito boa e melhor do que os filmes anterior e de outros diretores, sem aquela perfeição dos anos 80, e sem aquela androgenia dos anos 90. A triologia Batman, sobretudo o Cavaleiro das Trevas Ressurge, é boa com frases marcante e reflexiva. Chega de herois indestrutiveis como Super Man, o filme mostrar o sentimento de um heroi e suas duvidas e incertezas... Quer perfeição vai assistir Homem Aranha
    Ass: Elison Gonçalves

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...