segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Arqueiros nos Filmes - Especial ARQUEIROS - 2ª Parte

 

Este é o segundo post do Especial Arqueiros, e agora vamos falar dos arqueiros nos filmes e continuar com essa maratona de posts que tratarão desses ícones que se espalham pelo mundo do entretenimento, através de livros, quadrinhos, seriados, games, e etc... 

No primeiro post, que falei dos Arqueiros nos Livros - leia aqui - enumerei cinco arqueiros da literatura. É claro que muitos desses livros com esses personagens foram adaptados para o cinema. Não irei coloca-los nesta lista cinematográfica, mas no final do post irei mencionar alguns. Por isso procurei com afinco ícones arqueiros que fizeram grande sucesso no cinema! Mas para quem ainda não leu, aqui vai a definição, segundo o site de pesquisas WIKIPEDIA, do arqueiros:

"O arqueiros ou archeiro era um soldado de infantaria antiga e medieval munido de arco e flechas"

Como falei no primeiro post, a ordem dos nomes dos arqueiros não tem relação com a classificação deles... o primeiro não significa que é o melhor. Esclareço logo para não haver discussões.


-1-
Neytiri
Avatar - Zoe Saldana

Pra quem assistiu Avatar de James Cameron, sabe do que estou falando. Esse filme é simplesmente fantástico, tanto em uma bela ficção científica, bem original, uma estética e fotografia maravilhosa, com um enredo envolvedor e personagens cativantes. Neytiri é uma Na'Vi, uma espécie, que ao nosso ver, se parece com indígenas, bem primitivos ao seu próprio modo, e que vivem em Pandora. Neytiri é uma caçadora munida de arco e flecha, e que sabe o que faz. Desde sua primeira cena já sabemos como é sua personalidade, não apenas selvagem, mas protetora. Enfim, Neytiri é uma arqueira marcante no meio cinematográfico, não apenas por causa da beleza do filme em que ela está, mas também por sua personalidade.

-2-
Merida
Valente - Kelly Mcdonald

Outra arqueira marcante nas telonas. Apesar do filme ser direcionado para o público infanto-juvenil, a animação que possui uma protagonista arqueira, agradou não apenas as crianças, como também os adultos, uma variedade de idades. Foi um sucesso de bilheteria, e a animação mostrou que pode ousar com personagens femininas, já que é a primeira protagonista mulher da PIXAR. Enfim, Valente faz jus ao seu título: uma arqueira valente!

-3-
Robin Hood : foto
Robin Hood
Robin Hood - Russel Crowe

O filme Robin Hood - crítica aqui - é mais uma espécie de origens da história do arqueiro, senão, mais famoso, mais popular e mais conhecido na atualidade. A maioria conhece esse ícone que ao meu ver, pode representar sim, os arqueiros. Não sabemos se ele já existiu, ou se é lenda, uma simples história criada, mas mesmo assim Robin Hood é um dos maiores arqueiros que conhecemos. Esse novo filme mostra realmente tudo isso, mas pelo que eu vi, houve outras adaptações de Robin Hood, e que falaram que foram ótimos filmes. Ainda vou dar uma olhada, mas Robin Hood de Ridley Scott é um exemplo na arquearia cinematográfica!

-4-
Theseus
Imortais - Henry Cavill

Sim, sim. Há opiniões divididas quanto a Imortais, mas a questão é que o filme possui uma qualidade fotográfica e uma beleza visual de cenários, além de coreografias de lutas e batalhas quase perfeitas. Quanto ao enredo que junta a mitologia grega, é uma recontagem, e muita gente tem certo preconceito com isso. Imortais - leia a crítica aqui - tem seus altos e baixos. Alto se for contas os pontos quanto ao cenário, visual e fotografia. Baixo pelo enredo muito grandioso e um pouco desperdiçado. Mas enfim, o filme gira em torno de um artefato que pode até matar os próprios deuses: o Arco de Épiro. Theseus não é nenhum arqueiro que será lembrado rapidamente, mas ele é um guerreiro que ao encontrar o Arco de Épiro, usa-o do melhor jeito possível. Imortais é um filme pra ser visto sem compromisso e para diversão, sem muitas expectativas.

***

Esse post terá apenas quatro arqueiros, não por não haver muitos filmes com arqueiros. Na verdade você encontra uma variedade, mas é porque não vou citar Jogos Vorazes sobre Katniss Everdeen pois ela é uma personagem literária, apenas adaptada para o cinema, como também Legolas de O Senhos dos Anéis, Susana Pevensie de As Crônicas de Nárnia... a lista só aumenta, e aumentará, já que os filmes daqui pra frente estão tendo muitos personagens na base da arquearia.

Enfim, espero que tenham gostado do post, e o próximo assunto a ser comentado será arqueiros nos quadrinhos!

3 comentários:

  1. Se tinha um personagem que não poderia faltar e que fiquei feliz em ver era a princesa de Valente, que me conquistou desde o primeiro minuto. Acho que a Pixar realmente arriscou ao criar essa personagem, mas deu muito certo e não duvido que em breve tenha novas personagens como ela.
    No mais, só assisti Avatar, mas Neytiri também não poderia faltar.

    Abraços e novamente parabéns pelo especial.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merida é uma ótima personagem, e Valente é o que ela é: uma arqueira valente! Neytiri, no meio cinematográfico, é um exemplo sim de arqueiro. Acho que como ela foi colocada em Avatar mostrou como ela é uma experiente caçadora, uma guerreira ousada, tudo que um arqueiro precisa ser!

      Excluir
  2. Theseus tá usando o arco errado. A flecha é mágica, mas deveria tá no mesmo lado que o braço dele. Se eu tiver errado, foda-se. Mas ele que tá errado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...