segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Resenha - Ponte para Terabítia de Katherine Paterson

Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Até que um dia, uma fatalidade os separa, e Jess precisa ser forte para enfrentar essa triste realidade.

Já havia assistido o filme a muito tempo atrás, e na época, nem tinha ideia de que existia um livro que deu origem ao mesmo. Só então conheci a escrita de Katherine Paterson, que é simples e fácil, de uma forma que a narrativa flui, e enfim, conheci mais a fundo Terabítia.


Jesse Oliver Aarons Jr., ou simplesmente Jess, é o único filho homem de uma família pobre do interior de uma cidade pequena. A vida dele não chega a ser difícil, mas inclui a toda manhã ter que ordenhar a vaca do sítio, Miss Bessie, cuidar das irmãs mais novas, e ter que saturar todo dia de escola a chatice de outros alunos. Mas nada disso ofusca o sonho de Jess: ser o campeão de corrida da escola! Mas após a chegada de uma garota chamada Leslie Burke à casa vizinha, e ainda por cima de sua turma, e pra complicar, que quer disputar a corrida com ele - e vence! - Jess se vê confuso e quer se manter longe daquela nova garota... mas após certas circunstâncias, os dois se veem em uma amizade real, de confiança, e ainda dividem o segredo de uma terra imaginária. Do outro lado do riacho, para entrar nesse tal "mundo", é necessário atravessar a faixa de água se balançando em uma corda até o outro lado, e por fim, entrar no reino de Terabítia!

"Ele não conseguia pensar em mais nada para dizer. Talvez algum dia, quando crescesse, pudesse escrever uma carta a ela e dizer como Leslie Burke achava que ela era uma ótima professora, alguma coisa assim. Leslie não ia se incomodar. Algumas vezes, como no caso da boneca Barbie, a gente tem que dar às pessoas alguma coisa pra elas, não só o que faz a gente se sentir bem por estar dando o presente. Porque a senhora Myers já o tinha ajudado, quando entendeu que ele jamais esqueceria Leslie."
 Página 156

Não pense que Ponte para Terabítia é uma história de criança; e também não pense que é uma história de romance entre dois adolescentes. Nada disso! Com uma escrita inocente e delicada, Katherine Paterson te fisga com a história de Jess e Leslie. A amizade entre eles não é algo "de repente", e sim, algo que aos poucos vai sendo traçado. No começo Jess odeia Leslie, mas aos poucos começa a gostar dela... e se veem amigos e rei e rainha de uma terra imaginária batizada pelo nome Terabítia.

Como falei que o livro não é infantil e nem tem um romance meloso, a narrativa não se prende apenas a Terabítia. Basicamente o enredo frisa na amizade entre os dois personagens, e não apenas isso, a coragem que Jess precisa, e que seu pai tanto cobra por ser o único filho homem da casa. Um livro que fala de superação numa linguagem simples e eficaz.

"Deus do céus. Ela achava que ele estava apreciando aquela visão
- Pode contar - disse, saindo pela porta antes que ela jogasse mais alguma coisa em cima dele - Uma garota tão linda como você não deu para eu me controlar..."
 Página 122

E como falei no parágrafo anterior que Terabítia não é tão frisada, considero isso como ponto negativo no livro; como único ponto negativo no livro que levo a sério. Como título do livro, esperava que Terabítia fosse mais explorada pela autora. Tudo bem que tudo é imaginação dos personagens, mas não é algo que dá pra você, experimentar! A narrativa nessas cenas mostra como os personagens veem como é fantástica Terabítia, mas acho que o leitor não pode dizer o mesmo. Na minha opinião, acredito que a autora poderia ter criado uma Terabítia mais atraente e surreal. Não que isso faça o livro ruim, apenas me senti incomodado. Os demais erros, como falei, não levo a sério, pois isso varia de leitor e leitor, então não vou mencionar.

E sobre a diferença do filme e do livro, enquanto eu lia, via certas diferenças, mas nada de tão grandioso. É claro que uma das melhores cenas do filme e melhores adaptadas foram as partes em que eles "imaginavam" Terabítia. Ao contrário do livro, atrevo-me a dizer que é mais emocionante. Fora isso, as atuações de Josh Hutcherson, Anna Sophia Robb e Zooey Deschanel foram maravilhosas, e digo que Ponte para Terabítia - O Filme foi uma ótima adaptação cinematográfica de um livro!

Enfim, recomendo pra quem quer uma leitura leve e sem muito comprometimento. Não é aquela leitura que seja A leitura, mas é uma obra que emociona, principalmente nos últimos capítulos. Recomendo muito, e posso dizer: Ponte para Terabítia é um dos meus livros favoritos!

Classificação do Livro:





Ficha do Livro:

Título Nacional: Ponte para Terabítia
Ano de Lançamento: 2006
Número de Páginas: 160 páginas
Editora: Salamandra
Tradutor: Ana Maria Machado
Título Original: Bridge of Terabithia
Ano de Lançamento: 1977
Número de Páginas: 143 páginas
Editora: Harper Collins Publishers 


Sobre a Autora:
Foto -Katherine PatersonO valor da obra da escritora norte-americana tem sido amplamente celebrado no mundo todo. Ela foi agraciada, em 1998, com a medalha Hans Christian Andersen (o premio internacional mais importante no campo dos livros para crianças e jovens, entregue a cada dois anos para um escritor e um ilustrador) pelo conjunto de sua obra. Ela também acaba de receber o “Prêmio em Memória de Astrid Lindgren”. Dado anualmente pelo governo sueco para escritores, ilustradores ou pessoas que se destacam no mundo dos livros para crianças. Quase todos os seus livros já receberam os prêmios mais prestigiosos dos EUA. Entre eles estão O Mestre das Marionetes, vencedor da medalha Newbery em 1977; Ponte para Terabíthia e Duas vidas, dois Destinos, respectivamente da mesma medalha em 1978 e em 1981.




Outras Capas:

  

11 comentários:

  1. Infelizmente ainda não li esse livro mas pude conferir a adaptação cinematográfica.
    Gostei do clima de magia e fantasia do filme,se o livro for mágico assim, com certeza merece ser lido.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia, pois é muito bom, e esse clima de magia, não se dá muito a própria Terabítia, e sim a amizade de Jess e Leslie :D

      Excluir
    2. Já li o livro, e tive que fazer um resumo, e achei muito interessante sua resenha, e peguei algumas partes !

      Excluir
  2. Oi ..

    Uma vez eu vi o filme e achei legal, apesar de achar que possui filmes melhores do gênero.
    Não me interesso muito pelo livro =/

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, mas levando a fidelidade da adaptação, acho que ficou muito boa....

      Excluir
  3. É um livro que me desperta a curiosidade, mas fico pensando se eu aguentaria a leitura porque me parece um pouco juvenil demais. Mas gosto muito do gênero.

    Abraços!

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éh, mas mesmo o aspecto da narrativa sendo um tanto juvenil demais, a história em si é maravilhosa...

      Excluir
  4. Esse livro deve ser tão lindo!! e sabe de uma coisa? acho que o fato da autora não ter focado em Terabítia só deve torná-lo mais bonito, deixando a nós imaginá-la do modo que quisermos. Quem sabe "A Ponte para Terabítia" não se refira a ponte física, mas à amizade das personagens, tão pura e genuína que os leva a lugares fantásticos como Terabítia? Quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sua explicação sobre a tal "Ponte para Terabítia" foi fantástica... acho que deve ser por aí mesmo!

      Excluir
  5. Nem falo onome da garota ::: Leslie Burke
    Acho .-.

    ResponderExcluir
  6. Quero ler este livro.Vou Lê-lo
    este ano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...