O terceiro e último filme da franquia de Nolan, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (do original, Batman - The Dark Knight Rises - volta com tudo com uma trama sensacional e um desenrolar fantástico, e digno de um ótimo filme. Mas a pergunta que não quer calar: será que este final desta trilogia também é o fim do Batman?
Oito anos depois da morte de Harvey Dent, Gotham City está pacificada e sem a necessidade do Batman, enquanto Bruce Wayne (Christian Bale) se torna um homem distante, refugiado em sua mansão, apenas convivendo com o fiel mordomo Alfred (Michael Caine). Em uma festa realizada em sua mansão, uma esperta e habilidosa ladra, disfarçada de garçonete, rouba um colar de grande valor sentimental para Bruce, que acaba flagrando Selina Kyle (Anne Hathaway), mas que consegue fugir. Bruce então decide investigar a ladra, e retorna à sua caverna. Em suas buscas descobre que uma nova ameaça se levanta contra Gotham City. E esta ameaça possui um nome: Bane.
Depois dos trailers e inúmeros posters divulgardos antes da estreia do filme nos cinemas, eu estava com muitas expectativas. Não sou muito fã de Batman e nunca o acompanhei nos quadrinhos, e apesar de ter assistido alguns filmes dele antes da trilogia Nolan, eu sempre tinha ele como a figura de "mais um herói'. Mas depois de Christopher, o conceituadíssimo diretor, trazer esta trilogia bem mais realista e mais convincente para o meio cinematográfico, comecei a entender quem é o Cavaleiro das Trevas. E nesse retorno brilhante, considero assim, Nolan fecha com chave de ouro a franquia que ele iniciou em Batman Begins e em sua sequência Batman - O Cavaleiro das Trevas.
A história é muito bem amarrada e tem um enredo fixo, o que acho que é porque Nolan já tinha uma história preparada desde o primeiro filme. Não é simplesmente "fez sucesso, então vamos criar uma sequência". Nolan sabia o que estava criando, e em O Cavaleiro das Trevas Ressuge, vemos que todos os filmes anteriores só estavam preparando o terreno para este último filme da trilogia.
Bane (vivido por Tom Hardy), é sem dúvida um vilão de peso na trilogia - acho que só superado pelo Coringa de Heath Ledger - , já que ele é um personagem convincente e Hardy soube atuar de forma brilhante o vilão que consegue combater à altura Batman. Mas Hathaway como Mulher-Gato superou Halle Berry sem dúvida! Eu tinha um pé atrás quanto a atuação da Anne, mesmo considerando ela como boa atriz, mas sabe, eu não consegua vê-la como Mulher-Gato. Bem, ela caiu como luva nesse papel! E destaque para Joseph Gordon-Levitt, que vive o personagem John Blake. Sabemos quem ele é, mas neste filme o diretor e roteirista decidiram não explorar. Robin te lembra alguma coisa?
Com um enredo que caminha de forma tensa e sem deixar pontas soltas, a palavra "ressurja" define esse filme de forma completa. Não é apenas o retorno e o ressurgimento de Batman. O significado vai muito além disso. Gotham City se torna um verdadeiro campo de batalha nos planos de Bane, onde ninguém sai e ninguém entra, e se alguma regra for quebrada, a cidade explode e ninguém sobrevive pra contar história. Então acredito que a palavra "ressurja" é para Gotham e também para todos os homens. Ainda há esperança, mesmo que ninguém possa ser considerado como "inocentes", como Miranda Tate declara, vivida por Marion Cotillard.
E o final é espetacular. Nos tempos antigos, na era medieval, em guerras tínhamos homens munidos com espadas, machados, escudos e alabardas. Aqui temos homens apenas com revólveres, fuzis, granadas e metralhadoras. E uma verdadeira espécie de guerra civil é criada em Gotham.
Em suma, recomendo assistir, até para aqueles que não acompanharam os dois primeiros filmes, pois este é muito explicado, apenas com pequenas menções a personagens passados. Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge mostra que nenhum herói morre. Apenas passa-se um legado. Digo para prestar bem atenção ao final...
Nossa, eu achei esse filme um dos piores que já vi. Nunca fui fã do Batman, mas esse filme foi mal feito, ao meu ver. O enredo tem furos grotescos, e a única coisa que gosto nas histórias do Batman, geralmente são os vilões. A mulher gato ficou indefinida e mal feita, enquanto Bane estava ótimo, até o final mostrar que ele não passava de um tonto pau-mandado. Achei péssimo mesmo, joguei dinheiro fora =(
ResponderExcluirNão assiti esse filme ainda, mas eu não sou muito fã do Batman. Eu conferi um filme dele - não me lembro qual - e até gostei, mas nada que fizesse eu me tornar um fanático pelos próximos lançamentos, rs.
ResponderExcluirMas todo o contexto é muito interessante. Algum dia, quem sabe..
Um abraço,
João Victor, Amigo do Livro
http://amigodolivro.blogspot.com.br/
Adorei as imagens , ainda nao assisti ao filme ,mas fiquei morrendo de vontade , bjuss Mih
ResponderExcluirO filme... ratificando a triologia é muito boa e melhor do que os filmes anterior e de outros diretores, sem aquela perfeição dos anos 80, e sem aquela androgenia dos anos 90. A triologia Batman, sobretudo o Cavaleiro das Trevas Ressurge, é boa com frases marcante e reflexiva. Chega de herois indestrutiveis como Super Man, o filme mostrar o sentimento de um heroi e suas duvidas e incertezas... Quer perfeição vai assistir Homem Aranha
ResponderExcluirAss: Elison Gonçalves