quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Resenha - Corajosos de Randy Alcorn

Diante de uma tragédia, quatro homens se confrontam com suas esperanças, fé e papel de pai. Será que uma situação extrema é capaz de ajudá-los a se aproximar de Deus e de seus filhos? Como policiais, Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A “Resolução” acaba tomando uma proporção maior do que o imaginado e se tornando um valioso instrumento para transformar centenas de vidas. Baseado no filme homônimo de Alex e Stephen Kendrick, Corajosos mostra como a relação com os pais pode marcar profundamente – para o bem ou para o mal – a vida de uma pessoa.

Quem já assistiu Desafiando os Gigantes, Prova de Fogo e A Virada, deve pelo menos saber do novo filme dos irmãos Kendrick: Corajosos. Os filmes se utilizam de elementos do nosso dia-a-dia e o empregam na Palavra de Deus, de modo eficaz e edificante. Não pense que são filmes apenas para evangélicos: ao contrário, independente da religião, os filmes irão agradar de forma grandiosa. Ainda não assisti Corajosos, mas quando vi que a Editora Arqueiro iria lançar a novelização do filme em Outubro, fiquei muito ansioso pela leitura, e finalmente consegui o exemplar em uma promoção.


A história centraliza quatro policiais, Adam, Shane, Nathan e David, que enfrentam gangues violentas, bandidos, assaltantes, e principalmente: o tráfico de drogas na cidade de Albany. Mas quando uma tragédia atinge a família de Adam, ele percebe que o grande problema não está somente nas ruas, onde é o "campo de batalha" dos policiais, e sim, dentro de casa. Logo, Adam e seus amigos decidem criar a Resolução, uma espécie de "contrato", uma "aliança", onde eles prometem proteger, cuidar, ensinar, guiar a própria família e fazer com que seus filhos caminhem para o bom caminho.

Corajosos para mim foi uma grande surpresa. Eu tinha uma ideia totalmente do livro do que eu encontrei. A história tem um enredo muito rico, e em nenhum momento você fica entediado com a história. Para um livro baseado em um roteiro de filme, repito: a narrativa é muito rica.

Os personagens não deixam a desejar. Adam é o tipo de pai que dá valor apenas ao trabalho, mas com sua família, há alguns problemas: seu filho Dylan não tem um relacionamento direto com o pai, e sua esposa muitas vezes o irrita. A única pessoa que lhe faz feliz na família é sua filha Emily. Emily para Adam é tudo, com apena 9 anos, ela lhe faz rir, os dois brincam juntos... Mas quando uma tragédia ocorre com Adam, ele começa a querer reconquistas sua esposa e filho, firmando-se em Deus e acreditando em sua Palavra.
Nathan é um policial, que assim como Adam, não brinca em serviço, mas ele zela pela família, e quer o melhor para ela, não quer que seus filhos repitam o que aconteceu com ele no passado. Quando um garoto começa a dar indícios de querer namorar sua filha de quinze anos, Jade, Nathan tenta aconselhar a sua filha de que o garoto não quer ser apenas seu amigo.
Os personagens que dão título ao livro não são apenas esses quatro principais, mas há também Javier, um mexicano que quer sustentar sua família, mas a busca de emprego muitas vezes é infrutífera, Derrick, um garoto de 15 anos que se envolve com uma gangue da cidade, Brad Bronson, um policial machão e "osso duro de roer", que reluta em crer em Deus, mas aos poucos seu coração vai amolecendo...

Como já disse, Corajosos é um livro de surpresas. Você encontra uma história emocionante - que chega a tirar lágrimas de você! - um enredo intrigante que narra com maestria o dia-a-dia do policial e o combate com gangues e o tráfego de drogas... etc!

Recomendo Corajosos, uma história eficaz, edificante, e que independente de sua religião, você tem que ler! E, não se esqueça "NÃO LARGUE O VOLANTE"!

Classificação do Livro:






Ficha do Livro:

Título Nacional: Corajosos
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 288 páginas
Editora: Arqueiro
Tradutor: José Roberto O'Shea
Título Original: Courageous: A Navelization
Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas: 392páginas
Editora: Tyndale House Books




Sobre o Autor:

Randy Alcorn escreveu mais de 35 livros, que já venderam 4 milhões de exemplares. Trabalhou como pastor durante 14 anos, já realizou palestras pelo mundo inteiro e publica artigos em diversas revistas, além de participar de programas de rádio e televisão. Pai de duas filhas, Randy mora em Gresham, no Oregon, com a esposa e melhor amiga, Nanci. Para mais informações, visite o blog www.epm.org/blog e o perfil do autor no Facebook (facebook.com/randyalcorn) e no Twitter (twitter.com/randyalcorn).








Outras Capas:

  


7 comentários:

  1. Por algum motivo, que não sei dizer qual, imaginava algo totalmente diferente desse livro e felizmente descobri isso só com a sua resenha. Muito bom saber também que, apesar de ser baseado em um filme, o enredo é completo. Isso anima para conhecer a história e se emocionar com ela.
    Quero ler antes de assistir ao filme :)

    Abraços e parabéns pela resenha!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom mesmo... mas recomendo assistir o filme primeiro, sendo que o livro é baseado no roteiro :D

      Excluir
  2. Oi ..

    O livro que é baseado no filme? Pensei que seria ao contrário, rs.
    Enfim, fiquei surpreso ao ver que, mesmo assim, a narrativa do romance é rica. E não sabia que o livro era assim, tão bom. Até fiquei um pouco curioso em lê-lo.

    Ótima resenha :)

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro, sim, é muito bom. Ele tem uma junção muito completa de ação e uma parte mais de reflexão...

      Excluir
  3. Fiquei interessada nesse livro, e sua resenha está ótima. Gostei dos pontos que você abordou porque são, geralmente, os pontos que eu levo em consideração. Vou solicitar na editora!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://www.aceitaumleite.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o filme, na igreja, gostei muito, sua resenha esta super legal, parabéns!

    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...