quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Adaptações Literárias de 2013! #TáChegando

Acho que a maioria dos leitores, quando vê um livro querido ser adaptado para os cinemas, fica com certa apreensão. Mas na verdade, a gente quer saber como vai ser os personagens sendo encarnados por atores, o enredo limitado a meras 1 ou 2 horas... e em 2013 isso é o que mais irá acontecer, pois não sei se você já percebeu, mas 2013 é o ano das adaptações literárias para as telonas!

Escrevi esse post inspirado e segundo a postagem do site Li, Reli e Gostei, que diz que pelo menos há 16 adaptações literárias para estrear em 2013. Você tem uma ideia disso? 16 livros. 16 filmes! Mas, pra o post não ficar gigante, selecionei apenais alguns filmes, que eu estou ansioso pra dar uma olhada. A maioria eu já li o livro, e a minoria, ouvi já falar. Vamos dar uma olhada?


Jogos Vorazes: Em Chamas - O primeiro filme, Jogos Vorazes - crítica aqui - foi baseado no livro de mesmo nome - resenha aqui - de Suzanne Collins e estreou no início de 2012, em meados de março. O filme foi um estouro e teve uma grande bilheteria. Um sucesso! Sou muito fã da trilogia The Hunger Games, e estou muito ansioso para a continuação nas telonas, que adaptará Em Chamas - resenha aqui - e terá o elenco original, o meio-triângulo-amoroso Peeta-Katniss-Gale, vividos por Josh Hutcherson, Jennifer Lawrence e Liam Hemsorth. Quanto ao livro A Esperança, ele será dividido em duas partes. Não acho uma atitude boa, mas temos que ter confiança plena e torcer para que não estrague. Quanto a Jogos Vorazes: Em Chamas, ele está sendo gravado no momento, e está confirmado para novembro de 2013!


Percy Jackson e o Mar de Monstros - Diferentemente do filme de Jogos Vorazes, Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi um belo desastre. Belo por finalmente Ladrão de Raios de Rick Riordan ser adaptado para o cinema e ter, aparentemente, seguido o enredo do livro. Mas e aí que mora o perigo. Desastre porque só essa palavra pode descrever o prensamento de todos os fãs quando o filme termina. Não vou entrar em detalhes, pois o importante é saber que a continuação, O Mar de Monstros, será fiel ao livro e tentará acertar as contas e preencher as lacunas deixadas pelo primeiro filme. O elenco continua o mesmo, com Logan Lerman protagonizando Percy Jackson. Só espero mesmo que o filme não seja uma desilusão no final... Está previsto para agosto de 2013, mas senão me engano, foi adiado e tal, então a data não está confirmada de todo.


Cidade dos Ossos - Não, eu não li ainda essa série, nenhum livro da saga, mas não sei por que estou tão ansioso para este filme! Li inúmeras resenhas elogiando o livro, dizendo que "você precisa ler isto", mas até agora não surgiu oportunidade para tal. Mas repito: quero muito dar uma olhada nesse filme, mas é claro, antes ler os livros. Não gosto muito de assistir filmes antes de ler o livro, só nos casos de que eu nem sabia que existia livro. Enfim, Cidade dos Ossos, filme baseado na obra mais conhecida de Cassandra Clare tem previsão para agosto de 2013. Não sei se é uma data confirmada confirmadíssima, mas ainda não pesquisei tanto sobre o filme.


Dezessei Luas - Outro filme que não li o livro e estou ansioso pra assistir... Dezesseis Luas de Kami Garcia e Margaret Stohl. A história me deixou super curioso pra saber sobre o enredo do livro, mas como Cidade dos Ossos, não houve oportunidade. Sobre o filme, pelo que ouvi falar, vai ser muito melhor que o livro, mas como sempre: filmes surpreendem, livros marcam. Dezesseis Luas está previsto para julho de 2013 e já tem elenco completo.


O Aprendiz - Já cheguei a ler algumas páginas desse livro, e té achei legal mas não me interessei tanto por conta de outros livros que eu estava ocupado no momento, e com o tempo, fui deixando de lado a série muito elogiada. Pensava que o primeiro livro já tinha uma adaptação cinematográfica, Aprendiz de Feiticeiro com o ator Nicolas Cage, mas acho que me enganei, rs. O filme está marcado para outubro de 2013.

***

Enfim, é isso. Eu sei que tem muitos outros filmes que vão estrear em 2013, mas acho que são esses cinco que estou mais ansioso para assistir. Comentem e digam quais filmes vocês querem assistir em 2013 baseado em livros!

4 comentários:

  1. Foi assistindo o fime de Percy Jackson que tive interesse em conhecer a obra de Rick Riordan. Isso porque, apesar dos fãs não gostarem do filme, achei a ideia muito interessante e tinha certeza de que o livro era fantástico. Isso apenas se confirmou a cada nova crítica, mas lá se foram dois anos e ainda não li ><
    Sei que preciso também conhecer Jogos Vorazes, já que até hoje não vi uma pessoa dizendo que não gostou da história. Espero ter a oportunidade.

    Você não citou, mas acredito que uma adaptação de uma série do James Patterson também chegará aos cinemas em 2013. Se não me engano é uma das séries que será lançada pela Novo Conceito, ou seja, estou aguardando ansiosamente desde já rs

    Abraços
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éh... mas sobre um filme baseado em alguma obra do Patterson, o único que eu saiba é de "Eu, Alex Cross" que aqui no Brasil ficou como "A Sombra do Inimigo"... vou pesquisar :D

      Excluir
  2. Olá!
    Adaptações cinematográficas de livros são facas de dois gumes: os fãs ficam em polvorosa pela emoção de poder assistir algo que antes só passava pelas suas cabeças, mas ao mesmo tempo têm certo receio, porque se de um lado temos filmes brilhantes como THG, de outro temos tentativas um tanto ao pé da letra de ganhar uma renda extra em cima dos fãs, como Percy Jackson - o que não me impede de esperar algo melhor desta vez, com O Mar de Monstros.

    Dito isso, estou muito ansiosa para a estreia de Em Chamas! O livro em si transmite uma aura de agressividade e reviravoltas e quero muito saber como isso será colocado no filme. Quanto a Os Instrumentos Mortais, a estória é muito legal, mas acredito que seja mais do mesmo: adolescentes sobrenaturais já estão um tanto enferrujados na mídia, não? Mesmo assim, espero que adaptem com competência.

    Abraços!
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só seu coment diz tudo, Clara. é bem isso mesmo, adaptações é uma corda bamba!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...