sexta-feira, 8 de junho de 2012

Resenha: Ferno - O Dragão de Fogo de Adam Blade

O Mago das Trevas, Malvel, enfeitiçou as Feras da terra de Avantia, e elas estão enfurecidas e destruindo toda a região que antes protegiam. As Antigas Escrituras preveem um herói que salvará todo o reino, cumprindo a Beast Quest, a Missão das Feras. Em toda a extensão do reino, coisas horríveis acontecem: no Norte, há terríveis tempestades de neve, o Oeste foi atingido por ondas gigantescas e o Sul está em chamas. Tom, morador do Sul, é enviado para falar com o Rei Hugo para pedir ajuda e Aduro, o mago que aconselha o rei, vê nele o herói que Avantia procura! Junte-se a Tom nessa ventura contra a primeira Fera, Ferno, o dragão de fogo, um ser mitológico perigosíssimo, que com um simples sopro pode chamuscar toda a Terra!

Comecei a ler pela capa mesmo que é bem chamativa e uma ilustração fantástica. O título também me despertou a atenção, e logo li o livro que possui em torno de 100 páginas, bem pequeno.


A história se passa em um reino chamado Avantia, que é guardada por seis diferentes Feras em cada canto. Essas Feras protegem Avantia de qualquer perigo, mas após um feitiço do mago das trevas  Malvel, as Feras começam, em vez de proteger, a destruir Avantia. Logo todo o reino se torna um caos: enchentes assolam o oeste, incêndios no sul, terremotos no norte... enfim, a qualquer momento Avantia será apenas ruínas de uma cidade próspera que já foi! Cabe a um jovem, predito em uma profecia, salvar Avantia e as Feras do feitiço de Malvel.

A história começa em um prólogo bem agitado, e é ai que conhecemos a primeira Fera: Ferno, o Dragão de Fogo. Protege o Sul, mas agora está causando incêndios nas florestas e plantações dos habitantes e a seca de rios, causando seca por toda a Avantia. Tom, um simples menino do campo é enviado ao rei de Avantia com um pedido de ajuda, mas quando chega a cidade-capital do reino vê que várias outras pessoas de todos os lugares vieram com o mesmo objetivo: pedindo ajuda. Tom então acha um jeito de falar com o rei, mas ao chegar ao seu encontro, um mago conselheiro percebe que Tom é o jovem que a Profecia das Feras diz. Logo o menino parte em uma jornada, a Missão das Feras ou Best Quest com objetivo de livras as Feras do encanto do maldoso Malvel.

A história pode ser um pouco boba demais e previsível. Nisso concordo. Mas acho que isso não impede a leitura. Li em um dia e achei demais a aventura do livro. Tom não é um personagem marcante, mas podemos nos identificar com ele: um menino simples, que possui uma vida sem nenhum evento diferente, e que logo a tem virada de cabeça para baixo, e em suas mãos está a importância missão de salvar milhares de pessoas. Tom tem que aprender rápido a ter coragem e força e enfrentar os desafios pela frente.

O livro é bem rápido e uma narração simples. A cada livro da série - são seis ao todo - uma Fera é livrada do encanto. Não digo derrotada, pois na verdade Tom não tem que lutar contra elas, e sim liberta-las. E como ele fará isso, é ai que a história ganha um ponto positivo, o que vale a pena ter lido o livro.

A capa, como disse, a ilustração nela é fantástica, e ainda está em alto relevo e brilha. O trabalho gráfico da Editora Prumo ficou bem legal, e não encontrei muitos erros na revisão do livro ou na diagramação. O livro conta com ilustrações que são tão boas como a capa.

Enfim, o livro pode agradar um público mais jovem, e acho que esse é o objetivo. Alias, foi lançado no selo jovem pela Prumo. Mas se puder, leia o livro e tire suas próprias conclusões. Sobre a série, ela é baseada em um jogo virtual Best Quest. No livro há extras e códigos para abrir itens especiais no jogo.

Estou ansioso por continuar a ler a série. Logo mais terá resenha do segundo livro: Sepron, a Serpente Marinha!

FICHA DO LIVRO:

Título Nacional: Ferno - O Dragão de Fogo
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 100 páginas
Editora: Prumo
Tradutor: -
Título Original: Beast Quest: Ferno, the dragon of fire
Ano de Lançamento: 2007
Número de Páginas: 100
Editora: -

8 comentários:

  1. Joshua, não conhecia o livro, mas pela sua resenha parece ser bem interessante. Gosto quando tem essas aventuras de uma pessoa para "libertar" algo.
    De fato a capa chama bastante a atenção.

    Parabéns pela resenha.
    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que é legal. O protagonista tem uma missão de libertar as Feras, em vez de destruí-las, e talvez isso seja uma tarefa bem difícil...

      Excluir
  2. Oi Joshua
    Não conhecia o livro, mas a capa é muito interessante.
    Gosto de histórias agitadas e repletas de ação,pela sua resenha o livro parece ser ótimo.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse, a capa é realmente maravilhosa, mas o problema é que a história não é REPLETA de ação, talvez não agrade um público mais adulto e maduro. Mas se puder leia, pois acho que o resultado não vai ser uma leitura dispensável.

      Excluir
  3. Acho que alguns livros não precisam ser perfeitos, ou grandes clássicos. Se o livro foi divertido, teve pontos positivos, a leitura já é válida.

    Viu, peguei um errinho de português na sua resenha. Ao invés de "Mas acho que isso não impeça a leitura", o correto é "Mas acho que isso não impeDE a leitura".

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, valeu Lu :D Obrigado por ter me avisado do erro ortográfico, já consertei :D

      Excluir
  4. tem que ser rápido porque e para amanhã o trabalho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...