terça-feira, 6 de novembro de 2012

Resenha - Cósmico de Frank Cottrel Boyce



Liam sempre sentiu como se estivesse dividido entre dois mundos. Principalmente porque ele é um garoto de doze anos que parece ter mais ou menos trinta. Às vezes isso não é tão ruim, como quando o diretor da escola nova acha que ele é um professor ou quando ele consegue convencer um vendedor a deixá-lo fazer um test drive num Porsche sem apresentar a carteira de motorista. Mas na maior parte do tempo é muito frustrante ser uma criança presa num mundo adulto. Ele não pode cometer nenhum erro, ou todo mundo diz: “Um rapaz do seu tamanho deveria saber das coisas”. Então Liam decide agitar um pouco a situação e participar do concurso que vai eleger o melhor pai de todos os tempos – concorrendo como pai, claro. O prêmio é o direito de estar no primeiro foguete que vai levar pessoas comuns para o espaço, em um voo especial para um grupo de crianças e um adulto responsável – no caso, Liam. Não demora muito para que ele e seus novos amigos fiquem presos entre dois mundos novamente – só que dessa vez a 380 mil quilômetros de casa.

Escrever uma resenha de Cósmico foi um grande desafio. Eu passei dias absorvendo toda a leitura, refletindo no que Frank Boyce queria passar com esse lindo livro, o enredo fantástico, uma narrativa que flui sem impedimentos. Cósmico, como o próprio Liam Digby costuma dizer, é cósmico mesmo!


O enredo, como mencionei, fluiu de tal maneira, que a leitura simplesmente foi tão natural para mim, que terminei em um dia e meio. Frank tem uma mágica narrativa que não é monótona mesmo quando Liam, o narrador protagonistas, fica perdido em pensamentos. Ele sabe domar a história de tal maneira, que fiquei surpreso com o personagem. Liam tem apenas 12 anos. Mas se você visse ele iria dizer, que com certeza, ele tem 30 anos - ou até mais. Mas Liam sempre é confundido com um adulto, e teve uma vez que a diretora de sua nova escola confundiu ele com um professor. Mas Liam fica dividido entre ser criança, e viver num mundo de adultos. Mas quando conhece uma garota pestinha de sua idade, e se tornam amigos, começam, depois das aulas, a passearem por locais proibidos para crianças da idade deles, como shoppings, playgrounds, etc. Mais existe um ponto interessante nisso tudo: Liam finge ser pai de sua amiga Florida. Isso se torna rotina, até que quase Liam e Florida roubam um carro. Quase!
Então Liam recebe uma mensagem em seu celular dizendo que ele foi selecionado para uma viagem a um fantástico brinquedo, junto com seu pai ou algum responsável. Liam pede pro seu pai, mas ele acha que é furada e proíbe Liam de ligar para o tal número e confirmar presença. Mas o jovem não desiste, e convence Florida a ser "filha" dele nesse passeio. Mentem para os pais dizendo que é uma viagem de escola para os alunos da "turma avançada", e logo viajam para o local onde está o tal brinquedo. Que fica, nada menos e nada mais na... CHINA!!!

Depois dessa confusão toda, Liam vai parar no espaço sideral!

Frank Cottrel Boyce, é sem dúvida, um dos meus autores preferidos! A narrativa dele, como já disse, é fantástica! Eu simplesmente não consegui parar de ler Cósmico, pois a gente fica preso a história de Liam Digby, querer saber como ele parou no espaço sideral. Mas não pense que a história é infantil ou muito fantástica. Ela tem um teor filosófico, que nos faz refletir em muitos assuntos da vida. Liam aprende com a vida e ensina o leitor, independente da situação em que ele passa.

Acho que depois dessa resenha/desafio, não tenho mais nada a dizer de Cósmico que não seja críticas positivas! A Editora Seguinte acertou me cheio nesse lançamento. Na verdade, ela só vem acertando em seus lançamentos, desde A Seleção resenha aqui - , É o Primeiro Dia de Aula - resenha aqui - , e outros que virão!

Ficha do Livro:

Título Nacional: Cósmico
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 336 páginas
Editora: Seguinte
Tradutor: Antônio Xerxenesky
Título Original: Cosmic
Ano de Lançamento: 2008
Número de Páginas: 311 páginas
Editora: Pan Childrens



Sobre o Autor:

Foto -Frank Cottrell Boyce 

Nasceu em Liverpool e estudou literatura inglesa na Universidade de Oxford. Seu primeiro livro juvenil, Caiu do céu, foi traduzido para 27 línguas, ganhou a prestigiosa Carnegie Medal e foi adaptado para o cinema pelo renomado diretor Danny Boyle.










Outras Capas:

   

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas a ideia em si parece ser muito interessante e saber que você gostou tanto é bem animador. Só que essa capa não me agradou totalmente e talvez não o escolhesse pela capa - se comparado com as demais capas do selo editorial (e as outras capas do próprio livro), essa é a mais fraca. Ou será que só eu acho isso?

    Parabéns pela resenha, simples e objetiva.
    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que na versão original ela é toda metalizada... acho que só vendo mesmo o livro pra gostar da capa, rsrs.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...