sexta-feira, 9 de março de 2012

Resenha: Jogos Vorazes de Suzanne Collins - Especial The Hunger Games

Sei que hoje já é dia dia 9 de março, mas só agora que conclui minha leitura de Jogos Vorazes, mas quando terminei queria fazer algo bem legal para o blog e sugiu a idéia do Mês The Hunger Games, mas logo mudei para o nome Especial The Hunger Games, e preparei um wallpaper bem simples para o especial.
Enfim, a postagem de hoje é sobre a resenha de Jogos Vorazes, livro que a minha amiga Juliane teve a bondade de me emprestar dias antes da estréia do filme que será 23 de março.
Como começar a resenha? Não tenho ainda uma resposta formada, pois acho que enquanto escrevo esta postagem, ainda reflito em tudo aquilo que aprendi com THG, e posso assumir que Jogos Vorazes é a minha mais nova série preferida - a de antes era Percy Jackson.
Tudo começa quando o dia da colheita chega. Katniss Everdeen se prepara mais uma vez para o "evento" que sorteará quem irá participar da edição dos Jogos nesse ano do seu Distrito 12. Todos estão apreensivos, pois ser convocado para os Jogos como tributo, significa morte na certa. E o pior, Katniss tem medo que sua irmã Prim, que pela primeira vez está no sorteio, seja convocada como tributo. Até que Effie Trinket levanta sua voz carregada do sotaque da Capital e diz: Primorse Everdeen! A irmã de Katniss foi convocada como tributo, mas ela se voluntaria no lugar da irmã pequena e inocente e é escolhida como tributo. Agora, é a vez dos tributos masculinos, e quem é convocado é Peeta Melark. Katniss o reconhece de algum lugar, e muitas lembraças a acertam, até que ela vê que ele a salvou muito tempo atrás de morrer de fome.

Depois de os tributos serem recolhidos do Distrito 12, eles vão direto para a Capital em um trem, e os preparativos começam para os Jogos Vorazes, a septuagésima quarta edição do reality show onde crianças entre 12 e 18 anos, dos 12 distritos, tem que se matar até que resta apenas um.

Katniss e Peeta chegam até o Centro de Treinamento e lá dão de cara com os outros tributos que vão disputar os Jogos com ele. A partir dai, Katniss e os outros treinarão por três dias, até os Jogos começarem...

Vou abordar primeiramente o ponto da história. Suzanne Collins criou algo novo e brilhante. Muito dizem que é um novo Crepúsculo. Mentira. Collins soube criar uma obra independente e incomparável a outras séries, mas sem tirar os méritos das outras obras. O livro é sombrio e tem uma surpresa a cada página virada e a história realmente te prende e te gruda a cada palavra. Não tem como não torcer por um personagem, não tem como não chorar pela morte de alguma pessoa, não tem como não sentir o drama dos protagonistas e demais na obra; Collins soube moldar o livro ao seu favor, e não criou algo cansativo e desinteressante, e sim algo voraz, algo que te deixará boquiaberto pelas atitudes dos personagens e pelas coisas que eles passam.

E acho que é devido a essa inovação por parte da autora, que a triologia está fazendo tanto sucesso. A atmosfera do livro se passar num futuro onde tudo está destruído e apenas a Capital conseguiu se reerguer e governa os 12 Destritos restantes com mão de ferro, é totalmente interessante e sombria. Suzanne sabe como nos deixar com a pulga atrás da orelha, e com descrições incríveis ela nos insinua alguma coisa, e isso não deixa que terminemos um capítulo só sem ler o próximo e etc.

O livro é do gênero de distopias, onde é uma ficção, mas diferente de utopia, a distopia é algo mais negativo, de forma que mostra uma sociedade governada por uma autoridade autoritária num futuro distante ou próximo, ficção cientifícia onde há alguns valores que o autor queira passar atrvés de elementos mais tecnológicos e etc. Distopia é quase isso, e Jogos Vorazes tem essa caracteristica pois mostra uma sociedade pobre e que não tem vez, governada sem direitos pela Capital, onde só os ricos tem lugar no mundo. THG é real, uma crítica que possui muitas facetas, e só quando você lê dá pra realmente entender o que a autora que nos mostrar.

Sobre os personagens, Katniss é a Katniss. Nãi porque eu gostei tanto dela, mas acho ela tudo de bom. Ela tem garra, determinação, força, e espírito aventureiro e que não desiste de nada. Mesmo sendo uma espécie de bicho do mato, que não confia muito nas pessoas - apenas em Gale ou Cinna - Katniss é uma personagem muito marcante, e no decorrer do livro nós fazemos aprte, de algum jeito, de todos os seus temores, dramas, perigos e tristezas, como o livro é narrado em primeira pessoa e por ela própria. É claro que Katniss chega as vezes irritar o leitor! E ela me irritou mesmo é no final, e quem leu sabe do que estou falando. Katniss mesmo sendo minha personagem preferida, ela tem muitos defeitos, mas porque em toda sua vida - desde a morte do seu pai - ela foi a única pessoa que lutou para sustentar sua casa, cuidar de sua irmã pequenina Prim e tentar animar de algum jeito sua mãe que parece estar de luto desde a morte do marido, que faleceu em uma explosão na mina em que trabalhava. Katniss tem seus defeitos, concordo, e ela me irrita justamente na conclusão do livro...

Peeta Melark é outro personagem marcante. Mesmo sendo filho de padeiro e aos olhos de Kat um mimado e riquinho, ela nem sabe como é a vida do outro protagonista e do que muitas vezes passou no Distrito 12, mesmo sendo filho de padeiro. Peeta não sabe caçar como Katniss e nunca passou fome realmente, mas na arena e nos Jogos ele se mostra uma pessoa totalmente diferente, disposta a ganhar e a sobreviver de algum modo. Não gosto muito dele, mas ele não chega a ser irritante. As vezes me identifico com ele, as vezes não, mas os personagens de Collins são de alguma forma surpreendentes!

E falando dos outros tributos dos Jogos Vorazes, Rue é a que mais me marcou. Acho que fiquei neste momento irritado com Suzanne, mas quem leu sabe o por que disto. Há também Cara de Raposa, um tributo feminino do Distrito 5, e Cato, que se mostra no final um inimigo em potencial. Há Thresh, tributo masculino do mesmo Distrito de Rue, e que de alguma forma é um aliado para Kat e Peeta.

Enfim, vou parar por aqui na resenha. Acho que já discuti sobre todos os pontos que achei muito legal no livro. Não encontrei muitas imperfeições na narrativa e história, e se houve algumas lacunas vazias, sei que todas se completarão nos próximos volumes, Em Chamas e A Esperança.

O trabalho gráfico ficou ótimo assim como a preservação da capa estrangeira e que está em alto relevo, algo que ficou perfeito. A diagramação não apresenta muitos erros, apenas a impressão e acabamento, onde há alguns pequenos erros.

E por hoje encerro a primeira postagem do Especial The Hunger Games.

5 comentários:

  1. Nossa Joshua, nunca li uma resenha tão completinha desse livro, e que transmite exatamente tudo o que o livro é.
    Parabéns, você escreve e expõe a sua opinião muito bem!!
    SObre o livro, eu amei o primeiro, mas para mim A esperança foi um balde de água fria e detonou com a série, enfim, eu gostei bastante do 1° porque tem mais romance e ação.
    Estou super curiosa para ver a adaptação no cinema
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, valeu Jacque. O livro é mesmo legal. Já estou lendo Em Chamas, e estou tendo a mesma conclusão.

      Abraços, Joshua

      Excluir
  2. Fala Joshua;
    Sua resenha está fantástica. Já havia lido algumas sobre o livro - que ainda não tive oportunidade de ler -, mas a sua que dá a ideia do que esperar com essa leitura.
    Bem bacana a ideia do especial. Parabéns \o/ Vou aguardar pelos outros posts

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ricardo. A idéia do Especia The Hunger Games nasceu por causa do dia 23 de março, que será a aguardada e aclamada estreia do filme Jogos Vorazes, e como eu estou lendo o primeiro e segundo volume nesse mês, quis juntar tudo em uma só coisa, e fiz o Especial The Hunger Games, algo bem simples, mas legal, rs.

      Abraços, Joshua

      Excluir
  3. Suas resenhas são fantásticas! Amo essa trilogia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...