domingo, 23 de setembro de 2012

Resenha - Coração de Tinta de Cornelia Funke

Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável - quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração de tinta'. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Já havia assistido o filme a um bom tempo, e só vim agora saber que era baseado em um livro do mesmo nome, que fazia parte de uma trilogia chamada Mundo de Tinta. Peguei pra ler por curiosidade, até mesmo porque, queria saber como a adaptação cinematográfica foi fiel a obra original. Mas ao término da leitura, fiquei pensando: como esse livro é maravilhoso!


A história começa com Meggie em uma noite de chuva. Ela não consegue dormir, e nem quando tenta ler seu livro, consegue se concentrar na história. Quando olha pela janela e vê um estranho homem parado diante da casa, decide chamar seu pai, Mortimer ou simplesmente Mo para saber quem é aquele estranho. Mo recebe o homem em casa e o chama de Dedo Empoeirado, que por sua vez chama o pai da menina de Língua Encantada. Mo manda sua filha ir dormir para conversar com o estranho, mas Meggie não consegue se controlar e ouve a conversa escondida. Não entende muito do diálogo dos dois homens, mas uma coisa ela tinha certeza: Mo escondia algo! No dia seguinte, Mo acorda Meggie dizendo que precisavam se mudar daquela casa, se mudar para a casa da tia Elinor. Meggie acha estranho a súbita escolha do pai, mas Mo pressiona a filha, e os dois viajam... com o estranho homem da noite passada! Meggie não confia em Dedo Empoeirado, mas seu pai, Mo, parece fazer o contrário. Quando chegam na casa da tia Elinor, uma leitora voraz e colecionadora de livros raros, e tudo relacionado a escrita, Meggie percebe que Mo quer esconder um livro chamado Coração de Tinta. Em uma certa noite, um grupo de homens invade a casa e rouba esse tal livro e sequestram Mortimer. Meggie, com a ajuda do estranho Dedo Empoeirado, uma espécie de saltimbanco, irá tentar salvar seu pai e recuperar o tal livro.

Coração de Tinta pode ser chamado de um livro infanto-juvenil, mas sua linguagem denota um livro mais juvenil do que infantil. A narrativa é calma, e as vezes bem monótona. Os capítulos se passam com lentidão, mas a leitura de certo modo te prende, mesmo que ande bem, bem lenta!

A autora teve uma grande ideia para Coração de Tinta. O personagem Mo tem um certo dom: quando declara em voz alta alguma passagem de um texto escrito, os personagens da tal passagem lida "saltam" da história para a nossa realidade... mas no lugar, alguém de nossa realidade, entra na história. Mo descobriu o seu dom enquanto lia Coração de Tinta para sua esposa, até que ela de repente desapareceu, e três homens saíram da história: o vilão maligno Capricórnio, seu comparsa Basta e uma vítima dos maléficos feitos do vilão, Dedo Empoeirado, que no momento ia ser assassinado pelos outros dois. Mortimer salva o saltimbanco que foge, enquanto Capricórnio e Basta desaparecem, ameaçando que Mo teria a sua vez. Desde então, Mortimer nunca mais leu em voz alta um livro.

Enfim, sobre o primeiro parágrafo da resenha falando do filme, o filme tem muito mais dinâmica que a obra original, mas não pense que o livro é ruim, apenas o filme é mais frenético do que o original. Sobre a adaptação em si, o filme mudou muito, mas o pano de fundo da história é o mesmo.

Sobre a parte gráfica do livro, não posso deixar de declarar: a Editora Cia. das Letras está de parabéns. Diagramação perfeita, fontes utilizadas não irritam a leitura, e ao término de cada capítulo há uma ilustração da autora. E no começo de cada capítulo existe um trecho de algum clássico que condiz com o capítulo em si.

Não tenho muito o que dizer de Coração de Tinta. O livro é muito bom, mas as vezes se torna monótono, mas não chega a tirar o brilho da história que Cornelia criou... sobre os próximos livros, quero saber o que vai acontecer aos personagens...

Ficha do Livro:


Livro 1 - Coração de Tinta - Cornelia Funke
Título Nacional: Coração de Tinta
Ano de Lançamento: 2006
Número de Páginas: 456 páginas
Editora: Companhia das Letras
Tradutor: Sonali Bertuol
Título Original: Tintenherz (Alemanha)
Ano de Lançamento: 2003 (Alemanha)
Número de Páginas: 573 Páginas (Alemanha)
Editora: Dressler (Alemanha)

Sobre a Autora:

Foto -Cornelia Funke
Cornelia Funke nasceu em 1958 na cidade alemã de Dorsten, filha de Harlz-Heinz and Helmi Funke. Quando criança, queria se tornar astronauta e ou uma piloto de avião, mas depois decidiu estudar pedagogia na Universidade de Hamburgo. Depois de terminar seus estudos, Funke trabalhou durante três anos como assistente social, se focalizando em crianças necessitadas. Ela ganhava algum dinheiro ilustrando livros, mas rapidamente começou a escrever suas próprias estórias, inspirada naquelas com que ela havia agradado as crianças carentes com quem tinha trabalhado. Durante o final dos anos 80 e 90, Funke se estabeleceu na Alemanha com dois grupos de crianças, o que a inspirou a escrevera série de livros Gespensterjäger e Wilde Hühner.






Outras Capas:

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...