sábado, 1 de dezembro de 2012

Resenha - O Hobbit de J. R. R. Tolkien


Quando li a trilogia O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, me transformei em um fã dos livros desse autor, e desde então venho lendo as obras publicadas dele aqui no Brasil, como a própria trilogia, Contos Inacabados, e o então, O Hobbit! O Hobbit se passa alguns anos antes da trilogia que relata a guerra do anel, e nesse livro, Tolkien narra as aventuras de Bilbo Bolseiro e como ele achou o Um Anel e junto com uma companhia de anões, recupera o reino de Erebor. Uma coisa que preciso dizer: O Hobbit é simplesmente um dos melhores livros que já li!


Uma coisa que preciso logo dizer sobre a trilogia da guerra do anel, O Senhor dos Anéis e O Hobbit é que este último é muito melhor. Tolkien em O Senhor dos Anéis, como o pessoal do site Omelete fala, enrola. É claro que a trilogia não é ruim, mas em algumas partes são cansativas, e você passa muitas páginas sem alguma reviravolta, mas O Senhor dos Anéis não perde o brilho mesmo com esses pontos. O que quero dizer é que a narrativa, o enredo e história de O Hobbit é bem mais aventureira... cada capítulo tem alguma cena frenética, algum acontecimento importante, e você não consegue parar de ler, a não ser se terminá-lo!

O mais legal de O Hobbit é que conhecemos um pouco mais sobre este estranho povo da Terra-Média. Eles não são anões, mas são menores que anões. Alguns são muito peludos, outros nem tanto... o importante é saber que os hobbits são um povo até mesmo esquisito, mas muito acolhedores, e possuem monte de manias, o que levou ao mago Gandalf, o Cinzento a escolher o hobbit Bilbo Bolseiro para ser 14º integrante da companhia juntamente com os anões. Mas a razão para a tal jornada que cruzará quase todo o continente da Terra-Média é que os anões querem recuperar o reino de Erebor, o reino dos anões, um reino cheio de tesouros e riquezas, ouro, diamantes, pedras preciosas... mas que foi tomado pelo terrível dragão, Smaug!

A trama do livro é muito bem fechada, e além de você ficar aflito pelas aventuras de Bilbo e nas encrencas que ele se mete, você também tem um gostinho de humor que Tolkien possuí. O livro é bem engraçado em algumas partes, o que descontrai a leitura, e dá um descanso nas cenas de encrencas, combates, lutas, da companhia.

E o mais legal é que agora O Hobbit vai para os cinemas, pela mão de Peter Jackson, o mesmo da trilogia da guerra do anel. Estou muito ansioso para assistir, e vai ser agora em 14 de dezembro. Mas o livro único vai ser adaptado em três filmes, então vamos esperar um pouco até vermos a batalha dos Cinco Exércitos!

Classificação do Livro:






Sobre o Livro:


Título Nacional: O Hobbit
Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas: 304 páginas
Editora: WMF Martins
Tradutor: Lenita Maria Rímoli Esteves, Almiro Pisetta
Título Original: The Hobbit
Ano de Lançamento: 2001
Número de Páginas: 333 páginas
Editora: Graphia



Sobre o Autor:

Foto -Sir John Ronald Reuel Tolkien
Sir John Ronald Reuel Tolkien foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico. Tolkien nasceu na África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela lingüística, cursou a faculdade de Letras em Exeter. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário" complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.







Outras Capas:

   
A primeira capa é uma edição especial com o poster do filme.

6 comentários:

  1. Oie Joshua
    que invejinha, quero muito ler este livro antes de assistir ao filme, então vou apelar e pedir de natal rs
    Faz muito tempo (bota uns 10 anos ai) que eu li a trilogia O senhor dos anéis, e sabe que essa semana deu uma vontade louca de reler tudo!!!
    Muito bom saber que O Hobbit não decepciona, e ainda tem mais ação que nos deixa presos a narrativa brilhantemente arquitetada de Tolkien!!
    Quero ler o quanto antes!!!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, pois "O Hobbit" é perfeito! Quando eu disse que é melhor que a trilogia da guerra do anel, é porque é sim, e como você já leu "O Senhor dos Anéis", que é muito bom, imagine algo superior?!

      Excluir
  2. Quando era mais novo não tive paciência pra assistir O Senhor dos Anéis, mas aos poucos minha opinião foi mudando; passei a gostar mais do gênero e com isso meu interesse em conhecer Tolkien claro que aumentou. Infelizmente isso não aconteceu, mas nos últimos tempos tenho ouvido tanta gente falando bem de O Hobbit que já inclusive pedi emprestado - uma forma que encontrei de não demorar a ler hahaha
    Ótima resenha, que só mostrou que eu PRECISO ler algo do autor o quanto antes.

    Abraços
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quero ler esse livro com toda a certeza, principalmente a edição comemorativa de aniversário. Estou com a trilogia do Senhor dos Anéis em casa já há algum tempo, mas vou dar uma desafogada na fila de leitura e ler O Hobbit antes. O filme também promete muito mesmo!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso mesmo, pois acredito que "O Senhor dos Anéis" tem que ser lido com mais calma, pois é uma leitura que exige atenção por certas páginas de pura descrição... mas mesmo assim é ótimo, mas recomendo que leia primeiro "O Hobbit"... do mesmo jeito, vice-versa, você se encantará pela Terra-Média!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...