quarta-feira, 27 de junho de 2012

Resenha: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel - Especial The Lord of the Rings

Esse será o primeiro post que inicia o novo especial do blog, até então divulgado - e não revelado. Pois então, hoje, é com grande orgulho que revelo o que é esse novo especial... o Especial The Lord of the Rings! O especial abrangerá a trilogia best-seller do consagrado autor J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis, que conta com três volumes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Todas as três obras serão resenhadas ao longo desse especial. E nesse post você poderá conhecer mais sobre o primeiro volume: A Sociedade do Anel!


A resenha:


Será bem difícil fazer uma resenha desse livro. Não sei por onde começar. Tenho uma vontade imensa de contar toda a obra para vocês, dizer o quão fantástica ela é, mas isso renderia uma resenha cansativa e que talvez nem teria um fim propriamente dito. Mas vamos começar pela história...


Bilbo Bosseiro, voltando de sua estranha e misteriosa viagem, aparece nada mais e nada menos que rico. Os habitantes do Condado, os curiosos hobbits - criaturas de baixa estatura, meio peludas - ficam se perguntando de onde vem essa tal riqueza. Realmente existe algo a mais que Bilbo não conta a nínguem. E realmente existia! Ele adquirira um anel de uma beleza grandiosa de uma criatura chamada Gollum ou Sméagol. Até então, Bilbo não sabia o que era esse tal anel, que misteriosamente, ao ser colocado, lhe deixava invisível aos olhos dos outros. O único que tinha conhecimento alem do anel, era seu amigo e mago, Gandalf, o Cinzento. O mago após estudar mais sobre o anel, descobre que na verdade o artefato é o Um Anel, o anel mestre sobre todos os Anéis do Poder, criado por Sauron, O Senhor do Escuro. Com o Um Anel, Sauron poderá ser reconstruir novamente e dominar toda a Terra-Média. Sem o Um Anel, Sauron poderá ser destruído e a Terra-Média ficará longe de um perigo.

"Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu, Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores, Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono, Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono, Na Terra de Mordor onde as Sobras se deitam. Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontra-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisiona-los, Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."   

Bilbo então decide deixar toda a sua fortuna com Frodo, seu sobrinho, e ainda, o misterioso Um Anel, com o objetivo de sumir do Condado. Sumir, talvez, para sempre. Gandalf então alerta Frodo sobre o que é realmente o anel, e logo se descobre que Frodo é o Portador do Anel - ele deverá partir em uma perigosa jornada em direção as Fendas da Perdição e destruir para sempre o Um Anel, e sendo assim, Sauron não poderá se reerguer e dominar toda a Terra-Média. Logo, Frodo, seu fiel "empregado" e amigo, Sam, Peregrin ou Pippin e Meriadoc ou Merry, quatro hobbits, partem em uma viagem arriscada até Valfenda, um lugar seguro onde descobrirão o destino do Um Anel.

Tolkien conduziu a história de maneira fantástica. Na verdade, fantástico é o mundo que ele criou: a Terra-Média. Uma terra mítica, com seres mitológicos - o autor usou como fonte de inspiração a mitologia nórdica, como elfos, anões, e etc. - uma história que pode ser definida como um mundo sem limites. Tudo tem um propósito. O Um Anel não é um simples artefato que foi criado e será destruído. O Um Anel entrelaça toda a história, e muitas vezes ele é o causador de tal fato. Na verdade, o Um Anel contém a essência, digamos do mal. Criado por Sauron para seu poder, em uma das batalhas travadas contra ele, o Um Anel foi perdido, cobiçado por muitos, até que Bilbo o pegou para si. O Inimigo o encontrou novamente, e virá para pegar o que é seu, e quando tiver o Um Anel em seu poder, irá dominar tudo e todos. O Um Anel, como sendo a essência do mal, tem o poder de controlar quem o usar, a não ser que seja o próprio criador dele, Sauron, mas no caso, se outro ser o usar, poderá agir precipitadamente; o Um Anel dá poder, mas ele é uma maldição.

"- O que foi? - sussurrou ele, levantando-se e vindo até Frodo - Senti algo enquanto dormia. Por que pegou sua espada?"                       

A Sociedade do Anel, primeira parte da trilogia O Senhor dos Anéis é dividia em dois livros. O primeiro livro trata do conhecimento do Um Anel, a jornada de Frodo e seus três amigos hobbits até Valfenda, e nesse percurso, passarão por grandes perigos, mas ao chegar a tal Valfenda, o livro 1 termina, e logo o livro 2 se inicia, mostrando o destino que o Um Anel terá, e uma nova jornada se inicia, com a Comitiva do Anel composta por nove integrantes: Gandalf, Frodo e seus três amigos, Passolargo - um guardião amigo - Boromir, um homem de Gondor, Legolas, um elfo e Gimli, um anão.

Uma característica um tanto negativa do livro é por ser extenso até demais. Há partes do livro, principalmente as jornadas dos personagens, que se tornam cansativas as vezes. Mas não pense que todo livro é assim, pois logo Tolkien reanima a leitura e logo fica impossível largar o livro.

Gostei de como o autor caracteriza as cenas e partes do livro. Ele descreve a paisagem de forma minuciosa, mas ao contrário de outros livros, você não se cansa rapidamente. É como se você estivesse no lugar em que ele narra, e tudo parece mais real.

"Sei? - disse Gandalf - Sei de muitas coisas que apenas os Sábios sabe, Frodo. Mas se quer dizer "sei sobre este anel", bem ainda não sei, pode-se dizer. Há um último teste a ser feito. Mais não duvido mais do que já suponho."  

Enfim, A Sociedade do Anel - e toda a trilogia - é para ser lida. Uma obra clássica que merece o título de best-seller. Tolkien sempre te surpreende. Os perigos pelo caminho dos personagens, o Um Anel, o grande Inimigo Sauron, e toda a Terra-Média, Tolkien soube dar um toque nisso tudo e transpassar para nós um mundo cheio de guerras entre seres mitológicos, uma história quase impossível de se descrever em palavras. O Senhor dos Anéis é fantástico!

Após concluir minha leitura do primeiro volume, percebi que precisava ler logo o segundo. Tolkien deixou um gancho para a continuação, e quem ler o primeiro volume, ficará ansioso pela continuação, como eu, rs.

4 comentários:

  1. Adorei a resenha, mas confesso que pulei alguns pedacinhos porque estou com o volume único em casa e tenho evitado AO MÁXIMO saber maiores detalhes da obra para não perder a vontade de ler. De tanto saber detalhes de Harry Potter ou mesmo dos filmes de Star Wars, eu desencanei dessas obras. Não desistir de Senhor dos Anéis!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema não Lu! Huhaushaushs, leia mesmo O Senhor dos Anéis, é muito bom, você vai adorar!

      Abraços, Joshua

      Excluir
  2. Uau Joshua
    eu jamais iria conseguir transmitir para uma resenha o que senti ao ler Senhor dos anéis. Faz tempos que li e foi a primeira trilogia que eu li e me apaixonei pelo gênero e pela narrativa de Tolkien. Devorei os três livros.
    Menino não é exagero dizer que você brinca com as palavras...cada vez mais admiro seu estilo de fazer resenha e fico aqui falando: gente, ele só tem 13 anos mesmo? rs
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo difícil falar de um livro tão bom... parece que nós temos uma grande responsabilidade em mãos. Estou ainda no segundo livro, e adorando, rs. Ah, e obrigado pelo elogio :D

      Abraços, Joshua

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...