quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Resenha - Charlotte Street de Danny Wallace

Charlotte Street

Esse livro teve dos leitores muitas reações e opiniões diferentes. Teve gente que não gostou nadinha e achou um puro tédio. Mas teve gente que gostou. Bem, eu estou na segunda opção. Mesmo assim eu gostei e também não gostei.


Você ao ler a sinopse, dar uma olhada na capa... Vai pensar que é um livro de romance. Mas não é. Eu poderia categorizar Charlotte Street como uma comédia romântica. Mas acredito que o enredo vai além disso. É um drama romântico, com algumas pitadas de humor. Nada de romance meloso. Nada daquele amor que você lê na capa.

"Nós ficamos parados, encarando um ao outro, sem saber o que dizer, quando a Abbey entrou, sorrindo e segurando quatro charutos.
- Ah! - Sarah disse - E você deve ser a prostituta russa."
Página 208 

E é ai que está o equívoco e erro da Editora Novo Conceito, o que fez muitos leitores criarem expectativas, esperando uma coisa, e ao ler, encontrando outra. O "Um romance engraçado e irreverente", não se refere a romance de amor, como livros do Nicholas Sparks. Esse romance ai quer dizer livro. É como romance policial, romance erótico, romance distópico. O romance tem um significado mais abrangente, e não quer dizer apenas algo como amor, mas também um outro nome para livros. Ou seja, a editora apenas quis deixar a frase bonita, em vez de dizer livro. E o "Uma história de amor...". E ai está outro erro. A editora não completou que amor é esse. Existe vários tipos de amor, e ele não só se refere a amor entre duas pessoas que namoram e tal. As reticências estão ali dando continuidade, deixando algo oculto, algo pra chamar sua atenção e fazer você ler o livro. Mas você vai ler o livro pensando encontrar um romance leve e engraçado. Mas Charlotte Street não é leve. Engraçado sim, mas acho que leve não.

A sinopse mostra apenas uma faceta do livro de Danny Wallace, autor de Sim, Senhor - que originou o filme com o Jim Carrey. A história de Jason Priestley é engraçada, divertida, por mais que o personagem narrador seja infeliz e um fracassado. Ele acaba de perder a namorada, e agora Sarah está noiva e grávida de Gary, digamos, um bem-sucedido da vida. As pessoas vivem dizendo que Jase é uma criança, mas ele tem razões para seu comportamento imaturo - não retardado. Jase ainda não superou o término do seu namoro de quatro anos com Sarah, e isso o faz parar de acreditar em esperança. Ele mora com seu melhor amigo nerd-gamer-geek da faculdade, Dev Patel, e a vida dos dois se torna rotina e rotina. Nada de especial. Em meio a conversas com filosofias idiotas e talvez divertidas, Jase e Dev discutem sobre agarrar o Momento. Jase não entende, mas quando ele ajuda uma garota cheia de compras a entrar em um táxi na Charlotte Street, às 6h00m da noite, e sem querer, ficar com sua câmera descartável 35 mm. De alguma forma Jase pensa que deixou o Momento passar. E se aquela fosse A Garota de sua vida? Jase fica apaixonado e curioso, e então, com a ajuda de seus amigos parte em busca da Garota, onde suas únicas pistas são 12 fotos. 12 momentos. 12 momentos interligados.

A premissa é boa, mas a condução é muito longa. É preciso estar ligado à história pra você entender o que está acontecendo. Muita gente não gostou porque simplesmente "esperava mais". Não devemos esperar nada de um livro. Sim, talvez é inevitável esperar e ter expectativas, mas você não pode reclamar se você encontrar algo totalmente diferente. É difícil explicar tudo isso, mas a "culpa" não é do leitor, mas sim do marketing da editora. Charlotte Street não é um livro que fala sobre um romance que surge de forma inusitada, onde o protagonista vai atrás da garota bonita-e-misteriosa, afim de lhe devolver a câmera, mas querendo conhece-la mais a fundo. Charlotte Street é mais do que isso. Está em suas entrelinhas toda a mensagem que Daniel Frederick Wallace quis passar.

"Acredito que realmente as coisas mudam, é claro. Mas, na minha experiência, acredito que, frequentemente, as coisas mudam porque as pessoas não mudam."
Página 108 

Eu gostei do livro, tem personagens memoráveis, e apesar de ter gente odiado o Jason, eu também odiei ele um pouco. Sabe gente, achei ele tão idiota por certas decisões que ele tomou na vida, mas quem nunca errou? O Jase oculta algumas coisas no começo do livro pra você não ter uma imagem ruim dele, apenas por vergonha, mas aos poucos vamos entendendo o que o levou a tomar certas decisões erradas. Mas ao longo do livro - que também é bem longo... - vemos que através de pequenas coisas, pequenos momentos, Jase vai se construindo e mudando de vida, mesmo que de forma bem lenta.

A narrativa é bem descontraída, e Jase conversa com o leitor de forma bastante irônica, apesar de você não dar gargalhadas e mais gargalhadas. A narrativa é divertida, as vezes inteligente - como eu disse, se você estiver ligado.

"De repente, fiquei inevitavelmente animado. Pela primeira vez em muito tempo, havia aquele frio na barriga, a esperança que eu estava acostumado a combater, a sensação de que alguma coisa podia estar começando em vez de apenas ter coisas terminando."
Página 385 

O final para mim foi abrupto. O autor começou uma história boa... foi escrevendo e foi escrevendo, com altos e baixos... e então melhorou o enredo e o tornou novamente empolgante... e quando pensamos que o final vai ser aquele, porque seria o mais "correto", o autor decai o enredo... mas as últimas páginas erguem a história e o desfecho é o "certo". Seria bem mais "certo" se não fosse tão rápido! Acho que o autor poderia ter trabalhado mais no final, apesar de ter sido "satisfatório" dentro de suas medidas.

Charlotte Street poderia funcionar como um filme de comédia romântica. Compactando todo o enredo dentro de uma hora e pouca, a mensagem seria dada de forma bem mais clara e mais útil do que em um livro extenso e cansativo para alguns. Eu gostei, mas eu acho que eu também "esperava mais".

***

4 pensamentos! Uma nota sincera...

Ficha do Livro:

Charlotte Street
Autores: Danny Wallace
Titulo: Charlotte Street
ISBN: 9788581630038
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 400
Formato/Acabamento: 16x23x2,6
Peso: 0.56 kg
Preço Sugerido: R$ 29.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: ROMANCE


Sobre o Autor:

Daniel Frederick Wallace é produtor de filme escocês, comediante, escritor, ator e apresentador de rádio e televisão. Seus livros incluem Join Me e Sim Senhor. Ele mora em Londres, com sua esposa, uma publicitária australiana.












Outras Capas:

  

BookTrailer:

13 comentários:

  1. Parabéns pela excelente resenha. Muito fidedigna! Palavra de quem leu e não gostou nem um pouco do livro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado \o/ Consegui esclarecer bem esse negócio de opiniões negativas e positivas ;D

      Excluir
  2. Já vi gente falando bem mal desse livro, mas nunca vi ninguém elogiando com fervor. Não sei, não sinto muita vontade de ler esse livro. Se fosse uma comédia de 1 hora e meia na TV, acho que seria melhor negócio, não acredito que seja um livro que valha 400 páginas, e como você ressaltou que o enredo tem altos e baixos, eu não investiria dinheiro. Aliás, tenho a ligeira impressão que o catálogo da Novo Conceito está decaindo, está muito difícil achar um livro bom, mas bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca vi alguém falando que AMA-AMA-AMA-AMA "Charlotte Street". O livro é mediano e gera opiniões divididas. Eu gostei, mas tem que se ler sem expectativas. Um filme cairia bem e seria mais direto, sem enrolar...

      Excluir
  3. Já dei uma conferida nas primeiras páginas e a narrativa do livro parece ser bem divertida. É diferente, pude perceber.
    Não é um livro que eu geralmente leio, mas parece ser interessante, sei lá, rs.

    Parabéns pela resenha!

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem diferente e divertido, mas tem que se ler sem expectativas! :D

      Excluir
  4. Não é o meu gênero de livro favorito, mas eu gostei dessa coisa que faz lembrar a Cinderela, mas que não é nada parecida.

    http://estacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos dizer que é uma "Cinderela" mais contemporânea, rs. O livro é bem legal, mas se você ler sem expectativas!

      Excluir
  5. Oi!
    Eu sinceramente não estava muito animado para ler esse livro. A maioria das resenhas que pude ler, todas relatavam que o livro era cansativo. Mas foi uma grata surpresa vim até aqui, porque eu agora estou mais convicto de que a leitura possa me agradar, mesmo com os pontos negativos citados.
    Curti bastante a resenha, viu? rs
    Espero visitar mais vezes aqui. E sim, estou seguindo. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, comigo foi o mesmo. Eu havia ganhado a promoção do livro com muita vontade de ler, sem ter lido nenhuma crítica - porque recentemente os blog literários parceiros da NC só leem o GRANDE LANÇAMENTO DO MÊS... - E finalmente li, com pequenas expectativas e gostei, apesar, de como eu expliquei na resenha, ter gente que odiou e tal.
      Obrigado por ter gostado do blog :D

      Excluir
  6. Antes de qualquer coisa é preciso citar que a capa nacional é a melhor - pelo menos a mais agradável.
    Eu realmente esperava muito desse livro, mas isso foi se perdendo aos poucos, conforme lia algumas resenhas. Acho que queria, e esperava apenas uma comédia romântica, como qualquer outra, mas alguns pontos, sobretudo em relação aos personagens, deixaram a desejar. Não que eu tenha desistido, mas... Vou com menos sede ao pote.
    Concordo com você em relação ao marketing, não apenas da Novo Conceito, como de muitas outras editoras. Às vezes elas “exageram” um pouco e acaba sendo pior para o leitor - e porque não dizer para o autor.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa nacional, em relação as do exterior, é bem melhor e mais agradável, MAS passa uma mensagem errada do livro e que talvez iluda os leitores.
      E sobre a questão do marketing, é lamentável, e como você disse, não apenas ao leitor, mas também ao autor!

      Excluir
  7. Tenho o costume de ler apenas resenhas dos livros que já li. Por isso, assim que termino, procuro resenhas para saber opiniões. E preciso dizer que essa é a melhor resenha sobre Charlotte Street que vi! Por causa dela, você ganhou uma nova leitora, pois fiquei curiosa em ler todo seu blog hahaha resenha super bem elaborada, parabéns menino ;)
    Enfim, sobre o livro.. fui na empolgação comprar esse livro... sempre que passava na livraria achava a capa tão linda, e bem, como o livro não apresenta muito bem uma sinopse, li atrás, achei interessante e comprei.
    Quando terminei de ler, pensei exatamente a mesma coisa que você a respeito da frase da capa "Um romance engraçado e irreverente. Uma história de amor...". Tive uma relação de amor e ódio com o Jason, amei do Dev e não gostei da Sarah. Adorei o desfecho, mas entendo porque muita gente não gostou do livro. A única coisa que achei é que é pouca história para quase 400 páginas
    E mais uma vez, parabéns pelo blog! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...