quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Resenha - É o Primeiro Dia de Aula... Sempre de R.L. Stine


Quem nunca sentiu um frio na barriga por causa do primeiro dia de aula? Aliás, o receio de não conhecer ninguém, de acharem você "estranho", ou se você dará uma boa impressão... acho que todo mundo já deve ter sentido isso. Pois bem, com Artie Howard não é diferente. É o primeiro dia de aula, mas quando seu despertador toca, ele acorda assustado e cai da cama, bate a cabeça e fica com galo. Vai colocar o celular pra carregar, e leva um baita choque. No café da manhã, seu irmão mais novo, Eddy, derrama calda de panqueca em seu cabelo, e na hora de levar seu irmãozinho pra escola, um caminhão dá um banho nele ao passar por uma poça. Bem, é meio estranho tudo isso acontecer num primeiro dia de aula, mas ao chegar a escola, o cão de Artie, Wowser, o havia seguido e ataca o diretor da escola, Sr. Jenks... e por ai vai, cada situação pior que outra. Mas no dia seguinte, Artie descobre que é o primeiro dia de aula, e tudo o que aconteceu no dia anterior, acontece nesse dia, e no próximo dia, e no próximo dia...


Não tinha grandes expectativas para com o livro quando vi que a Editora Seguinte o iria lançar. É claro que a sinopse era interessantes, mas não conseguia criar grandes expectativas. Ganhei então uma promo do ConversaCult do livro, mas demorei pra pegar o livro e ler. Foi ontem a noite que criei vontade e comecei a ler a história... e não parei até terminar!

A narrativa não tem nada de especial. R.L. Stine te conquista de outro jeito: com a história em si. É claro que no começo do livro você pode achar que vai ser algo bem bobinho, mas após as situações passadas pelo protagonista, o enredo vai crescendo, e o desespero de Artie e do leitor também, e a solução pra tudo isso parece que não chega... é como uma bola de neve, como uma avalanche, que cresce cada vez mais e não tem como para-la! É assim que me senti enquanto lia É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!

O livro é contado da perspectiva de Artie, e o suspense do livro é aliviado com o humor do personagem em todos os momentos, até naqueles momentos de extrema bizarrice. E falando em bizarrice, o livro é muito bizarro! Lá pra metade por final que você vai percebendo isso, acho que não tem outra palavra para caracterizar o livro: bizarro! Mas não de modo negativo. Na verdade, nem dá pra se expressar em relação a essas partes do livro, por isso que digo que é bizarro, rs.

E sobre o desfecho... Tio Stine fez a gente de bobo desde o início! EU NUNCA IRIA IMAGINAR UM FINAL DAQUELES. A "solução" para o problema de Artie é explicada em meras duas páginas. Acho que ninguém iria conseguir descobrir a verdade sem antes chegar ao último capítulo. Fiquei em todo livro cogitando alguma coisa, e quando pensei que tinha solucionado o caso, o último capítulo está ali com a verdade... e também achei GENIAL o desfecho.

Realmente não é uma ótima leitura, mas é satisfatória. Acho que R.L. Stine criou uma história bem fechada, e não encontrei nada que não fosse justificado pelo final. Recomendo com todas as letras!

OBS - Estou agora pondo isso nas resenhas, críticas e tudo relacionado a isso no blog. Acho que talvez assim a minha recomendação de algo fique mais completa desse modo, então criei os "pensamentos". São cinco "pensamentos", e se tal livro, filme, etc. levar cinco "pensamentos", é que é uma obra excelente e que merece ser "pensada" muitas vezes, rs. Bem, então se acostumei a esse novo item das resenhas :D

Classificação do Livro:

Como falei na resenha, a leitura não é extraordinária, mas é satisfatória e tem um enredo bem completo. Recomendo, mas mesmo assim, o livro leva apenas quatro "pensamentos".





Ficha do Livro:

Título Nacional: É o Primeiro Dia de Aula... Sempre!

Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 168 páginas
Editora: Seguinte
Tradutor: André Czarnobai

Título Original: It's the first day of school... forever!

Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas: 192 páginas
Editora: Feiwel & Friends



Sobre o Autor:

R.L. Stine

Robert Lawrence Stine (Columbus, 18 de outubro de 1943) é um escritor dos Estados Unidos. R.L. Stine, como é conhecido popularmente, é conhecido pelas histórias juvenis de terror e suspense. Escreveu séries de livros de sucesso como: Rua do Medo, Goosebumps (que virou série de tv, e foi considerado o "Harry Potter" da década de 90) e Hora do Arrepio. Seu primeiro livro infanto-juvenil foi "Como ser engraçado".







Outras Capas:

 

7 comentários:

  1. Ah é massa esse livro, me amarro em histórias escolares, faz lembrar a série Os invencíveis (cê lembra né?). Entendo o quatro pensamentos, porque no nível de leitura a que praticamente todos os leitores estão acostumados, tem que por a prova algumas coisas. Mas considerando só o intuito da obra, são três em três estrelas (três quesitos é suficiente pra obras infanto-juvenis).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que "É o Primeiro Dia de Aula... Sempre" não tem nada ver com "Os Invencíveis"! Primeiramente, o livro é muito bizarro - como expliquei na resenha - acho que só essa palavra mostra o abismo entre as duas obras, rs. Acho que é melhor você dar uma olhada no livro, é mais que recomendado!

      Excluir
  2. Não tenho muita vontade de ler esse livro, mas não acho uma obra inválida. Parece mesmo ser divertida, mas é mais para descontrair. Eu preferia que o livro tivesse outro título, porque o atual não é nada convidativo.

    Grande abraço!

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, como eu falei na resenha, muita gente pode pensar que é uma obra bobinha e pra criança, mas não é, rs! E é como você disse, é só uma obra pra descontrair, bem engraçada e divertida, sem muito comprometimento. E sobre o título, Lu, ele só faz mesmo sentido no último capítulo, rsrs.

      Excluir
  3. Até certo ponto de sua resenha eu diria que o livro não chamou a atenção, mas agora quero saber qual foi a solução genial do autor. Talvez o lado divertido seja o que mais chamou minha atenção, já que TODOS nós já passamos por algo semelhante, mesmo que não seja tudo em um único dia :x

    Parabéns pela resenha.
    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artie é o que posso dizer um garoto bastante azarado... reviver o primeiro dia de aula, um dia cheio de encrenca - pra ele - não é mole não! Mas leia sim, pois é uma obra muito boa, e é lida rapidamente!

      Excluir
  4. Geralmente o primeiro dia de aula costuma ser traumatizante,gostei da ideia do livro em abordar o tema,deve ser uma leitura leve e agradável.
    Abraço Joshua!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...