sábado, 6 de outubro de 2012

HQ Extreme - Wolverine Snikt!

Ao ser abordado em Nova Iorque por uma jovem chamada Fusa, Wolverine é subitamente transportado através do espaço-tempo para um futuro, no qual toda a raça humana foi extinta por um organismo cibernético conhecido por mandatário. Um pequeno grupo de sobreviventes, liderados pelo coronel, colocam Wolverine a par da história recente do mundo e do motivo pelo qual ele é o único que poderá salvar o que resta da humanidade.

É comum a gente, ao ser mencionado Wolverine, lembrar que ele é um personagem famoso dos quadrinhos - gibis, HQs... - Mas nas mãos de Tsutomu Nihei, nessa minissérie especial de 5 capítulos, Wolverine é um personagem no estilo mangá, mas a essência do personagem é a mesma, que tanto dá o subtítulo para a minissérie: SNIKT!, que é uma analogia ao "movimento" das garras do Logan.



Wolverine de Tsutomu Nihei
A história desta minissérie é bem misteriosa nos primeiros dois capítulos. Isso se dá também ao pequeno número de páginas de cada episódio, que varia de 20 a 25 páginas, o que sempre deixa uma ponta solta para o próximo capítulo. Mas o enredo da minissérie mostra Logan sendo reconhecido como Wolverine por uma garota vinda do nada, que se identifica como Fusa, que segura em sua mão e o leva para um vórtex, uma viagem no tempo, só que no percurso, Logan acaba em um local totalmente desértico, que julga não ser a Terra, sozinho, até ser atacado por uma espécie de criatura, que ele não sabe o que é, apenas, que quer matá-lo.

Derrotando a criatura com muita luta, Logan reencontra Fusa e é levado para uma espécie de "quartel general", e se encontra com os amigos da garota, dentre eles, um ciborgue munido com um armamento especial que pode destruir completamente os The Mandate, nome das tais criaturas, que tem o poder de se modificar a qualquer forma que queiram, e são quase "imortais" por causa do núcleo de energia totalmente seguro, como se fosse seus corações. Logan então começa a buscar por respostas, e descobre que as tais criaturas foram criadas pelo ser humano, no começo, um experimento, e logo depois, um desespero... os The Mandate se multiplicavam, mas depois de algumas gerações, "perderam" essa capacidade, e buscam corpos vivos para se multiplicarem, como parasitas.

Os The Mandate
Logan questiona o por que de Fusa e os humanos sobreviventes precisarem de sua ajuda... e descobre que a única substância que pode deter os The Mandate é adamantium!
Vou para por aqui, rs, porque senão solto bastante spoilers, o que vai deixar meio sem graça o mangá. Na minha opinião, no começo da minissérie não estava levando a sério o enredo, mas após a cada página virada, a história começou a fazer sentido, e Nihei mostrou seu talento de forma grandiosa, não apenas pelo seus desenhos habilidosos de forma simples e sombria, mas também com toda a narrativa, diálogos... enfim, Tsutomu Nihei - autor e desenhista da minissérie - soube respeitas o caráter de Logan: fechado, quase um selvagem, mas que no fundo do coração sabe que precisa salvar a humanidade. E falando sobre selvagem, Nihei tem um traço bem selvagem para caracterizar Logan. Utiliza bastante o tom escuro, e em suma, gostei bastante das ilustrações do desenhista... as cenas de lutas são bem definidas, e o ritmo da leitura não é interrompido com o virar de páginas!


Sobre o desfecho, a minissérie terminou de forma satisfatória... mas de algum modo acho que faltou algo em toda a história... não sei se foi a rapidez da execução da HQ ou o final abrupto, apenas fiquei um pouco incomodado com o elemento que faltou no enredo. Mas recomendo pra quem quer ler uma "aventura repentina" de Wolverine...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...